TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESITOS PARA CONSIDERAR AO ESCOLHER A LOCALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA

Por:   •  8/4/2019  •  Artigo  •  1.728 Palavras (7 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

LONDRINA / PR

2017


 Juliana fisco[pic 6]

quesitos para considerar ao escolher a localização de uma empresa

Artigo apresentado ao Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção da Instituição Faculdade Pitágoras de Londrina.

Londrina

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1        OBJETIVO        4

2.1 OBJETIVO GERAL        4

2.2 OBJETIVO SECUNDÁRIO        4

3 AB UNIDADE APUCARANA        4

3.1 LOCALIZAÇÃO DE AB        6

4 TRONCOSO BALANÇAS E TRONCOS        7

4.1 LOCALIZAÇÃO DA TRONCOSO BALANÇAS E TRONCOS        7

5 RELAÇÃO ENTRE AS EMPRESAS        7

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9


1 INTRODUÇÃO

Quando se fala em localização empresarial, fala-se de uma peça importante para um bom desempenho em vendas, gestão, mão de obra e fornecimento. Escolher o local ou “ponto comercial” da empresa vai determinar o quanto seu negócio será visto, porém não determina certamente a qualidade do seu produto ou limita sua rede de clientes. No momento de tomar esta decisão, muitas variáveis entram no radar do empreendedor, como o quanto sua localização influenciará no faturamento, no crescimento, na comercialização dos produtos, por isso, é preciso encontrar um equilíbrio entre receita e custo.

Sendo assim, algumas comparações serão descritas a respeito de duas empresas de ramos, cidades e capacidades diferentes. 

  1. OBJETIVO

Usar uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo como ferramenta para comparar as localizações das empresas AB e Troncoso Balanças e Troncos.

2.1 OBJETIVO GERAL

Analisar todos os quesitos a serem considerados no momento da escolha do local onde a empresa será inserida.

 

2.2 OBJETIVO SECUNDÁRIO

Utilizar desta comparação, uma ferramenta para avaliação no momento de escolher a localização de uma nova empresa.

3 AB UNIDADE APUCARANA

A empresa AB, tem uma de suas unidades localizada em Apucarana, na Av. Governador Roberto da Silveira, na Barra Funda, e é uma multinacional que trabalha com o processamento, industrialização e administração de 12 seguimentos de produtos e serviços na área alimentícia, vestuário, financeiro e exportação de metais. Falando da Unidade localizada em Apucarana, ela foi construída em 1965, e na época pertencia a empresa CD. Em 2014 a multinacional AB adquiriu esta Unidade.  

Esta unidade da empresa AB, na área alimentícia, processa o milho para transporte a granel, bag, big bag, sacaria e produz óleo de milho bruto. Ou seja, daqui saem produtos da área alimentícia apenas para varejo, como Fubá, Grits Cervejeiro, Canjica, Canjiquinha, Farinha de Milho, Creme de Milho. Alguns vão para outra unidade para serem ensacados ou envazados.

Nesta empresa também é produzida linha de ração PET FOOD, onde todos os produtos aqui feitos são ensacados na fábrica, para depois ser feito o transporte. A venda deste produto também é apenas no atacado, ou seja, existe uma tonelada mínima de produção. Toda a produção da fábrica é, em sua grande maioria enxuta.

O arranjo físico da empresa compõe um total de três fábricas, onde a produção alimentícia é toda concentrada em uma fábrica, a produção do óleo bruto fica em uma segunda fábrica e as linhas PET FOOD em uma terceira fábrica, além da área da caldeira. A área administrativa e financeira fica no prédio frontal às fábricas.

Todas essas composições e instalações estão concentradas em um terreno de 30.668,25 m². A fábrica de alimentos possui uma capacidade de 454,7 toneladas/dia, a Indústria de Óleo possui uma capacidade de 408 toneladas/dia. As duas fábricas trabalham vinte e quatro horas por dia e sete dias na semana. Os turnos são divididos em: turnos A e B de 8h30min e o turno C de 7h40min, e o turno de revezamento, pois os colaboradores trabalham no sistema de 6/2, trabalham seis dias na semana e folgam dois dias, nesses dois dias de folga, o turno de revezamento faz a cobertura.

Já a indústria de Ração possui uma capacidade de 288 toneladas/dia, trabalhadas de segunda-feira à sábado, vinte e quatro horas por dia, compostos em turnos A e B de 08h30min e turno C de 07h40min, com folga aos domingos.

A Industria emprega 320 colaboradores efetivos e possui restaurante onde todos podem realizar suas refeições dentro da empresa, desde café da manhã à ceia.

3.1 LOCALIZAÇÃO DE AB

Os principais motivos que fizeram a antiga empresa CD, escolher este local especificamente para construir suas instalações, foi por ser uma área industrial pouco povoada, na época esta localização era o começo da cidade, o que facilitava o carregamento e descarregamento de caminhões, para os caminhões que vinham de outras cidades conseguiam evitar o centro da cidade para chegar até a empresa. Além de tudo isso, a linha férrea passa dentro das instalações, ou seja, para o frete da linha de atacado a granel a facilidade de transporte era enorme, afinal o granel saía dos silos diretamente para o vagão do trem.

Hoje, a linha férrea continua passando dentro das instalações, porém já não é um ponto positivo. Além da empresa não realizar mais o transporte por linha férrea, o risco de acidentes é grande, a empresa responsável precisa realizar manutenções e reformas e isso acaba atrapalhando o transito de colaboradores e caminhões dentro da indústria.

Na Época em que a Indústria foi construída, o local era nas extremidades do município, hoje com o grande crescimento, a indústria está no centro da cidade e não é considerado mais um parque industrial. Existem núcleos habitacionais, muitas residências e prédios ao lado, os gases, resíduos, odor e poluição sonora que a Indústria libera, acaba incomodando os moradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (206.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com