TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Escolher O Servidor Mais Apropriado Para As Pequenas Empresas

Trabalho Universitário: Como Escolher O Servidor Mais Apropriado Para As Pequenas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

Na hora de montar uma rede, uma pequena empresa encontra vários recursos para implantar a estrutura ideal, de acordo com o seu tamanho e atividade. Há várias vantagens em se trabalhar em rede. A primeira delas é o acesso às informações do escritório de maneira fácil e rápida. Não é preciso ficar mais gravando em disquete aquele arquivo que está no computador do chefe com o modelo de relatório. Ao contrário, com a rede fica tudo disponível em um ambiente público.Uma pequena empresa leva vantagem também no compartilhamento de recursos. Dispositivos como impressoras, fax e scanners podem ser compartilhados com uma significativa economia. Os servidores nada mais são do que um computador com mais poder de fogo do que uma máquina de trabalho. O equipamento foi desenvolvido para trabalhar ininterruptamente e processar informações com a velocidade requerida pelos usuários da rede. Esse tipo de hardware tem capacidade de expansão de memória RAM, permitindo conexão com várias aplicações ao mesmo tempo.

Hoje o mercado oferece modelos com preço semelhante ao de um desktop. Com facilidades, os servidores permitem ligação de uma ou duas dezenas de usuários. Nesse sentido, é importante determinar como será dimensionada a rede da empresa. Para cinco ou seis usuários, as configurações são simples e em poucas horas podem ser feitas por técnicos habilitados.

Ao tomar a decisão sobre o computador que funcionará como servidor, é importante ter em mente duas palavras: missão crítica. Isso quer dizer que esse equipamento deve ser projetado para não parar.

Anote três itens importantes que devem ser avaliados:

1) Segurança: um servidor fora do ar pode significar vários problemas no dia-a-dia de uma empresa, seja ela de qualquer porte. Um exemplo é a contabilidade,que pode ficar parada caso o servidor saia do ar. Outro cuidado importante que se deve ter é o acesso de instrusos ao sistema, afinal o sigilo é fundamental. Sem uma política de segurança que estabeleça níveis de acesso, qualquer empresa pode ter seus dados fiscais e trabalhistas, geralmente guardados nas máquinas de rede, disponíveis para intrusos indesejáveis.

2) Escalabilidade: recomenda-se que os servidores cresçam à medida que os negócios da empresa ganhem mais clientes e serviços. Há vários casos de escritórios que começaram com menos de dez clientes e hoje trabalham com uma carteira de centenas de empresas.

3) Desempenho: para garantir que muitas pessoas usem o poder do servidor ao mesmo tempo, rodando vários tipos de aplicações, é interessante que o equipamento tenha uma alta performance.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com