TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO SOBRE TRANSPORTE AQUAVIÁRIO

Por:   •  26/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.725 Palavras (7 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 7

QUESTIONÁRIO SOBRE TRANSPORTE AQUAVIÁRIO

1) QUANDO UM NAVIO ATRACA EM UM PORTO, É COMUM DESIGNARMOS ESTE LOCAL COMO CAIS DO PORTO. ENTRETANTO, CONCEITUALMENTE EXISTEM ALGUMAS ESTRUTURAS QUE SERVEM COMO ELEMENTO DE ATRACAÇÃO DE EMBARCAÇÕES. NESTE CONTEXTO, DIFERENCIE CAIS, PIER, BERÇO E DOLFINS

  • CAIS - trata-se de uma estrutura ou região paralela à água, com o objetivo de as embarcações atracarem e as pessoas trabalharem.
  • PIER - estrutura suspensa e apoiada em pilares fixados no fundo do mar que, entre suas finalidades, pode servir como atracadouro, área de lazer e suportes de emissários submarinos. Parte do cais que avança sobre o mar em linha reta ou em "L".
  • BERÇO - São locais de atracação de navios e de movimentação das cargas a serem embarcadas ou descarregadas no porto.
  • DOLFINS - estrutura de apoio ao navegante nas operações de acostagem de embarcações. Pode ser constituído por estrutura tipo rígida ou flexível, com capacidade e finalidade compatível com o deslocamento das embarcações (carga máxima). Os dolfins são utilizados como cais de atracação – neste caso são unidos por ponte de serviço – e também para proteção de estruturas como pilares de pontes laterais aos vãos de navegação e eclusas.

2) O LOCAL DE IMPLANTAÇÃO DE UM PORTO DEVE TER CONTROLE SOBRE A INFLUÊNCIA DO MAR NAS EMBARCAÇÕES, POR ISSO SE DESIGNA DE ESTUÁRIO ESTA ÁREA QUE ENVOLVE AS BAIAS DE ATRACAÇÃO E O CANAL DE APROXIMAÇÃO E/OU SAÍDA DAS EMBARCAÇÕES. NESTE CONTEXO DEMONSTRE AS SOLUÇÕES DE ENGENHARIA (DIFERENCIANDO CADA TIPO) GERALMENTE EMPREGADAS EM PORTOS, PARA CONTROLE DO MAR, A FIM DE PERMITIR A CRIAÇÃO DE UM ESTUÁRIO.

A engenharia dos portos conta com alguns auxiliadores no controle do mar, entre eles é possível citar o enrocamento, molhe, quebra-mar e tetrápodes.

  • ENCORAMENTO - Barreira feito com pedras e blocos de cimento para conter as correntes, erosão e ondas. Além disso servem como alicerce em obras hidráulicas.
  • MOLHE - Uma estrutura estreita e alongada, com uma ponta na terra e outra no mar, sua implantação é necessária para atenuar as correntes marítimas e reduzir o assoreamento.
  • QUEBRA-MAR - Semelhante ao molhe, mas com suas duas pontas no mar, faz um tipo de bloqueio das ondas e correntes que vão em direção ao porto.
  • TETRÁPODES - Blocos de concreto utilizados para conter a energia das ondas no molhe do porto.

3) DEMONSTRE SEU ENTENDIMENTO SOBRE CALADO DE EMBARCAÇÕES. NESTE TEMA, EXPLIQUE O QUE É BATIMETRIA E PARA QUE É ÚTIL ESTE TIPO DE ESTUDO.

Batimetria é a medição da profundidade de canais marítimos, de lagos e de rios e é expressa cartograficamente por curvas batimétricas que unem pontos da mesma profundidade com equidistâncias verticais, à semelhança das curvas de nível topográfico.

Garante o controle das profundidades dos calados para garantir que as embarcações possam entrar ou sair. Quando um porto decide ou precisa aumentar seu calado, também é a batimetria que será utilizada para calcular o volume de material que deverá ser retirado.

4) O QUE É ASSOREAMENTO E EM QUE AFETA A OPERAÇÃO PORTUÁRIA. NESTE CONTEXTO, DIFERENCIE DRAGAGEM E DERROCAMENTO.

Assoreamento é o acúmulo sedimentar de areia, terra, detritos etc. em rio, canal, lago, baía etc., diminuindo sua profundidade e, no caso de águas correntes, causando redução ou obstrução da correnteza, o que por sua vez faz recrudescer o processo, com prejuízo do equilíbrio ecológico, da economia e das condições ambientais (dificuldade de navegação, enchentes etc.).

  • DRAGAGEM - Trata-se da técnica de engenharia utilizada para remoção de materiais, solo, sedimentos e rochas do fundo de corpos de água, e é realizada por meio de equipamentos denominados “dragas”. Estes equipamentos operam em sistemas adequados ao material a ser dragado e a sua forma de disposição.  
  • DERROCAMENTO - É a técnica de engenharia utilizada para remoção de rochas do fundo de corpos de água, podendo ser considerado um tipo de serviço de dragagem especializado. Estas plataformas e embarcações operam em sistemas adequados ao material a ser derrocado e a sua forma de disposição.

5) DEMONSTRE O QUE É ECLUSA E COMO FUNCIONA SUA OPERAÇÃO.

É uma obra de engenharia através da qual viabiliza-se que embarcações subam ou desçam os rios/mares em locais onde há desníveis (corredeiras ou quedas d´água). Ela atua como um verdadeiro elevador aquático, ajudando navios a transpor rios ou canais onde existe desnível no terreno. Esse desnível pode ser provocado pela construção de uma barragem ou uma hidrelétrica, por exemplo, ou de origem natural como cachoeiras e quedas d’água.

Eclusas funcionam como degraus ou elevadores para navios: há duas comportas separando os dois níveis do curso d’água. Depois que o navio entra, os portões são fechados. Quando a embarcação passa do ponto mais baixo para o mais alto, e precisa subir o rio, ela entra na eclusa pelo lado jusante e permanece na câmara. A comporta de jusante é então fechada e a câmara enchida com água, causando a elevação da embarcação até que se atinja o nível do reservatório superior. A partir desse momento, a comporta de montante pode ser aberta e a embarcação sai da eclusa.

Quando o caminho é o inverso, e a embarcação precisa descer o rio, ela entra na câmara pelo lado montante da eclusa. A seguir, fecha-se a comporta de montante e esvazia-se gradualmente a câmara até que se atinja o nível do reservatório inferior. A porta de jusante é aberta e a embarcação sai da eclusa. As operações de enchimento e esvaziamento da câmara são geralmente feitas por gravidade com a ajuda de pequenas comportas e válvulas.

6) DIFERENCIE CARGA GERAL, UNITIZADA, GRANEL, ROLL-ON ROLL-OFF E ESPECIAL.

  • CARGA GERAL - Também chamada de break-bulk, corresponde a qualquer tipo de carga onde não há uma padronização ou homogeneidade.

 Itens avulsos, embarcados separadamente em embrulhos, fardos, pacotes, sacas, caixas, tambores, etc. Neste caso, as operações de carga e descarga são mais difíceis e morosas, fazendo com que os navios fiquem mais tempo parados nos portos. Há uma tendência em adotar navios menores para transportar tal tipo de carga. Desta forma, as embarcações ficam menos tempo paradas nos portos, propiciando maior flexibilidade à frota existente.

  • CARGA UNITIZADA - Consiste em acondicionar ou arrumar diversos volumes de mercadorias pequenos e disformes, em unidades maiores, de tipos e formatos padronizados, com a finalidade de propiciar a automação, facilitando sua movimentação ao longo da cadeia de transportes.

A utilização se dá principalmente através de contêineres e paletes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com