TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os domínios da ergonomia? Explique cada um deles.

Por:   •  4/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Quais são os principais fatores que influenciam no sistema produtivo? Comente como que esses fatores podem interferir no processo de avaliações ergonômicas?

R: Estrutura organizacional; Conteúdo da tarefa; Incidentes críticos; Características do trabalhador; Sonolência e fadiga.

  1. Quais são os domínios da ergonomia? Explique cada um deles.

R: Ergonomia Física: Ocupa-se de características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica, relacionados com a atividade física desempenhada. Ergonomia Cognitiva: Ocupa-se dos processos mentais, como: a percepção, memória, raciocínio e resposta motora, relacionados com as interações entre as pessoas e outros elementos do sistema. Ergonomia Organizacional: Ocupa-se da otimização dos sistemas sócio técnicos, abrangendo as estruturas organizacionais, políticas e processos.

  1. Quais os principais fatores humanos que podem estar associados a ocorrência de acidentes de trabalho?

R: Falta de atenção; Negligências; Sono, cansaço, problemas de insônia; Alcoolismo; outras deficiências do ser humano.

  1. Apresente e comente pelo menos 03 (três) fatores relacionados à acidentes de trabalho, e como devem ser realizadas as avaliações nos postos de trabalho visando a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais?

R: Cansaço ou sono: substituir o ser humano por máquinas, principalmente nas tarefas simples e repetitivas ou que exijam grandes forças e posturas incômodas. Negligências: a seleção, treinamento e supervisão adequados do operador também contribuem na redução de erros. Naturalmente, o operador treinado e motivado e que executam o trabalho com satisfação, ritmo adequado, sem estresses cometerá menos erros.

  1. Descreve uma atividade de trabalho monótona e fatigante que você conhece, e apresente algumas sugestões para melhorar a motivação ocupacional dos trabalhadores.

R: Operador de caixa de supermercado, executa a mesma sequência de movimentos durante horas, sem nenhum estímulo. Trabalhar em um espaço organizado, bonito e agradável, junto a ter uma atividade dinâmica de desafios com realizações e reconhecimento, proporcionar descanso entre jornadas de trabalho ajudam a sanar esse tipo de situação.

  1. Qual o objetivo do estudo da fisiologia do trabalho para a ergonomia?

R: Os conhecimentos das características sensoriais, osteomusculares e algumas funções auxiliares são necessários para o desenvolvimento do projeto e dimensionamento do posto de trabalho. Além disso, os conhecimentos sobre essas variações das medidas corporais, forças, resistências, capacidades perceptivas e de processamento de informações são essenciais para que as exigências do trabalho humano sejam mantidas dentro de certos limites.

  1. Descreva algum tipo de tarefa que você costuma realizar com frequência. Analise as principais exigências Psicas dessa tarefa, em termos musculares, energéticos e perceptuais.

R: Cozinhar. Uso meus músculos para cortar os ingredientes, pegar os utensílios, gasto energia por ficar em pé, em um ambiente com uma temperatura mais elevada (perto do fogão) e preciso ficar atenta para não queimar a comida, para não me cortar ou me queimar.

  1. Cite quais condições humanas e do ambiente de trabalho podem influenciar e prejudicar o funcionamento fisiológico?

R: Em estado de hipoglicemia, a capacidade de trabalho físico e intelectual diminui, pois falta energia ao cérebro. Os ritmos circadianos demonstram que há grandes variações individuais e que é possível distinguir o indivíduo em: matutinos e vespertinos. Logo após as refeições, o organismo apresenta baixos índices fisiológicos e, portanto, fica menos apto ao trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (29.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com