TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual A Diferença Entre Um Hospedeiro E Um Sistema Final? Cite Os Tipos De Sistemas Finais. Um Servidor Web é Um Sistema Final?

Artigos Científicos: Qual A Diferença Entre Um Hospedeiro E Um Sistema Final? Cite Os Tipos De Sistemas Finais. Um Servidor Web é Um Sistema Final?. Pesquise 787.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  2.285 Visualizações

Página 1 de 4

Fazer os exercícios do capítulo 1 do livro: “Redes de Computadores e a Internet” - Kurose

Exercícios de fixação:

Capítulo 1 – Questões de revisão

Seção 1.1

1 – Qual a diferença entre um hospedeiro e um sistema final? Cite os tipos de sistemas finais. Um servidor Web é um sistema final?

2 – A palavra protocolo é muito usada para descrever relações diplomáticas. Dê um exempo de um protocolo diplomático.

Seção 1.2

3 – O que é um programa cliente? O que é um programa servidor? Um programa servidor requisita e recebe serviços de um programa cliente?

4 – Cite seis tecnologias de acesso. Classifique cada uma delas nas categorias de acesso residencial, acesso corpotativo ou acesso móvel.

5 – A taxa de transmissão HFC é dedidaca ou é compartilhada entre usuários? É possível haver coliões na direção provedor-usuário de um canal HFC? Por que?

6 – Cite seis tecnologias de acesso residencial disponiveis em sua cidade. Para cada tipo de acesso, apresente a taxa downstream, a taxa upstream e o preço mensal anunciados.

7 – Qual é a taxa de transmissão de LANs Ethernet? Para uma dada taxa de transmissão, cada usuário da LAN pode transmitir continuamente a essa taxa?

8 – Cite alguns meios físicos utilizados para instalar a Ethernet.

9 – Modems discados, HFC e ADSL são usados para acesso rediencial. Para cada uma dessas tecnologias de acesso, ciste uma faixa de taxas de transmissão e comente se a largura de banda é compartilhada ou dedicada.

10 – Descreva as tecnologias de acesso sem fio mais populares atualmente. Faça uma comparação entre elas.

Seção 1.3

11 – Qual é a vantagem de uma rede de comutação de circuitos em relação a uma de comutação de pacotes? Quais são as vantagens da TDM sobre a FDM em uma rede de comutação de circuitos?

12 – Por que se afirma que a comutação de pacotes emprega multiplexação estatistica? Compare a multiplexação estatistícia com a multiplexação que ocorre em TDM.

13 – Suponha que exista exatamente um comutador de pacotes entre um computador de origem e um de destino. As taxas de transmissão entre a máquina de origem e o comutador e entre este e a máquina de destino são R1 e R2, respectivamente. Admitindo que um roteador use comutação de pacotes do tipo armazena e reenvia, qual é o atraso total fim a fim para enviar um pacote de comprimento L? (Desconsidere formação de fila, atraso de propagação e atraso de processamento).

14 – Qual é a principal diferença que distingue ISPs de nível 1 e de nível 2? Suponha que usuários compartilhem um enlace de 2 Mbps, mas cada um deles transmite apenas 20 por cento do tempo. (Veja a discussão sobre multiplexação estatística na Seção 1.3)

a) Quando a comutação de circuitos é utilizada, quantos usuários podem usar o enlace?

b) Para o restante deste problema, suponha que seja utilizada a comutação de pacotes. Por que não haverá atraso de fila antes de um enlace se dois ou menos usuários transmitirem ao mesmo tempo? Por que haverá atraso de fila se três usuários transmitirem ao mesmo tempo?

c) Determine a probabilidade de um dado usuário estar transmitindo.

d) Suponha agora que haja três usuários. Determine a probabilidade de, a qualquer momento, os três usuários transmitirem simultaneamente. Determine

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com