TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida No Trabalho

Ensaios: Qualidade De Vida No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  2.558 Palavras (11 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 11

TECNÓLOGO EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

AMBIENTE, CONDIÇÕES DE TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA

2014

AMBIENTE, CONDIÇÕES DE TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA

Trabalho apresentado como exigência para obtenção do grau de Tecnologia em TECNÓLOGO EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Orientador:

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 QUALIDADE DE VIDA 6

2.1 CONCEITO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO 7

3 SOLUÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO 10

4 BARREIRAS À QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO 11

5 VANTAGENS DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO 14

6 CONCLUSÃO 16

7 REFERÊNCIAS 17

REFERÊNCIAS 18

1 INTRODUÇÃO

Atualmente as organizações vivem em um ambiente globalizado e competitivo, e a busca por resultados torna-se cada vez mais desafiadora. Isto exige cada vez mais dos trabalhadores a capacidade de suportar cobranças e viver constantemente sob pressão. Por outro lado, as organizações veem a necessidade de investir em programas de qualidade de vida no trabalho (QVT), visando assim, uma melhoria no bem-estar dos funcionários, de sua capacidade produtiva e, consequentemente, de seus resultados.

Qualidade de vida é o método usado para medir as condições de vida de um ser humano, esse método envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, relacionamentos sociais, como família e amigos e também saúde, educação e outras circunstâncias da vida.

Este trabalho tem como objetivo demonstrar os fatores que influenciam na qualidade de vida no trabalho (QVT) nas organizações.

2 QUALIDADE DE VIDA

Histórico

O século XX caracteriza-se pelo desenvolvimento e preocupações com relação ao tema Indivíduo X Trabalho. Em um primeiro momento, na década inicial do século, a racionalização do trabalho a partir de métodos científicos foi predominante, onde o objeto maior era a elevação da produtividade e consequentemente maiores ganhos para a empresa/organização.

Nas três décadas seguintes a preocupação básica foi o estudo do comportamento do individuo e sua satisfação em um contexto, em princípio contraditório aos seus interesses. Essa primeira metade do século apresenta dois momentos distintos: de um lado uma concepção voltada à produtividade e de outro a preocupação com a satisfação do colaborador.

A partir dos anos 1950 é que surgem as primeiras teorias que associavam esses dois elementos. Basicamente, pensava-se que não só era possível unir a produtividade à satisfação, como o bom desempenho do colaborador lhe proporcionava satisfação e realização.

Nos anos de 1960, com a sociedade vivendo um turbilhão social, diante dos questionamentos do funcionamento de suas estruturas, favorecendo o desenvolvimento de estudos voltados para a Qualidade de Vida do colaborador.

Os anos de 1970, quando se devolvia um projeto sobre o desenho de cargos Louis Davis criou o termo Qualidade de Vida no Trabalho – QVT. Para ele, qualidade de vida no trabalho refere-se a preocupação com o bem-estar geral e a saúde dos colaboradores no desempenho de suas tarefas.

O conceito qualidade de vida no trabalho envolve tantos os aspectos físicos e ambientais, como os aspectos psicológicos no local de trabalho. A qualidade de vida no trabalho assimila duas posições diferentes: de um lado, a reivindicação dos colaboradores quanto ao bem-estar e a satisfação no trabalho e, de outro, o interesse das organizações quanto aos seus efeitos potencializadores sobre a produtividade e a qualidade.

É correto dizer que, nos dias atuais, é inevitável que o colaborador necessite de um ambiente de trabalho favorável, a fim de obter maior tranquilidade para efetuar suas atividades com êxito e sem estresse. Um colaborador que não possui remuneração e benefícios compatíveis às suas necessidades, acaba por ter, em sua vida pessoal, maiores conflitos e desavenças. A qualidade de vida no trabalho é essencial para uma vida com qualidade.

2.1 CONCEITO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

A qualidade vida na organização é um tema que vem sendo estudado pelo homem há muito tempo, pois com o progresso e a crescente e rápida transformação da tecnologia, houve uma necessidade de um estudo mais aprofundado, que levasse a uma maior integração das hierarquias com os outros setores operacionais, de maneira a obter o bem-estar de ambas as partes. Isso levaria a obter-se um ambiente de trabalho mais saudável e agradável.

A qualidade de vida no trabalho tem sido utilizada como indicador das experiências humanas no local de trabalho e o grau de satisfação das pessoas que desempenham o trabalho. O conceito de qualidade de vida implica num profundo respeito pelas pessoas. Para alcançar níveis elevados de qualidade e produtividade, as organizações precisam de pessoas motivadas, que participam ativamente das tarefas que executam e sejam adequadamente recompensadas pelas suas contribuições. Para bem atender o cliente externo, as organizações precisam antes satisfazer os seus colaboradores responsáveis pelo produto ou serviço oferecido.

Para a conquista de uma qualidade de vida os cuidados em relação à saúde a ao estilo de vida são essenciais e estão relacionados à satisfação, ao desejo, aos sonhos e à felicidade das pessoas em relação as suas vidas.

Os elementos-chave da qualidade de vida no trabalho

A meta principal do programa de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com