TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade, rapidez, confiabilidade e flexibilidade - Administração da Produção

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  6.932 Visualizações

Página 1 de 4

Pessoal, um colega meu, que faz engenharia, me pediu para auxiliá-lo em uma questão da matéria de administração da produção. Eu, formado em administração pela Puc Campinas, resolvi ajuda-lo, pois foi uma matéria que gostei e que me despertou interesse. Achei bem legal, também, pelo fato de que o professor que me passou esta matéria na faculdade é formado em engenharia também.

Ele me mandou a pergunta assim:

“Usando um exemplo a sua escolha, descreva como o custo de produção pode ser afetado pela mudança dos níveis de desempenho de qualidade, rapidez, confiabilidade e flexibilidade.”

Segundo ele, é parte de um trabalho do livro Administração da Produção 2 do Nigel Slack. Bom, como eu já havia feito alguns exercícios deste mesmo livro pro meu irmão, e ele até tentou mandar para o trabalhosgratuitos.com, resolvi ajudar meu colega também.

Como o exercício pede um exemplo, usei um nome fictício de uma empresa, mas o segmento que eu escolhi é o mesmo de uma empresa que já trabalhei, no setor comercial, então foi bem tranquilo pra eu fazer!

Espero que ajude vocês também, a ter um pouquinho a mais de visão sobre qualidade, rapidez, confiabilidade e flexibilidade dentro das empresas. Vamos lá.

Minha resposta

Em uma pequena empresa, por exemplo, que produz tubos, chapas e cantoneiras metálicas, os diferentes níveis de qualidade, rapidez, confiabilidade e flexibilidade podem afetar em grande escala o custo da produção, principalmente pelo fato de ser uma pequena empresa. Chamemos esta empresa de “SuperTuboMax” (nome fictício).

Começando pela qualidade: em um baixo nível de qualidade, a empresa SuperTuboMax não consegue fornecer os materiais resistentes, com um bom acabamento ou com uma boa vida útil, e, com isso, o seu cliente acaba deixando-a por não confiar em seus produtos. Para atingir um bom nível de qualidade, e reter seus clientes, a SuperTuboMax deverá investir mais na sua etapa de produção, comprando matérias-primas de maior qualidade, contratando melhor mão-de-obra para produção das peças e melhores máquinas.

Já no quesito rapidez: por se tratar de uma pequena empresa, é possível criar uma relação mais próxima aos clientes. Dessa maneira, serão muitos os clientes que solicitarão materiais a pronta entrega, o mais rápido possível, sem afetar o preço dos produtos. Neste caso, a SuperTuboMax tem como opção:

- Aumentar o nível de estoque: se a empresa optar por aumentar o nível de seu estoque à pronta entrega, terá um maior custo na produção dos produtos, além dos custos para manter os materiais no estoque. Desta maneira, consegue anteder seus clientes mais próximos com rapidez, mas eleva consideravelmente (lembrando que é um pequena empresa) seu custo de produção.

- Aumentar número de máquinas/mão-de-obra para o pronto atendimento: A empresa pode optar por manter um grande número de máquinas/funcionários ativos, para conseguir atender seus clientes com rapidez sempre que possível. Mas isso acarretará, e muito, no seu custo de produção, uma vez que, sem pedidos urgentes, haverá ociosidade dos funcionários e custo excessivo para manter tantas máquinas ligadas ao mesmo tempo.

- Não atender os clientes com rapidez: Esta opção, de um ponto de vista financeiro, é mais viável, porque a SuperTuboMax estaria deixando de investir em uma grande quantidade de mão-de-obra, máquinas e estoque, e atenderia seus clientes apenas por ordem de pedidos. Caso um cliente tenha urgência, ele não terá preferência na produção e entrega dos materiais, e a SuperTuboMax manterá seu custo de produção mais controlado. Porém, esta opção de trabalho pode afastar os clientes e fazer com que a pequena empresa perca espaço no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com