TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualificaçao dos Profissionais da Construção Civil

Por:   •  24/8/2019  •  Monografia  •  11.243 Palavras (45 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 45

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL: O PERFIL DA MÃO DE OBRA EM BARRA DO GARÇAS – MT

ANDREZZA BEATRIZ BOENO

BARRA DO GARÇAS

2016

ANDREZZA BEATRIZ BOENO

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL: O PERFIL DA MÃO-DE-OBRA EM BARRA DO GARÇAS - MT

Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Civil, da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário do Araguaia, apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Engenheiro Civil.

Orientador: Alexandre A. Melo Mareze

BARRA DO GARÇAS

2016


UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CERTIFICADO DE APROVAÇÃO

________________________ em ____/_____/_______

BANCA EXAMINADORA

________________________________________________

Professor Alexandre Augusto Melo Mareze

Orientador

________________________________________________

Professora Susana Dalila Dolejal Berté

Examinadora

________________________________________________

Professora Rogério Barbosa da Silva

Examinador

Aos meus pais,
aos meus tios,

à minha avó e avô (in memorian),

à minha irmã,

e, principalmente,
às minhas sobrinhas, Eduarda e Yasmin.


AGRADECIMENTOS

Difícil é a tarefa de agradecer a todas as pessoas, sem esquecer-se de ninguém, que, de alguma forma, estiveram presentes e fizeram parte de uma longa caminhada para que eu aqui pudesse chegar.

Primeiramente agradeço a Deus, arquiteto do mundo. Ele está comigo em todo o tempo em que respiro, e foi para Ele a quem eu mais pedi e confiei para que tudo desse certo.

Agradeço aos meus professores da UFMT, que formaram a minha base de estudo e me ajudaram a compreender as artimanhas da Engenharia Civil. Agradeço em especial, ao meu orientador, por ter me auxiliado na produção deste trabalho.

Agradeço aos meus colegas de curso, alguns mais próximos que outros, por dividirem esses quatro anos comigo em sala de aula e nas resenhas que a faculdade nos proporciona. Em especial, os que estiveram presentes do início ao fim: Andressa Prado, Lucas Guerra, Moisés Júnior, Thaís Côrtes, e ao Jackson Paulo, por todas as vezes em que precisei de ajuda para compreender as teorias e cálculos, e pelo vínculo que criamos ao longo desses anos.

Não posso deixar de agradecer às “Lindianes” e à Luciana Nunes, presentes que a faculdade me deu. Obrigada por me darem a mão neste caminho e por compreenderem todas as vezes em que recusei convites para sair. Sem dúvida, todas essas noites tiveram um grande proveito em minha vida acadêmica. Porém, sou mais grata ainda por todas as vezes em que me fizeram companhia na mesa do bar. Deixo um agradecimento especial à Flávia Ferrari, por ter uma contribuição dela neste trabalho. Obrigada, amiga!

E por fim, mas não menos importante, agradeço ao meu Pai e à minha Mãe por sempre me incentivarem a estudar e seguir uma vida correta, por me ensinarem o valor que devemos dar a cada conquista atingida. Também deixo meu agradecimento à minha irmã e ao meu cunhado, pois eles também fazem parte disso.

Se o dinheiro for a sua esperança de independência, você jamais a terá. A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência. ” (Henry Ford)


RESUMO

Assuntos relacionados à qualificação profissional são exigências no mundo atual da construção civil. A modernização dos processos produtivos da indústria da construção civil influencia diretamente neste tema. De acordo com pesquisas e estudos, é evidente que o setor sofre com a carência de qualificação da mão de obra e, consequentemente, tal déficit, favorece a baixa produtividade, tendo em vista que as empresas trabalham em ritmo acelerado, obedecendo aos cronogramas de obras. Entendendo que fatores como escolaridade e cursos profissionalizantes influenciam diretamente na busca da qualificação em nível operário, objetivou-se com o presente trabalho, realizar um estudo acerca da mão de obra em Barra do Garças – MT, a fim de se traçar um panorama atual da cidade em estudo, cujo foco é a capacitação em nível operacional. Com o levantamento de dados, percebeu-se que há muitos problemas na construção civil, apontando para a necessidade de qualificação profissional dos operários da cidade. Os resultados obtidos nos refletem à importância que se deve dar a esta causa, para a constante melhora de um setor tão importante para o país: o da construção civil.

Palavras-chaves: Construção civil, qualificação profissional, mão de obra.


ABSTRACT

Professional qualification related subject are requirements in today’s world of construction. The modernization of the production process in the construction industry influences this subject directly. According to research and studies, it is clear that the industry suffers from a lack of labor qualification, and consequently, such deficit favors low productivity, considering that companies work at a fast pace, obeying schedules. Understanding that factors such as education and training courses directly influence the search of highly qualified workers, the objective of this project, is to conduct a study on the workforce in Barra do Garças – MT, in order to trace the current panorama in the city under study, which focuses on training at the operational level. With the survey data, it was noted that here are many problems in construction, pointing to the need for professional qualifications of city workers. The results obtained brings us to reflect on the importance of this cause, for the constant improvement in such an important sector to the country: construction.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.7 Kb)   pdf (700.8 Kb)   docx (391.9 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com