TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário sobre Cavitação e Flashing em válvulas de Controle

Por:   •  26/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  22 Visualizações

Página 1 de 3

Questionário sobre Cavitação e Flashing em válvulas de controle

Tendo por base o documento fornecido, será capaz de responder às seguintes questões:

O que é a cavitação e quais as suas consequências?

A cavitação é um fenômeno definido como a formação de bolhas (fase de vapor) em um líquido devido a uma redução de pressão a uma temperatura constante; seguido da implosão dessas bolhas assim que a pressão se recupera acima da pressão de vapor do fluido. As consequências da cavitação para a válvula de controle, tubulação e para o processo a qual ela controla são geralmente destrutíveis e indesejáveis. Incluem ruído, vibração, desgaste por erosão e vazão bloqueada

Quais as intensidades ou graus de cavitação?

Os principais níveis de cavitação são: Incipiente (intensidade baixa), Constante (intensidade média) e Severa (intensidade alta). O índice σ (sigma) é um índice amplamente utilizado para prever a ocorrência da cavitação em válvulas.

Como é possível evitar a cavitação em válvulas de controle?

Cativação Incipiente: Nesses casos a solução de longo prazo é fazer uso de internos endurecidos. Os aços inoxidáveis martensíticos (série AISI 400) têm resistência mecânica superior ao Austeniticos (série AISI 300). Considerar a sede em AISI-410 e plugue em AISI-410 com revestimento em Stellite 6 pode ser suficiente. Materiais como AISI-416 e AISI-420 também se comportam bem nesse cenário.

Cativação Constante: Uma solução recomendada é o uso de internos com furos escalonados. Esses furos direcionam as bolhas para a linha de centro da passagem do fluído e fazem com que elas colidam e implodam entre si afim de evitar danos ao corpo da válvula.

Cativação Severa: Existem duas formas de atacar esse cenário. A reavaliação das condições operacionais e o uso de internos anti-cavitantes. A primeira que deve ser tentada é a reavaliação das condições operacionais junto a engenharia básica. Verificar se é possível diminuir a queda de pressão operacional, confirmar o valor da pressão de vapor do fluído e a que temperatura. Verificar se é possível aumentar o diâmetro nominal da tubulação ou se a vazão pode ser reduzida ou se mesmo o tipo construtivo da válvula pode ser alterado. Caso a reavaliação das condições operacionais falhe na intenção de mitigar a cavitação severa, a solução com internos anti-cavitantes deve ser aplicada. Os internos anti-cavitantes são de eficiência comprovada e consistem em um plugue que altera o perfil da queda de pressão.

O que é o flashing?

O fenômeno de flashing é semelhante à cavitação com a diferença que as bolhas não implodem, pois, a pressão na saída não consegue se recuperar acima da pressão de vapor. Essas bolhas ficam intactas aumentando a velocidade em várias vezes da mistura líquida mais vapor o que provoca uma erosão tanto nas partes internas da válvula quanto na tubulação.

Como é possível evitar os danos causados pelo flashing?

Uma forma de amenizar os efeitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com