TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De Informática

Trabalho Universitário: Questões De Informática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

Referente ao conteúdo teoria geral de sistemas comente a definição de Law Kelton (1991) dê três exemplos de sistemas ligados à atividade empresarial.

Cada componente se relaciona com pelo menos alguns outros, direta ou indiretamente, de modo mais ou menos estável, dentro de um determinado período de tempo. Na visão de Law Kelton “elas propiciam a consecução de algum fim lógico ou a partir dessas interações conjuntas”. As entidades podem ser tanto pessoas, máquinas, objetos de informação, exemplos: corpo humano, computador, uma empresa.

2) Descreva as leis universais dos sistemas:

As leis universais do sistema são:

a) “Todo o sistema se contrai, ou seja, é composto de subsistência (e isto ocorre infinitamente)”.

b) “Todo o sistema se expande, ou seja, é parte de um sistema maior (e isto ocorre infinitamente)”.

c) “Quanto maior a fragmentação do sistema (ou seja, o número de subsistemas), maior será a necessidade para coordenar as partes.”

3) Explique o que é sinergia na teoria geral de sistemas:

Pode ser exemplifica pela fórmula 1+1=3, significando assim que as partes de um sistema podem interagir para gerar algo maior e que a partes não conseguiriam fazer ou atingir se trabalhassem isoladamente.

4) O que é abordagem sistêmica?

A Abordagem sistêmica é um método de resolver problemas sob o ponto de vista da Teoria Geral de Sistemas. Muitas soluções surgem quando observamos um problema como o sistema e, assim foram, sendo formado por elementos, com relações, objetivos e um meio ambiente.

5) Comente cada uma das dicas para a abordagem sistêmica:

As dicas de abordagem sistêmicas são:

a) Dividir para conquistar: Procure dividir o problema em problemas menores.

b) Identificar todas as partes do sistema: Procure identificar tudo o que faz parte do sistema. Algumas partes podem fazer a diferença. Um exemplo clássico o cavalo de troia.

c) Atentar-se a detalhes: analistas de sistemas preocupam-se geralmente com coisas grandes: computadores, redes e software de banco de dados. Esquece-se de pequenos detalhes como, por exemplo, uma caneta, cuja falta pode gerar o insucesso de todo um sistema automatizado.

d) Olhar para o todo (visão holística). A visão do todo permite entender como as partes se relacionam.

e) Analogias: A analogia consiste em utilizar uma solução “S” que já teve sucesso num problema “P” similar. Ou seja, é o reuso de soluções em problemas similares, como alguma adaptação da solução.

6) O que são elementos da organização?

São recursos de organização e podem ser classificados em: recursos financeiros, recursos materiais, recursos humanos e recursos da informação.

7) O que significa meio-ambiente da organização?

É aquilo que está fora deste; é aquilo que não pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com