TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Aplicada

Por:   •  6/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.566 Palavras (11 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 11

1 Introdução

        A água é essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Mas, para descobrir se a água que nós bebemos e usamos para atividades domésticas é confiável e seguro e se os peixes que vivem em nossos rios são prejudicados pela atividade humana , a qualidade da água é testada regularmente. Conhecer as características físicas, químicas e biológicas da água permite que especialistas através dos testes determinem se ela é adequada para beber, para se usar na irrigação agrícola e se ela está dentro dos parâmetros estipulados pelos órgãos competentes para a proteção da vida aquática ou ainda para outros usos. No Brasil estes parâmetros estão regulamentados pela portaria do ministério da saúde nº 518 de 2004.

        Água do chamado "sistema público de água" que também não é tão público assim pois hoje em dia estão quase todos privatizados, vem da captação de  rios, nascentes e reservatórios conectados ao mesmo sistema. A água geralmente é de melhor qualidade com PH da maioria dos rios brasileiros variando de 5,4 até 6,4. Nós consumidores preocupados com a qualidade da água  podemos solicitar ao nosso fornecedor cópias de relatórios de tratamento de água, na nossa conta mensal que recebemos para podermos efetuar o pagamento, na própria conta já consta uma tabela com a descrição de  alguns valores de testes realizados para comprovar a qualidade da água. O consumidor geralmente não precisa testar a água de um sistema público de água, a menos que você sofra de uma doença que exija valores específicos de referência.

        Temos também a  água do sistema privado ou particular que é extraída de poços, embora também possa vir de lagoas e nascentes. Para esse tipo de abastecimento os próprios consumidores são responsáveis ​​por manter a qualidade do seu abastecimento de água privado através da realização de seus próprios testes e reduzindo potencialmente os poluentes, que vão desde produtos químicos domésticos que contaminam águas subterrâneas após a eliminação inadequada através de sistemas sépticos residenciais que não estão instalados de forma adequada e nem tenham sido separados dos poços. Os testes regulares da qualidade da água pode ajudar a determinar se os níveis de substâncias testadas excede os padrões federais e estaduais e ajuda a identificar os problemas auxiliando a que sejam tomadas as  medidas necessárias  para corrigir os eventuais problemas.

        Devemos entender que muitos testes de qualidade da água fornecem apenas informações básicas sobre a qualidade da água de um poço, e o uso de terras próximas devem ser considerados ao decidir se são necessários testes adicionais, de acordo com o Departamento de testes Ambientais se o consumidor acredita que o seu abastecimento de água está contaminado, ou se ele observar ferrugem , água dura, mau cheiro ou outros problemas de incômodo, ele pode ter a água testada para contaminantes específicos . Outra opção é procurar a orientação de profissionais de extensões cooperativas, saúde pública e serviços de gestão de recursos hídricos.

        Os experimentos apresentados a seguir vão nos mostrar como podemos realizar os testes de PH da água  e como são feitos os testes no Jar Test para aplicação adequada dos reagentes químicos buscando econômia sem perder a qualidade necessária para se manter um bom abastecimento que atenda a todos os critérios estabelecidos pela portaria do ministério da saúde.

2 Parte Experimental

JAR TEST

2.1 OBJETIVO:

        Determinar a quantidade econômica de floculante e coagulante e do PH ótimo para floacuante e coagulante.

2.2 SOLUÇÕES NECESSÁRIAS:

        1- Hidróxido de Cálcio (Ca(OH)2    Base

           2- Sulfato de Cobre    (Cu So4)           Floaculante

    2.3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:

        1- Preparação da Água Bruta

* 200g de material, orgânico/inorgânico;

* 6 litros de água potável;        

* Adicionar 2 ml de Hcl ;                                                                   

               2 - Variação de PH

Escala de PH, imagem meramente ilustrativa

[pic 1]

A) Instale o PHmetro para que o mesmo forneça uma medida continua;

B) A seguir goteje lentamente a solução de CaOH2 até atingir o PH de 5,4 e então anote o volume "v";

C) Continue gotejando até atingir o PH de 6,4 e então anote o volume "V";

        

3 - Calcular o Incremento         através da expressão:[pic 2]

                                 =    V-v / 4[pic 3]

        

        4 - Preparação do Ensaio:

A) Coloque 1000 ml de água bruta em cada frasco do aparelho;

B) Adiciona em cada frasco uma quantidade constate de 0,2g de CuSo4  (Sulfato de cobre) 

C) Adicione o CaOH2 segundo a tabela a seguir;

V do frasco

       1

        2

       3

        4

v em ml de

CaOH2

3 DESENVOLVIMENTO DO EXPERIMENTO

        Ao iniciarmos o experimento seguindo as etapas especificadas na parte experimental, começamos adicionando 200 g. de terra de origem basal, (que é uma terra com tom avermelhado muito fértil, caracterizada por ser o resultado  de milhões de anos de decomposição de rochas basálticas), adicionamos a terra em 6 litros de água que foi coletado na própria universidade, mesma água que todos consomem, que num teste rápido com o PHmetro antes de ser efetuado a mistura apresentou um PH de 6,5 bem próximo do mais ideal que é o PH 7(neutro).  Com a mistura da água com a matéria orgânica (terra basal), após novo teste o PH foi para 7,1, ou seja alterou pouca coisa referente ao primeiro teste realizado porque a terra de origem basal tem um PH quase neutro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (275 Kb)   docx (155.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com