TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Inorgânica

Por:   •  18/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  7.563 Palavras (31 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1]

CAMILA LUIZ SENA

Química Inorgânica:

A importância dos elementos dos grupos s e p da tabela periódica

         LAVRAS – MG

2016

CAMILA LUIZ SENA

Química Inorgânica:

 A importância dos elementos dos grupos s e p da tabela periódica.

PROFESSOR

                                         Dr Ruy Carvalho

                                                  LAVRAS – MG

                                                2016

Ficha catalográfica elaborada pelo Sistema de Geração de Ficha Catalográfica da Biblioteca Universitária da UFLA, com dados informados pelo(a) próprio(a) autor(a).

Sena, Camila Luiz.
       Química Inorgânica: inorgânicos: A importância dos elementos dos grupos s e p da tabela periódica. / Camila Luiz Sena – Lavras: UFLA, 2016.
       39 p.

       Universidade Federal de Lavras, 2016.
       Professor: Ruy Carvalho.
       Bibliografia.

       1. Introdução. 2. Desenvolvimento. 3. Conclusão. 4. Referências Bibliográficas. I. Universidade Federal de Lavras. II. Título.

O conteúdo desta obra é de responsabilidade do(a) autor(a) e de seu orientador(a).


RESUMO

Este trabalho tem a finalidade de descrever a importância dos elementos dos grupos s e p da tabela periódica. Os elementos analisados foram: Lítio, Sódio, Potássio, Cálcio, Magnésio, Estanho, Boro, Alumínio, Carbono, Silício, Nitrogênio, Fósforo, Arsênio, Oxigênio, Enxofre, Selênio, Flúor, Cloro, Iodo, Hélio, Neônio, Argônio, Radônio e Xenônio. A partir desses elementos foram pesquisados as fontes de obtenção, os modos de recuperação e os principais usos e aplicações no nosso cotidiano. Foram estudados também o uso e aplicações de complexos e quelatos.

SUMÁRIO

Introdução6

    Desenvolvimento7

Conclusão37

    Referências Bibliográficas 38

1. INTRODUÇÃO

A química descritiva tem o objetivo de estudar a ocorrência dos elementos na natureza, os locais onde são encontrados, a fase de agregação em que se apresentam, suas combinações químicas mais comuns e os métodos de obtenção desses elementos.

Para falarmos sobre a química dos elementos nada como expressá-los na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. Esta muito útil para prever as características e propriedades dos elementos químicos. Permite, por exemplo, prever o comportamento de átomos e das moléculas deles formadas, ou entender por que certos átomos são extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes. Permite prever propriedades como eletro negatividade, raio iônico e energia de ionização.

Os elementos que compõem a tabela são divididos em grupos e são numerados de 1 a 18, antigamente numerados de 1 a 8, com subdivisões A e B dependendo se são elementos representativos ou de transição, respectivamente.

A química dos elementos tem grande importância na formação de um químico, pois permite a ele conhecer e analisar detalhadamente cada elemento da tabela periódica o que facilita na compreensão das outras áreas da química já que são interligadas.  Neste contexto abordaremos algumas informações para conhecermos mais sobre estes elementos.

 Esse trabalho pode auxiliar um futuro químico dando a base para ele no universo da química. O que se deve saber sobre a tabela periódica e seus compostos, quais são tóxicos, os que são raros, como trabalhar com cada um. Quais são os metais leves e pesados, suas estruturas moleculares, enfim o básico para qualquer área da química.

2. METODOLOGIA

  1. Hidrogênio

O hidrogênio possui a estrutura atômica mais simples que qualquer outro elemento químico, seu núcleo contem um próton com carga +1, com um elétron circundante e configuração eletrônica 1s1. Os átomos de hidrogênio podem obter estabilidade de três maneiras diferentes: formando uma ligação covalente (um par de elétrons) com outros átomos; perdendo um elétron para formar H+; adquirindo elétrons e formando H-.

                                     

2.1.1 Posição na tabela periódica

O hidrogênio é o elemento que apresenta a mais simples estrutura atômica. O elemento apresenta semelhanças tanto como os metais alcalinos do Grupo I quanto com os halogênios do Grupo VII. O átomo do hidrogênio, tal como os dos metais alcalinos, possui um único elétron de valência; porém, ao contrário do que acontece com os átomos dos metais alcalinos, o do hidrogênio apresenta uma fraca tendência para ceder seu elétron em reações químicas e uma grande tendência para o emparelhamento do elétron com a formação de moléculas. De outra parte, falta ao átomo de hidrogênio um elétron para tomar a configuração eletrônica completa do gás inerte, mais próximo, que, no caso, é o hélio. Nisso, o hidrogênio se assemelha aos halogênios; no entanto, a eletronegatividade do hidrogênio é muito fraca, de sorte que o átomo do elemento somente é capaz de receber um segundo elétron quando fornecido pelos metais mais eletropositivos. O comportamento singular do hidrogênio é devido à sua estrutura eletrônica um único elétron em torno do núcleo - e o pequeno tamanho do átomo. Em certos arranjos periódicos, o hidrogênio aparece junto com os metais alcalinos; em outros, o elemento é agrupado com os halogênios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.2 Kb)   pdf (640.6 Kb)   docx (802.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com