TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química- separação de materiais

Por:   •  4/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.552 Palavras (7 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 7

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CASCAVEL

PRÁTICA DE QUÍMICA: SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Curso: Engenharia Mecânica

Professor: Guilherme Pontes

Data do experimento: 25/11/2015

Nome dos integrantes do grupo

Nota

 

 

 

 

 

 

CASCAVEL – PR

2015


INTRODUÇÃO

A maioria das substancias que encontramos na natureza encantaram-se misturadas a outras. Uma das tarefas dos químicos é desenvolver técnicas e procedimentos que permitam isolar estas substancias da mistura encontrada na natureza.

Misturas são matérias formadas de mais de uma substancia, podem ser caracterizadas como homogêneas e heterogêneas. Sendo homogêneas aquelas que em duas porções quaisquer, igualmente orientadas no espaço, têm as mesmas propriedades, portanto, consideradas um sistema monofásico (de uma só fase). As heterogêneas são aquelas em que duas porções quaisquer podem apresentar propriedades diferentes, consideradas uma justaposição de partículas diferentes, sendo assim, um sistema polifásico (que tem mais de uma fase). E tanto as misturas homogêneas, quanto as heterogêneas podem ser desdobradas nos seus constituintes por processos físicos. (AMARAL, 1995, p.65)

Esses processos físicos, que detém o poder de separação das misturas, que foram observados e praticados no laboratório. Dentre eles está o método da evaporação, para misturas compostas por um sólido e um líquido, que consiste em evaporar o líquido e isolar o sólido, e no laboratório, foi utilizado para separar o sal da água. A decantação, é utilizada para separar líquidos imiscíveis (que não se misturam) isto é, uma mistura heterogênea, podendo-se utilizar de um funil de separação para derramar o líquido mais denso que se encontra na parte inferior do funil, exilando o menos denso que fica na parte superior. Esse processo foi utilizado para separar a água da gasolina e a água do óleo.

Outro método utilizado é a filtração que consiste em um processo mecânico que serve para separar mistura sólida dispersa com um liquido ou um gás. Para a realização da filtração utilizou-se de um filtro para reter a areia e a limalha, enquanto o sal foi diluído em água. Na separação da água e do sal, foi utilizado o mesmo processo já citado, a evaporação, e para separar a limalha e a areia, utilizou-se da separação magnética que consiste em atrair magneticamente um dos componentes da mistura, para isso, um dos componentes devem possuir propriedades magnéticas, podendo então ser atraído por um ímã.

O objetivo desse experimento é identificar o método de separação adequado e realizar a separação dos componentes das misturas.

PARTE EXPERIMENTAL

Materiais e Reagentes

Materiais utilizados:

  • Béquer
  • Bico de Bunsen
  • Tela de Amianto
  • Tripé
  • Balança analítica
  • Agitador Magnético
  • Pipeta graduada
  • Bureta graduada
  • Funil de separação
  • Funil de vidro
  • Filtro de papel
  • Estufa
  • Ímã
  • Folha de papel
  • Placa de Petri

Reagentes:

  • Água
  • NaCl (s)
  • Gasolina
  • Areia
  • Limalha
  • Óleo

Procedimentos

  1. O primeiro procedimento realizado foi a separação do sal diluído em água. A solução estava saturada e se encontrava em um agitador magnético. Foi retirado do agitador magnético 200mL e passados para um béquer de capacidade de 250mL, e em seguida colocado sobre o bico de Bunsen, utilizando-se de um tripé e de uma tela de Amianto, para a distribuição uniforme do calor durante o aquecimento do conteúdo do béquer. Após o acendimento da chama do bico de Bunsen as 20:10 foi observado que as 20:21 iniciou-se a fervura e as 20:31 o liquido estava a uma temperatura de 102 graus e a evaporação da água foi ocorrendo gradualmente até que esta se esgotasse. Por fim, através da diferença da pesagem do béquer vazio (89,46g) e do béquer apenas com o sal (117,49g) pode-se obter a massa do sal que estava diluído na água que é igual a 28,03g.

[pic 1]

Figura 1- Separação por evaporação

  1. A próxima separação realizada, iniciada as 20:18hrs, foi a da gasolina e da água através da decantação. Após ser adicionado 12mL de gasolina em uma proveta graduada, foi utilizado uma bureta graduada que continha inicialmente 15mL de água para transferir 12mL de água para a proveta, juntamente com a gasolina. Foi misturado os dois reagentes através da agitação formando uma solução esbranquiçada e homogênea.  Foi transferido o conteúdo da proveta para um funil de separação e foi deixada a solução em repouso até que houvesse a separação de alguns dos compostos. Eram 24mL de solução, compostos por 20mL de água e álcool que foi retirado do funil, e 4mL de gasolina pura.

[pic 2]

Figura 2- Separação por decantação

  1. Posteriormente foi realizada a separação da mistura entre água e óleo, que se encontrava em um funil de decantação ou também chamado de funil de separação. Após agitar e se transformar em mistura, os compostos foram deixados em repouso para que houvesse a separação natural dos mesmos, permanecendo o mais denso na parte inferior (o óleo) e o menos denso na parte superior (a água). Quando os dois compostos já estavam bem distintamente separados, foi aberto o funil para que escorresse primeiramente o óleo e posteriormente a água, cada um em uma proveta graduada diferente, obtendo-se uma quantidade de 100mL de água e 97mL de óleo.

  1. Por fim, foi realizada a separação da limalha de ferro, areia e sal. Para separar o sal dos outros compostos, a mistura foi colocada em um béquer e foi acrescentado uma quantidade de água no béquer, sendo possível a diluição do sal na água. Essa nova mistura foi filtrada utilizando-se de um filtro de papel e um funil de vidro, sendo a parte liquida repassada para um novo béquer e a parte sólida que ficou retida no filtro foi retirada e levada à estufa para ser seca, aquecendo-a em 80ºC por durante 40 minutos. A parte líquida, que é composta por água e sal, foi separada através da evaporação como já havia sido realizada na primeira separação. E a parte sólida, depois de ser seca, utilizando-se do método da separação magnética com um ímã e uma folha de papel, foi retirada toda a limalha de ferro que estava misturada a areia e colocada em uma placa de petri. Após retirada toda a limalha de ferro, os compostos foram levados para a pesagem, obtendo-se uma massa de 5,29g de areia e 15,38g de limalha.

[pic 3]

Figura 3 – Filtração

[pic 4]

Figura 4 - Separação Magnética

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Com a separação da água e sal, obteve-se uma quantidade de aproximadamente a 28,03g através da diferença da pesagem do béquer vazio (89,46g) e do béquer com o sal (117,49g).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (306.2 Kb)   docx (190.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com