TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REAPROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVAIS

Por:   •  24/8/2017  •  Monografia  •  10.250 Palavras (41 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 41

[pic 1]

UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL – UNIDERP

KLEBER BOLÍVAR MENEGHEL VARGAS

REAPROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS

CAMPO GRANDE – MS

2004


KLEBER BOLÍVAR MENEGHEL VARGAS

REAPROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS

Monografia apresentada como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil da Universidade Para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP sob orientação da Profª. Cecília Ribeiro de Souza Gonçalves.

CAMPO GRANDE – MS

2004

KLEBER BOLÍVAR MENEGHEL VARGAS

REAPROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS

Monografia para obtenção do título de Engenheiro Civil

UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL – UNIDERP

Campo Grande (MS), ___________________ de 2004

Profª. Esp. Cecília Ribeiro de Souza Gonçalves (orientadora) - UNIDERP

Prof. Esp. César  Augusto Costa - UNIDERP

Profª. Msc. Vanda Alice Garcia Zanoni - UNIDERP

Dedico a presente monografia aos meus pais, os quais pude contar com todo apoio e votos de confiança durante a minha jornada deste curso, que me ajudaram a crescer como pessoa e como profissional

AGRADECIMENTOS

        A minha orientadora, professora Cecília, a qual pude contar com seus conhecimentos científicos, sua paciência e sua experiência profissional para o correto encaminhamento desta pesquisa.

        Aos professores César, Denise, Márcia Rita, Valéria e Vanda, pelo privilégio de poder contar com suas observações, críticas e análises para o melhor desenvolvimento desta pesquisa.

        A UNIDERP, que me ajudou a ter uma formação profissional de qualidade, preparando-me para o mercado de profissionais do campo da Engenharia Civil.

        A todos os professores do curso de Engenharia Civil, que transmitiram de forma espontânea e clara os conhecimentos que cada um possuí para a melhor formação do acadêmico.

        

RESUMO

O presente estudo trata da utilização de águas pluviais para rega de jardins e limpeza de pátio.  Para se ter conhecimento, foi falado a respeito de toda a trajetória da história da captação de águas pluviais, bem como o desenvolver e as novas legislações que estão sendo adotadas. Para tomada de conhecimento, foram citados alguns produtos existentes no mercado, além de um breve comentário sobre o clima predominante na região de Campo Grande. Dando continuidade, foram demonstradas as fórmulas necessárias para que se pudesse obter os resultados mais precisos. Mantendo o objetivo deste trabalho, foi feito inicialmente um reconhecimento do local de estudo, aonde já existia um sistema de captação pluvial implantado pelos próprios moradores. Primeiramente foram feitas coletas de dados, a princípio, uma análise do local de estudo, fazendo um levantamento de áreas possíveis de captação e das áreas que seriam destinadas para a utilização da água captada (áreas de jardins, pátio e estacionamento). Após a definição das áreas, foi feito o cálculo do consumo de água para limpeza e rega destas áreas, utilizando fórmulas conhecidas pela ABNT. O próximo passo foi o estudo do sistema já implantado, analisando sua capacidade de captação e sua eficiência. Com base nos dados dos índices pluviométricos dos últimos 30 anos, foi montado uma tabela aonde foi obtido o consumo real, e o período de atendimento que o reservatório existente estava proposto. Em seguida foi feito o estudo para a utilização da cobertura da área de estacionamento, fazendo um levantamento e chegando a uma área de captação, que após conclusões obtidas através dos cálculos desta nova área, chegou-se ao resultado que a nova área supriria integralmente a demanda de consumo destinada para rega de jardins e limpeza do pátio. Porém, ao se obter este valor, foi encontrado o obstáculo da implantação de novos reservatórios. Tratando-se de uma edificação já existente, e das limitações do reservatório (pois não pode estar em contato com a luz do Sol) foi feita à sugestão da implantação de reservatórios subterrâneos, propondo a implantação de bombas para que se possa atender todas as áreas de limpeza e rega. De um modo geral, os resultados obtidos comprovaram que se pode implantar um sistema o qual se atenda as necessidades deste estudo, dando um fechamento da implantação de um mapeamento pluviométrico da região de Campo Grande.

Palavras chave: Captação, índices pluviométricos, água pluvial, reservatórios.

LISTA DE TABELAS

Tabela 01 – Coeficiente de Runoff em relação ao tipo de cobertura        40

Tabela 02 – Média mensal da precipitação   de Campo Grande – MS, no período de 1972 a 2003        43

Tabela 03 – Área levantada        43

Tabela 04 – Consumos reais mensais        44

Tabela 05 – Dimensionamento da cisterna        45

Tabela 06 – Dimensionamento da cisterna        49

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Esquematização do ciclo hidrológico         16

Figura 2 – Clima do planeta Terra         18

Figura 3 – Abanbars – Sistema de captação de água no Irã         19

Figura 4 – Cisterna do povo Maya         20

Figura 5 - Projeto de coleta de água de chuva denominado "121" no Norte da China        24

Figura 6 – Projeto de coleta de água de chuva "121", vista parcial        24

Figura 7 – Cisterna de concreto com tela de arame para 10.000 litros        29

Figura 8 – Parafusando a fôrma de folha e aço.....................................................29

Figura 9 - Fôrma de folha de aço envolvida com tela de arame e arame galvanizado.        30

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.9 Kb)   pdf (855.7 Kb)   docx (446.8 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com