TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reaproveitamento De Agua E, Casa

Ensaios: Reaproveitamento De Agua E, Casa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

A escassez de água nos grandes centros urbanos, onde a demanda cada vez maior tende a suplantar a oferta, vem sendo motivo de alerta não somente nacional mas mundial. Uma alternativa para economia do insumo é o seu reuso que vem sendo estimulado devido à lei de recursos hídricos.

Este trabalho propõe o aproveitamento das águas pluviais e águas cinzas, definida como qualquer água residual (não industrial) proveniente de chuveiros, pias de cozinha e banheiros, descargas sanitárias, e apresenta um estudo sobre o potencial de economia de água tratada obtido através do reuso de águas cinzas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de artigos científicos dentre outras publicações técnicas.

Tendo em vista os problemas de escassez de água com os quais sofremos atualmente, e que se agravarão em médio prazo, torna-se interessante buscar novas fontes de abastecimento de água que venham a suprir as demandas atuais e futuras de consumo.

A primeira etapa do trabalho consiste de levantamentos, por amostragem, que mostram dados de frequência e tempo de utilização água, por morador, de uma residência. De posse deste levantamento, serão realizadas medições de vazão e serão determinados os consumos diários.

Será realizada então, uma análise econômica que apresentará os custos de implantação do sistema de reuso da água e uma análise paramétrica dos resultados obtidos, mostrando o potencial de economia de água tratada e do volume dos reservatórios a serem implantados.

2. OBJETIVOS

2.1. Geral

Este Projeto tem como objetivo apresentar um conceito sobre reaproveitamento da água em casas através da substituição da água potável, por águas pluviais ou cinzas, em atividades em que essa não seja necessária, de modo a reduzir o custo financeiro e promover a conservação dos recursos hídricos.

2.2. Específicos

* Reaproveitamento de água pluvial, lavanderia e escoamento de chuveiro;

* Evitar o gasto desnecessário de água potável em locais sem necessidades;

* Promover atitudes corretas em relação ao meio ambiente.

3. JUSTIFICATIVA

O trabalho de sustentabilidade tem como finalidade conscientizar a todos sobre o gasto desnecessário de água potável, mostrando a possibilidade do reaproveitamento da água em residências.

Com pequenos atos podemos ser responsáveis por grandes transformações, visando um mundo mais sustentável.

4. REVISÃO DA LITERATURA

Conforme Galli (2012) o conceito dominante de desenvolvimento sustentável consiste em descobrir como o planeta pode proporcionar recursos suficientes para assegurar o bem estar das pessoas, em toda parte. O presente trabalho trata desse tema focando a sustentabilidade no reaproveitamento da água pluvial em residências, mostrando como o reuso pode ser vantajoso ao nosso futuro, tanto no aspecto ambiental quanto no econômico.

Neto (2010) fala

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com