TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECICLAGEM E REUSO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICIPIO DE ARACAJU

Por:   •  13/9/2016  •  Monografia  •  4.248 Palavras (17 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 17

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO

FACULDADE PIO DÉCIMO

VINICIUS JOSÉ DE MELO PAIXÃO

RECICLAGEM E REUSO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICIPIO DE ARACAJU

Aracaju/SE

2016


VINICIUS JOSÉ DE MELO PAIXÃO

RECICLAGEM E REUSO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICIPIO DE ARACAJU

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil concedido pela Faculdade Pio Décimo.

Orientador: Profª. MSc. PRISCILLA DE ANDRADE NASCIMENTO

Aracaju/SE

2016


Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        REFERENCIAL TEÓRICO        

2.1.                ASPECTOS HISTÓRICOS DA SUSTENTABILIDADE        

2.2.                SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL        

2.3.                RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL        

2.3.1.        CONCEITO DE RESIDUO SÓLIDO        

2.3.2.        CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS        

2.3.3.        COLETA, TRANSPORTE E DESTINAÇÃO DOS RCC        

2.3.4.        REUSO E RECICLAGEM DOS RCC        

2.3.5.        IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELOS RCC        

2.3.6.        LEGISLAÇÃO APLICADA AOS RCC        

3.        METODOLOGIA        

3.1.                ÁREA DE ESTUDO        

3.2.                COLETA DE DADOS        

3.3.                ANÁLIDE DE DADOS        

4.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        

5.        CONCLUSÃO        

REFERENCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

A sustentabilidade ambiental está cada vez mais presente no cenário atual da nossa sociedade. Desde os primórdios da humanidade o homem utiliza de recursos naturais na sua busca de adaptação e desenvolvimento, porem esse estilo de vida extrativista considerando o meio ambiente como fonte de recurso inesgotável causou danos irreparáveis ao planeta.

Com o crescimento da população e o avanço das cidades, a construção civil tornou-se um dos principais vilões da natureza, devido à geração desordenada de resíduos e ao seu alto consumo de bens naturais, estimando-se que em um metro quadrado de construção de um edifício são gastos em torno de uma tonelada de materiais.

Constantemente disposto de maneira irregular, em bota foras e aterros clandestinos, O Resíduo da Construção Civil (RCC) acaba tendo todo seu potencial para reuso desperdiçado. Apesar desta prática ainda ser presente na maioria dos centros urbanos, pode-se dizer que nos últimos anos ela tem diminuído, devido ao desenvolvimento de legislações, normas e regulamentos, que exigem um maior empenho na conservação ambiental. Com o crescimento da consciência ambiental o reuso de materiais mostra-se uma maneira viável de amenizar os danos ao planeta, de forma que a reciclagem dos RCC torna-se um ponto fundamental para o futuro da engenharia civil.

O presente trabalho justifica-se por exemplificar os benefícios tanto da reciclagem quanto do reuso dos RCC e analisar os impactos ambientais que poderem ser evitados com essa prática.

A elaboração do trabalho consiste em introdução, referencial teórico, onde são apresentados os principais pontos evidenciados através de pesquisas bibliográficas baseadas no tema em questão, metodologia, resultados e discussões, onde são expostas todas as vertentes estudadas a respeito do tema, e as considerações finas.

O campo de pesquisa abordado neste trabalho busca elucidar algumas questões como: quais os benefícios da reciclagem dos RCC? Por que apesar de seus benefícios a reciclagem dos RCC não é utilizada em larga escala? Como é feita a destinação dos RCC a serem reciclado? Como os RCC podem ser reutilizados? Como é feito o descarte dos RCC que não podem ser reciclados ou reutilizados?

Este trabalho tem como objetivo geral analisar a temática do reuso e reciclagem dos resíduos sólidos da construção civil realizados pelas empresas do município de Aracaju, focando na viabilidade econômica e nos benefícios ao meio ambiente proporcionados por tal prática. Do mesmo modo, os objetivos específicos são: Quantificar a produção de material reciclado a partir de RCC, Coletar os dados pertinentes à geração de RCC no município, Exemplificar os danos ambientais causados pelo descarte irregular dos RCC


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

  1. ASPECTOS HISTÓRICOS DA SUSTENTABILIDADE

Ao final do século XVIII e início do século XIX a revolução industrial avançava exponencialmente aumentando não só o consumo de matéria prima como também a produção de dióxido de carbono (CO²) gerado a partir do consumo de carvão mineral como combustível nas máquinas à vapor. A pesar de todo o dano causado ao meio ambiente por essa corrida tecnológica, a sustentabilidade só veio a ser realmente abordada no pós-Segunda Guerra Mundial.

Como mostra Barreira Filho:

Com o desenvolvimento tecnológico e as descobertas cada vez mais avançadas da ciência e do seu modo de intervir sobre a natureza, a sociedade se viu diante de um poder capaz de destruir o planeta. E foi no contexto pós-Segunda Guerra Mundial que se iniciou a discussão e construção do conceito de Sustentabilidade ligado à idéia de preservação do meio ambiente, do lugar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (250.7 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com