TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reciclagem de resíduos da construção civil

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Outubro 2013

São José dos Campos

Anderson Mastrogiovanni Viotti Moreira      RA: 139822

Andressa Rodrigues da Silva                        RA: 139805

Edson Aparecido dos Santos                        RA: 112152

Ewerton Vieira Pinto                                     RA: 139995

Gabriel Edson Dias da Silva                         RA: 138686

Helder Régis de Miranda                             RA: 139909

Luiz Eduardo F. M. Benedito                       RA: 124408

Natan Figueiredo                                         RA: 139956

RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Trabalho para obtenção da nota do Estudo Dirigido referente à disciplina “Ciência do Meio Ambiente”.

Orientador: Prof. Jorge Tadao Matsushima

Outubro 2013

São José dos Campos


Sumário

1.        APRESENTAÇAO E DESCRIÇÃO DO PROJETO        3

2.        JUSTIFICATIVA        4

3.        OBJETIVO        4

4.        RESULTADOS E DADOS RELEVANTES        5

5.        CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7


  1. APRESENTAÇÃO E DESCRIÇÃO DO PROJETO

Este projeto tem como objetivo minimizar o impacto ambiental causado por resíduos da construção civil fazendo com que o lixo gerado por esta ação seja reaproveitado.

O processo é simples: inicia-se com o recolhimento dos resíduos no PEV (posto de entrega voluntária) do município, onde é feita a triagem. Após a triagem o material é destinado à máquina onde é moído e separado conforme tamanho de suas partículas. Depois de triturado, o material é reutilizado em diversos serviços de pavimentação e construção realizados pela empresa, como: construção de base de pavimentos, agregado na fabricação de concreto para passeio e material de enchimento de valas de redes de infraestrutura.

A construção civil é a maior fonte geradora de lixo de toda sociedade, já que seus entulhos podem chegar a representar até 70% da massa total de resíduos sólidos urbanos de uma cidade brasileira de médio e grande porte.

O projeto de reciclagem desses materiais tem como propósito evitar desperdícios e reduzir o volume de resíduos, resultando na diminuição dos impactos ambientais ao meio ambiente.

Será relatado o projeto a ser implantado em uma empresa de médio porte, focando conceitos de Responsabilidade Social e Empreendedorismo, a partir da reciclagem de resíduos de materiais empregados na construção civil, tentando contribuir para a conscientização dos empresários deste setor, pois esta prática pode ser também uma opção de negócio, com resultados financeiros positivos. Como ainda não podemos eliminar todos os tipos de resíduos, então a melhor forma de minimizar o impacto ambiental e reduzir custos na obra é a reutilização dos mesmos.

A construção civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social, e, por outro lado, comporta-se, ainda como grande geradora de impactos ambientais, seja pelo uso de recursos naturais, pela modificação da paisagem, ou pela geração de resíduos.

  1. JUSTIFICATIVA

Ao implantar este projeto, esperamos que haja alto grau de sensibilização, conscientização e interesse pelo assunto. Além disso, iniciará na empresa uma conscientização ambiental que poderá ser empregada na promoção de outras ações que visem ao desenvolvimento sustentável que melhora a imagem da empresa e contribui para sua valorização econômica e social. 

  1. OBJETIVO 

            A proposta a ser implantada resume-se, basicamente, em transformar resíduos sólidos vindos da construção civil, como blocos, concretos, telhas e outros materiais, em matéria-prima para ser utilizada como base na pavimentação de ruas e avenidas. 

  1. RESULTADOS E DADOS RELEVANTES

Sendo assim, a empresa ajuda na limpeza do município e transforma o entulho em matéria prima para seu próprio desenvolvimento, diminuindo a aquisição de materiais.

É uma questão de diminuir os custos; um processo inovador que garante o desenvolvimento sustentável. Reciclar o entulho garante vantagens econômicas, sociais e ambientais, tais como: economia na aquisição matéria prima, diminuição da poluição gerada pelo entulho e preservação das reservas naturais. 
        Os benefícios são inúmeros e envolvem valorização da imagem da empresa, conscientização e reeducação ambiental por parte dos funcionários internos, limpeza e melhoria das condições de higiene e saúde das comunidades que moram no entorno das instalações da empresa, aparecimento de novos clientes e novos investidores e a mudança de hábito dos moradores do entorno na questão de destinação de resíduos natural da construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (172.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com