TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reciclagem de resíduos de construção civil e demolição

Por:   •  2/10/2016  •  Resenha  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

III.5. A reciclagem dos Resíduos da Construção e Demolição e o Uso de Reciclados

Com o acelerado crescimento da economia e da própria população, a geração de resíduos aumentou exponencialmente, e sem políticas de controle deste resíduo solido agravou ainda mais o problema.

Neste cenário, para tentar solucionar o problema dos resíduos, viu-se necessário a adoção de políticas de valorização dos resíduos e sua reciclagem, política que alguns países desenvolvidos já aderem a muitos anos e que vem dando um ótimo resultado.

No Brasil, a reciclagem de RCD ainda é um assunto novo, mas que já atrai muitas atenções devido as possibilidades que apresenta enquanto solução de destinação dos RCD e a produção de produtos de baixo custo. Mas muitas da vezes o que falta é uma política adequada, aonde favoreça a reciclagem destes resíduos , pois por muitas vezes já foram observados que no Brasil já existe tecnologia e matéria prima para a reciclagem dos resíduos sólidos de construção civil.

Nos estudos feitos por esses países que aderiram a política de valorização dos resíduos e sua reciclagem, foram observados que a lógica da reciclagem incentiva a diferenciação dos RCD, o que favorece a valorização do resíduo pois sua pureza chega com maior percentual as empresas que trabalham com este produto. Foi também constatado que o preço do descarte nas instalações de reciclagem, na maioria dos países, é nitidamente menor do que a deposição em aterros.

Os países desenvolvidos vêm consolidando o uso de RCD reciclado como material de enchimento para a preparação de terrenos, para projetos de drenagem, para a sub-base de vias e estradas, e como agregado para a produção de novo concreto (HANSEN, 1992), sendo este último uso o ocorrente em menor volume. O que vem tornando a utilização destes resíduos reciclados, é que estudos feitos apontam que não há aspectos técnicos que ofereçam obstáculo significativo a aplicação do mesmo, o que leve este resíduo reciclado vira a substituir os condicionantes econômicos locais, como custo de agregado naturais, valores de taxas de deposição em aterros, custo de transporte e etc. Tornando assim um produto atrativo no mercado.

Mesmo com muitos pontos a favor da reciclagem do RCD, o que se tem visto no brasil é um  cenário aonde não existe uma politica  central que daria uma estrutura de apoio adequada. Isto é refletido nas soluções adotadas por grandes e pequenos municípios, que são soluções meramente emergenciais que não evitam significativo impactos ambientais e o dispêndio dos recursos elevados.

Os impactos ambientais e econômicos são gerados pela falta de uma solução para o descarte e captação dos resíduos,  pois estes resíduos continuam a serem gerados todos os dias, principalmente nas áreas de expansão ou renovação urbana, ou seja , a pratica de uma gestão corretiva deteriora cada vez mais o meio ambiente urbano.

Deve ser ressaltado o continuo descumprimento  dos municípios e seus gestores, das diretrizes estabelecidas nos documentos legais em vigor, onde as leis orgânicas municipais preveem a responsabilidade municipal pelas soluções de limpeza, destinação de resíduos, e preservação do meio ambiente, a recente Lei 9.605, onde classifica como crime ambiental os procedimentos adotados nos municípios brasileiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com