TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANSO

Monografias: RECURSOS HUMANSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

Como já foi comentado no artigo anterior (Recursos Humanos em Pequenas e Média Empresas Parte I) as pequenas e médias empresas, não tem muita verba disponível para ser empregada em RH, a maioria dos programas motivacionais tem um desembolso muito grande. Cabe aqui um exemplo de que RH é feito de comprometimento e criatividade.

No dia dos pais em 2005, o setor de RH que eu lidero pensou em trazer um teatro para fazer uma apresentação, homenageando nossos colaboradores, buscamos uma trupe que realizava esse tipo de intervenção, porem, o custo estava bem acima do que havíamos planejado.

Foi ai que tivemos uma idéia que poderia ser aproveitada, quando eu estava me formando na graduação, havia a necessidade de entregar um estágio supervisionado, então pensei, acho que essas faculdades de artes também têm essa exigência.

Peguei o telefone e entrei em contato com a secretaria, qual foi a minha surpresa, poderíamos montar um projeto com um grupo de alunos e eles fariam uma apresentação em nossa empresa com custo zero, só precisávamos assinar as horas do estágio.

Resumindo, foi um sucesso, até hoje é comentando nos corredores da empresa.

O mais importante é a vontade de realizar, quando você tem muito comprometimento e acredita naquilo que esta fazendo, as pessoas a sua volta compram as suas idéias, para isso basta um pouco de criatividade e pronto, você realizou um programa motivacional sem custo para organização.

Outros sistemas de motivação podem ser criados na empresa com custo baixo, por exemplo: e-mail de parabenização para os colaboradores que desempenham suas tarefas com comprometimento e destreza, felicitação e comemoração no aniversário, envio de flores para as esposas e esposos no dia do aniversário.

Faça da organização uma empresa com clima festivo e que parabeniza os acertos no momento em que eles acontecem.

Mostre para todos os colaboradores a importância que eles têm na organização, force a amizade, carinho e respeito entre todos.

Aqui vão mais algumas dicas de Programas Motivacionais:

Jogos empresariais – monte nos departamentos, jogos que despertem o senso de equipe e respeito ao trabalho dos colaboradores, exemplo: montamos na equipe financeira formada pelos setores, faturamento, administrativo, contas a pagar e receber, compras e RH, um jogo cuja duração foi de quatro semanas, cada setor deveria enviar 5 perguntas por semana relativo as atividades do dia-a-dia, os outros setores poderiam pesquisar em qualquer local, menos no setor que enviou as perguntas (o RH mandou uma assim: a partir de qual horário começamos a calcular o adicional noturno), cada departamento pesquisou e enviou suas respostas.

Ganhou o setor que ao final das quatro semanas teve a maior pontuação, ganhando um uniforme da seleção brasileira (estávamos no mês da copa do mundo de 2006).

Com isso conseguimos fazer com que cada departamento tivesse a real dificuldade do outro setor, abrindo assim a visão dos colaboradores em relação a passar a bola redonda para o próximo e ser mais tolerante com que lhe passa a informação.

Além disso, montamos um relatório com todas as tarefas desses departamentos, que serve de consulta para os novatos.

Grupo de Recursos Humanos – Monte um grupo de recursos humanos composto com pelo menos um colaborador de cada setor, para discutir problemas do dia-a-dia, trazer soluções, ouvir as sugestões e criticas de toda a empresa, manter a equipe informada de todos os projetos e ações do RH e disseminar informações.

Eventos em família – Esse é um dos passos mais importante do RH em relação à motivação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com