TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDUÇÃO DE PARADA DE EQUIPAMENTO DE MÁQUINA INJETORA

Por:   •  2/11/2021  •  Monografia  •  3.221 Palavras (13 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE MARTHA FALCÃO - FMF

CRISTIANO MARQUES DE LIMA

REDUÇÃO DE PARADA DE EQUIPAMENTO DE MAQUINA INJETORA

Artigo apresentado ao curso de Engenharia Mecânica, para a Faculdade Martha Falcão, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em engenharia mecânica.

Orientador: Prof. Ms. Miecio de Oliveira Melquiades

MANAUS

2021

[pic 1]

REDUÇÃO DE PARADA DE EQUIPAMENTO DE MAQUINA INJETORA

Cristiano Marques de Lima

RESUMO

A injeção é o principal processo de fabricação de peças plásticas, cerca de 60% das máquinas de processamentos de plásticos são injetoras. Elas possibilitam a fabricação de peças com massa de miligramas até 100kg. Existem três tipos de máquinas injetoras, as horizontais, as verticais e as rotativas. As injetoras horizontais são as mais conhecidas. Basicamente as máquinas injetoras horizontais se dividem em dois principais blocos: unidade de fechamento ou bloco de fechamento e unidade de injeção ou bloco de injeção. Os polímeros podem ser classificados em termofixos e termoplásticos. Os termofixos não permitem o seu derretimento e os termoplásticos são todos os tipos de plásticos que permitem seu derretimento para conformação ou fabricação de produtos como: mesas de plástico, copos descartáveis, sacolas e embalagens entre outros, outra característica dos termoplásticos é que admitem o processo de reciclagem. Sistema de injeção é um sistema que permite a injeção do plástico fundido dentro da cavidade do molde por meio do bico injetor. O trabalho irá abordar quais os maiores problemas que levam a parada de equipamento no processo de injeção plástica, onde iremos coletar tais informações nos indicadores e planilhas no processo produtivo e utilizar as ferramentas da qualidade para eliminar ou reduzir as paradas dos equipamentos.

Palavras-chave: Maquina Injetora. Centralização. Parada de equipamento.

ABSTRACT

Injection is the main plastic parts manufacturing process, about 60% of plastic processing machines are injection molding machines. They make it possible to manufacture parts with a mass of milligrams up to 100kg. There are three types of injection machines, horizontal, vertical and rotary. Horizontal injectors are the best known. Basically, horizontal injection machines are divided into two main blocks: closing unit or closing block and injection unit or injection block. Polymers can be classified into thermosets and thermoplastics. Thermosets do not allow them to melt and thermoplastics are all types of plastics that allow them to melt for forming or manufacturing products such as: plastic tables, disposable cups, bags and packaging, among others, another feature of thermoplastics is that they admit the process recycling. Injection system is a system that allows the injection of molten plastic into the mold cavity through the injection nozzle. The work will address what are the biggest problems that lead to equipment stoppage in the plastic injection process, where we will collect such information in indicators and spreadsheets in the production process and use quality tools to eliminate or reduce equipment stops.

Keywords: Injection Machine. Centralization. Equipment stop.

  1.  INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, percebe-se que os produtos utilizados e comercializados por diferentes setores da indústria como construção civil, calçados, brinquedos, agricultura, utilidades domésticas, saúde, embalagens, eletroeletrônicos, aviação e automobilístico, vêm sendo fabricados com diferentes resinas termoplásticas. A evolução do consumo desses materiais é produzida pelo avanço tecnológico dos equipamentos de fabricação, padrões de qualidade, redução do peso dos produtos, facilidade de fabricação, exigências ambientais, consumidores, custos de aplicação e pelas vantagens comerciais que esses produtos representam para a economia nacional (GALDAMEZ; CARPINETTI, 2004). Portanto, nota-se que para tornar esse setor mais competitivo e produtivo é necessário que as empresas busquem reduzir as perdas econômicas decorrentes da má qualidade dos produtos e processos de fabricação.

Quando se trata de fabricação de peças plásticas, a moldagem por injeção é um dos processos menos caros disponíveis. Devido ao investimento inicial do molde, o retorno do investimento deve ser uma consideração importante ao tomar a decisão sobre o tipo de processo de fabricação a ser usado.

Com o objetivo de identificar os parâmetros de controle do processo de moldagem plástica por injeção que mais ocasionam parada de equipamentos no processo de injeção plástica, o presente trabalho descreve a aplicação e o processo de implantação das técnicas de análise de experimentos industriais em uma empresa do setor de plástico.


  1. FUNDAMEN TAÇÃO TEÓRICA

  1.  MAQUINA INJETORA

Um dos primeiros equipamentos para injeção foi criado em 1878 por um jovem chamado John Wesley Hyatt. Esta máquina era constituída por um cilindro de aquecimento com câmaras aquecidas a vapor, um bico para descarregar o material e um êmbolo acionado hidraulicamente para pressionar o material fundido. O material utilizado era o nitrato de celulose que foi desenvolvido por Hyatt. Devido à instabilidade do nitrato de celulose, ele acoplou uma prensa hidráulica ao lado de sua máquina, aonde era despejado o material fundido com o molde fechado (SOUSA, 2014).

Após a invenção de Hyatt, este equipamento foi sendo aperfeiçoado até chegarmos as máquinas injetoras dos dias atuais, em que os fabricantes procuram diversifica-las visando o desenvolvimento de máquinas que operem com a máxima redução de custos energéticos, oferecendo grande produção e uniformidade das peças injetadas. Na Figura 1, vemos uma foto de Hyatt e sua máquina injetora.

Figura 1 – John Wesley Hyatt e sua máquina injetora a pistão

[pic 2]

Fonte: Museu do plástico,2021

A injeção é o principal processo de fabricação de peças de plástico, cerca de 60% das máquinas de processamento de plástico são injetoras, com elas podem ser fabricadas peças desde miligramas até 100kg. A moldagem por injeção é um processo de transformação de termoplástico. As várias etapas do processo são executadas em uma ordem que se repete a cada ciclo, produzindo-se uma ou mais peças de uma vez.(SOUSA, 2014)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com