TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDUÇÃO DO ANALFABETISMO DIGITAL: NA TERCEIRA IDADE

Casos: REDUÇÃO DO ANALFABETISMO DIGITAL: NA TERCEIRA IDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MAUÁ

LEONARDO GUEDES DE SOUZA MELO

REDUÇÃO DO ANALFABETISMO DIGITAL:

NA TERCEIRA IDADE

MAUÁ/SP

2014

LEONARDO GUEDES DE SOUZA MELO

REDUCAÇÃO DO ANALFABETISMO DIGITAL

EM RELAÇÃO AO PUBLICO DA TERCEIRA IDADE

Projeto apresentado à FATEC Mauá, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Tecnólogo do Curso Superior em Informática para Gestão de Negócios.

Orientadora: Profa. Mestre Andréa Firmino de Sá

MAUÁ/SP

2014

Resumo

Este projeto consiste em fazer uma análise sobre as principais dificuldades do idoso com as novas tecnologias, tendo como base a falta de interesse dos órgãos públicos sobre o problema, pensando na colaboração da interação do mesmo com a sociedade moderna. Pretende-se também, investigar as melhores maneiras de aborda-lo sem assustar ou deixar mais confuso em relação as suas dificuldades. O foco deste estudo é na possibilidade da criação de um curso gratuito, que abranja as dificuldades do idoso, sem que haja uma sobrecarga de informação e possa interagir com o novo mundo que é repleto de tecnologias. Que atualmente é limitado a um numero expressivamente pequeno, por falta de oportunidade para a maioria.

Palavra-chave: dificuldades, tecnologias, interação e oportunidade.

1.INTRODUÇÃO

O projeto tem como objetivo investigar a possibilidade de minimizar as dificuldades dos idosos em relação ao analfabetismo digital na cidade de Mauá. Inicialmente deve-se investigar qual é a maior dificuldade encontrada pelo idoso ao interagir com tecnologia e procurar a melhor maneira de erradicar esse problema da melhor maneira de reduzir os problemas “digitais” que afligem pessoas na melhor idade no município, para que não olhem celulares, tablets, computadores e notebooks como objetos de outro mundo. Criar um método de ensino confortável e simples que alcance a maior parte deste publica, que em pleno século XXI ainda não consegue fazer ligações com o próprio celular, sem auxilio de um terceiro. E por fim cogitar a possibilidade de realizar esse projeto gratuitamente para a comunidade.

2.PROBLEMA DE PESQUISA

É possível a redução, gratuita de idosos analfabetos digitais no município de Mauá?

3.HIPÓTESE

Essa questão pode ser resolvida com ajuda de algum órgão governamental ou não, que possa no minimio,ceder com espaço, material e profissionais capacitados que saibam lidar e tirar dúvidas do publico da terceira idade, colaborando no projeto social da melhor forma possível.

4.OBJETIVOS:

4.1 Objetivo Geral:

1.

Esta pesquisa tem como objetivo geral, descobrir as principais dificuldades dos idosos em relação a informática , com o intuito de ajuda-los da melhor forma possível a superar seus medos com relação a computadores e viver em harmonia com as tecnologias que nos cercam.

4.2. Objetivo Específico:

Especificamente pretende-se descobrir se algum órgão governamental ou não tem interesse em colabora com esse projeto de redução de analfabetismo digital o município.

6. Justificativa

A proposta dessa pesquisa é a melhora das condições de vida do idoso no município de Mauá, o ajudando a ficar mais independente em relação a seus eletroeletrônicos e aproximar esse publico das novas tecnologias com um olhar levado a curiosidade e não ao receio ou desinteresse.

7. Metodologia

Essa é uma pesquisa qualitativa, pois busca informações a respeito de algum beneficio a sociedade, no caso somente para um publico alvo/especifico sem uma previa pesquisa de campo, a área analisada é o município de Mauá e o alvo é a terceira idade do município.

8. Referencial teórico

SILVINO, A. M. D.

EM: RAE-eletrônica, v. 2, n. 2, jul-dez/2031- Abergo 2002 - VII Congresso Latino-Americano, XII

< http://www.rae.com

EM: RAE-eletrônica, v. 2, n. 2, jul-dez/2031- Abergo 2002 - VII Congresso Latino-Americano, XII

< http://www.rae.com

http://www.rae.com.br/eletronica/index.cfm?Fus

eAction=Artigo&ID=1808&Secao=CIENCIA&Volu

9. Referencial

e ABRAHÃO,J. I. Navegabilidade e inclusão digital: Usabilidade e competências

EM: RAE-eletrônica, v. 2, n. 2, jul-dez/2031- Abergo 2002 - VII Congresso Latino-Americano, XII

< http://www.rae.com

<.br/eletronica/index.cfm?FuseAction=Artigo&ID=1808&Secao=CIENCIA&Volume=2&Numero=2&Ano=2003 >

...

Baixar como  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »