TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão digital terceira idade

Por:   •  11/8/2015  •  Artigo  •  2.139 Palavras (9 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO DE PEDAGOGIA

INCLUSÃO DIGITAL PARA TERCEIRA IDADE

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo geral analisar a construção da autonomia do idoso no uso do computador e outras tecnologias de seu cotidiano nos cursos de informática direcionados para terceira idade As novas tecnologias estão por todos os lados, no mundo já não há mais espaços para os analfabetos digitais, os idosos estão inseridos neste contexto, eles precisam ir ao banco para sacar o pagamento, fazer uso de cartões, efetuarem pagamentos e comunicar com familiares, por isso precisa ser inserido no contexto tecnológico.

Falar de inclusão digital na terceira idade é falar de uma grande novidade para a maioria das pessoas acima de cinqüenta anos, visto que eles com raríssima exceção não tiveram acesso à informática na juventude, grande parte não teve acesso se quer as maquinas de datilografia. O desafio é grande, mais que inclusão digital é preciso vencer o medo pelo desconhecido, adaptar ao computador, afinal a inclusão digital traz benefícios em qualquer faixa etária.

Palavras chaves: computadores, cursos de informática, terceira idade, inclusão digital tecnologia de informação e comunicação - aprendizagem

ABSTRACT

This paper aims at analyzing the construction of the independence of older people in using computers and other technologies in their daily computing courses targeted to elderly New technology is everywhere in the world there are no more spaces for the illiterate digital, the elderly are placed in this context, they need to go to the bank to withdraw payment, make use of cards, make payments and communicate with family, so it needs to be inserted in the technology.


Speaking of digital inclusion in the elderly is talk of a novelty for most people over fifty years, since with very rare exception that they had no access to computers at a young age, most had no access to the machines or typing. The challenge is bigger, that digital inclusion is necessary to overcome the fear of the unknown, to adapt to the computer, after the digital inclusion is beneficial at any age.


Keywords: computers, computer courses, the elderly, including information technology and digital communication - learning

INCLUSÃO DIGITAL PARA TERCEIRA IDADE

Informática na terceira idade é muito importante, pois através da internet ou outros sites o idoso terá acesso a serviços básicos governamentais, como previdência, assistência social e saúde. Até mesmo para o exercício de cidadania que nosso país é digital. Para ter acesso aos caixas eletrônicos, ou outros eletroeletrônicos como: celulares cada vez mais modernos câmeras digitais eles terá mais facilidade, e não vai mais precisar da ajuda de outras pessoas.

O foi estudado que a auto-estima do idoso está em alta quando o assunto é o mundo virtual. Assuntos que era ligados só entre filhos e netos agora  está no bate papo dos idosos como rede sociais e salas de jogos.

Enfrentando seus próprios medos, a turma que passou dos 60, supera desafios aprendendo o uso das novas tecnologias, atingir o objetivo para eles é motivo de muita alegria, como por exemplo o de não precisar da ajuda, para acessar a internet.

Segundo Bez Et AL(2006,p.9) “argumenta que o idoso busca não é conhecer computadores e sim dominar sua lógica, e busca apropriar-se, fazer parte, incluir-se como parte viva e motivada para fazer na sociedade.” (passerino, pasqualotti, 2006).

Está população está a frente de uma sociedade mais moderna, totalmente excluída: quanto ao acesso a informatização e a falta de oportunidades, as causas da exclusão estão ligadas as condições socioeconômicas e o próprio manuseio dos recursos técnicos.

O principal objetivo da informática na terceira idade é fazer com que o idoso se torne cidadão ativo, interagindo com a sociedade nas novas experiências que neste mundo moderno temos necessidade de conhecer.

Para eles o computador não vai ser mais uma máquina moderna, mas sim, um aliado para nas horas de solidão, a fim de se conectar com o mundo. Uma ferramenta de comunicação, informação, lazer e cultura.

A tecnologia invadiu as casas e a vida de todas as pessoas, a sociedade como um todo está se tornando informatizada. Cada vez mais o ser humano cria dependências pelos recursos eletrônicos, que passam a utilizar no dia a dia.

Com essa mudança tecnológica, torna-se maior a amplitude de acesso à informação. As informações infiltram-se por todos os lados, quase que não precisamos ir atrás delas, pois elas passam a se apresentar a nós exaustivamente.

Eu lê que, para Lomas, a mídia age sob a informação textual, verbal e das imagens para persuadir e manipular o espectador com a intenção de "fazer saber, fazer crer, fazer parecer verdade, fazer sentir" (2001: 149).

Na sociedade contemporânea a socialização incorpora as relações produzidas pela rede de interconexões de pessoas entre si mediadas pelas tecnologias da comunicação e informação.

A mídia e a publicidade focam perspectivas da realidade intervindas na construção de identidade, culturas e relações pessoais. Há uma emergente necessidade de preparar cidadãos que saibam ler, interpretar, analisar criticamente as informações recebidas e selecionar as significativas para si e para o uso coletivo. A população de um modo geral está carente de recursos técnicos e educacionais para enfrentar e lidar com um futuro que caminha na ambigüidade do local e global, do espaço físico e virtual.

O analfabeto do futuro será o indivíduo que não souber decifrar a nova linguagem gerada pelos meios de comunicação (Pretto, 1996). A nova geração é introduzida nesse universo desde o nascimento e por isso sua intimidade com os meios eletrônicos ocorre numa relação de identificação e fascinação.

Por outro lado, a geração de idosos de hoje tem revelado suas dificuldades em entender a nova linguagem e em lidar com os avanços tecnológicos até mesmo nas questões mais básicas como os eletrodomésticos, celulares, caixas eletrônicos instalados nos bancos. Conseqüentemente, aumenta o número de idosos ilesos em Informática, ou analfabetos digitais, em todas as áreas da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (362.3 Kb)   docx (147.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com