TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analfabetismo Digital

Monografias: Analfabetismo Digital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  1.053 Visualizações

Página 1 de 2

Proposta de Questão:

Nos dias atuais, as novas tecnologias se desenvolvem de forma acelerada e a Internet ganha papel importante na dinâmica do cotidiano das pessoas e da economia mundial. No entanto, as conquistas tecnológicas, ainda que representem avanços, promovem consequências ameaçadoras. Leia os gráficos e a situação-problema expressa através de um diálogo entre uma mulher desempregada, à procura de uma vaga no mercado de trabalho, e um empregador.

Apresente uma conclusão que pode ser extraída da análise

a) dos dois gráficos;

b) da situação-problema, em relação aos gráficos.

Conclusão de Respostas:

A)

Os gráficos 1 e 2, mostram dados que fornecem informações equivalente ao número de acesso a internet por milhões de habitantes em alguns países. A partir da análise do gráfico 1, verificou-se que os países que tem uma economia estável, são aqueles que tem o maior número de usuários. Visto também que, os países desenvolvidos investem mais em tecnologia. Os números mostram que os Estados Unidos encontram-se na liderança de pessoas que acessam mais internet, seguido da China e Japão. Já o Brasil ocupa a décima posição deste índice.

No gráfico 2, mostra os índices de acesso de internet de pessoas a cada 10 habitantes. Os países da Islândia, Coreia do Sul e Suécia estão nas três primeiras posições, e que em média seis pessoas a cada dez habitantes, de alguma forma, têm acesso à internet. Portanto, o Brasil encontra-se numa posição bem abaixo do índice esperado, em referência aos demais países inseridos na pesquisa. Esses dados mostram que apesar de todo investimento, com novas políticas de desenvolvimento tecnológico, o país apresenta um percentual muito alto de pessoas que não tem acesso às novas mídias. Em especial, a internet.

B)

Comparando os gráficos e a situação-problema, chegamos ao consenso que o “pobre” que não tem acesso a um computador e/ou a internet, é digamos que “excluído”, por não estar a par dessas novas tecnologias. Citado na situação-problema, o empregador não leva em conta o curso de secretariado e estenografia da mulher, ele apenas questiona se ela conhece ou aprendeu a usar um computador. Como a resposta da mulher é não, ele oferece a ela um serviço de copeira. A mulher que é uma “excluída da rede virtual” assim, não teve uma oportunidade de aprender a usar um computador, como também ficará fora dos principais fluxos de informação e consequentemente ampliará o distanciamento entre pobre e rico.

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »