TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE MOLDAGEM DOS CORPOS DE PROVA

Por:   •  12/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

RELATÓRIO DE ENSAIO DETERMINAÇÃO DA CONSISTENCIA PELO ABATIMENTO DO TRONCO DE CONE – NBR NM 67

        

APARECIDA DE GOIÂNIA

2019

INTRODUÇÃO

O concreto é o material mais utilizado na construção civil, composto por uma mistura de água, cimento e agregados.

No preparo do concreto, um ponto de atenção é o cuidado que se deve ter com a qualidade e a quantidade da água utilizada, pois ela é a responsável por ativar a reação química que transforma o cimento em uma pasta aglomerante. Se sua quantidade for muito pequena, a reação não ocorrerá por completo e se for superior a ideal, a resistência diminuirá em função dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar. A relação entre o peso da água e do cimento utilizados na dosagem, é chamada de fator água/cimento (a/c).

A proporção entre todos os materiais que fazem parte do concreto é também conhecida por dosagem ou traço, sendo que podemos obter concretos com características especiais, ao acrescentarmos à mistura, aditivos, isopor, pigmentos, fibras ou outros tipos de adições. Cada material a ser utilizado na dosagem deve ser analisado previamente em laboratório (conforme normas da ABNT), a fim de verificar a qualidade e para se obter os dados necessários à elaboração do traço (massa específica, granulometria, etc.). 

Cimento + Água = Pasta de Cimento

Pasta de Cimento + Areia = Argamassa

Argamassa + Tela = Argamassa Armada

Pasta de Cimento + Areia + Brita = Concreto

Concreto + Adições = Concretos Especiais

Concreto ou Concretos Especiais + Aço = Concreto Armado

O Slump Test, ou teste de abatimento do concreto, é um meio rápido de definir as características do concreto fresco momentos antes de sua aplicação, fazendo parte do controle tecnológico. Esse teste mede a consistência do concreto para conferir a trabalhabilidade e verificar se aquele concreto poderá ser utilizado para concretar determinada peça na obra.

As disposições normativas apontam em que condições e de onde serão retiradas as amostras para a realização do teste de abatimento de concreto, sendo diferentes para uso de betoneira em obra, alterações de turno de funcionários ou de operadores ou o uso de caminhão betoneira.

Para concreto usinado, a verificação do Slump é realizada assim que o caminhão betoneira chega na obra, e ele tem uma tolerância indicada, para mais ou para menos. Por exemplo, um concreto com Slump 10 +/- 2, significa que o Slump desse concreto pode variar de 8cm a 12cm.

OBJETIVO

O objetivo desse relatório é apresentar os resultados obtidos na aula prática de determinação da consistência pelo abatimento do tronco do cone - Slump Test de acordo com a norma NBR NM 67.

METODOLOGIA

Na aula prática de Slump Test realizada em 22 e 29 de Agosto/2019 no laboratório de Concreto e Argamassa do Instituto Federal de Goiás – Campus Aparecida de Goiânia, foi seguido os seguintes materiais e etapas, respectivamente:

  • MATERIAIS

  1. Molde
  2. Haste de compactação
  3. Placa de base
  4. Areia
  5. Cimento
  6. Brita 1
  7. Água
  8. Régua
  9. Betoneira

  • ETAPAS
  1. Definir o local adequado para a realização do teste
  2. Umedecer a placa de base, o molde e a haste de compactação
  3. Montar a aparelhagem do teste
  4. Encher o tronco de cone de concreto até 10 cm e aplicar 25 golpes
  5. Repetir o processo para os outros 20 cm
  6. Retirar o tronco entre 5 e 10 segundos depois do último golpe.
  7. Colocar o tronco do lado da amostra e com o maior diâmetro voltado para cima
  8. Medir com a régua o abatimento do concreto

RESULTADO

Traço piloto: No primeiro slump test realizado não houve abatimento. Já no segundo slump test, foi obtido o valor de 90 mm de abatimento, dentro da tolerância de 100 +/- 20 mm. Ao final do teste, o concreto produzido obteve 66% de argamassa seca, sendo usado 8,4 L de água. Sendo assim, a relação água/cimento de 0,57 e relação água/materiais de 9,5%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com