TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO COMPARATIVO DA PROVA BRASIL - 2013 NO MUNICÍPIO DE CASSILÂNDIA-MS

Por:   •  21/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.992 Palavras (8 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Unidade Cassilândia - MS

CURSO DE PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA;

DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO;

 APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA;

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO VIRTUAL;

DIREITOS HUMANOS.

CAROLINE AMARAL TENÓRIO - RA 2855183163

LUCENIR LEMOS DA SILVA - RA 2833263270

NATHÁLLIA FERNANDES SIMÕES NISHI - RA 2840293408

RAFAELA REZENDE ARAÚJO - RA 2840293401

THALITA ZANOVELO DE OLIVEIRA LIMA - RA 2833321000

RELATÓRIO COMPARATIVO DA PROVA BRASIL - 2013 NO MUNICÍPIO DE CASSILÂNDIA-MS

Tutora a distância: Graziela Dalpozo Alves

Tutora presencial: Elza Assis Cordoni

CASSILÂNDIA - MS, 02 de Junho de 2016.

Relatório

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados, questionários socioeconômicos e a produção de informações sobre os níveis de aprendizagem em Língua Portuguesa - ênfase em leitura, e em Matemática – ênfase em resolução de problemas (MEC, 2016).

    A avaliação em larga escala ou avaliação externa é um dos principais instrumentos para a elaboração de políticas públicas dos sistemas de ensino e redirecionamento das metas das unidades escolares. Seu foco é o desempenho da escola e o seu resultado é uma medida de proficiência que possibilita aos gestores a implementação de políticas públicas, e às unidades escolares um retrato de seu desempenho. Ela busca assegurar a qualidade da Educação, fazendo com que os alunos tenham uma educação de qualidade, com isso resultados dos testes aplicados fornecem um panorama do desempenho educacional.

As avaliações em larga escala podem ser censitárias ou amostrais. Essa modalidade avalia as redes ou os sistemas de ensino, indo além da sala de aula. Por isso, ela requer metodologia e instrumentos específicos de análise que possibilitem a manutenção da comparabilidade e confiabilidade dos resultados. Nos testes aplicados no quinto e nono ano do ensino fundamental, os estudantes respondem questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas.

 No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Com os resultados é possível construir indicadores nacionais, como, por exemplo, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), bem como a distribuição do percentual de alunos em cada nível da escala de proficiência.

A escola escolhida para a análise é a Escola Estadual São José, sendo esta localizada no bairro Izanópolis do município de Cassilândia – MS, a escola conta com uma estrutura muito boa, atendendo aos requisitos para ter um bom desenvolvimento dos alunos. O bairro onde se encontra, hoje passa por transformações; valorizando-o cada vez mais. A maioria de seus alunos é de famílias de classe média baixa e com escolaridade incompleta, e a escola é procurada por alunos de toda cidade e não só do bairro referido, pelo seu compromisso e infra-estrutura completa disponível a todos. A escola hoje conta com 892 alunos, sendo 446 matutino, 336 vespertino e 110 noturno todas as salas com a devida lotação e oferecendo todos os níveis de escolaridade.

Para a análise do Nível Socioeconômico da escola é feita para possibilitar, a demonstração do público atendido pela escola em um estrato ou nível social, apontando o padrão de vida referente a cada um. Ele é calculado a partir da escolaridade dos pais e da posse de bens e contratação de serviços pela família dos alunos. Sendo criados sete grupos para melhor caracterizar as escolas, conforme o Grupo 1 referente as escolas com nível socioeconômico mais baixo e o Grupo 7 com o nível socioeconômico mais alto (BRASIL, s.d.a).

O Inse (Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica) foi construído, a partir das respostas dos estudantes aos questionários contextuais. No âmbito da escola, o indicador foi criado a partir da média aritmética simples da medida de nível socioeconômico dos alunos. Porém, o Inse médio das escolas contemplou somente as que tinham 15 ou mais alunos pertencentes ao universo de referência. Sendo o Nível IV o que melhor representa os alunos da Escola Estadual São José, como segue;

Nível IV - (50;60]: Já neste nível, os alunos, de modo geral, indicaram que há em sua casa bens elementares, como um rádio, uma geladeira, um ou dois telefones celulares, um banheiro e, agora, dois ou mais televisores em cores; bens complementares, como videocassete ou DVD, máquina de lavar roupas e computador (com ou sem internet); bens suplementares, como freezer, um telefone fixo e um carro; não contratam empregada mensalista; a renda familiar mensal está entre 1 e 2 salários mínimos; e seu pai e sua mãe (ou responsáveis) completaram o ensino fundamental, podem ter concluído ou não o ensino médio, mas não completaram a faculdade (BRASIL, s.d.b).

Em continuação à medida do nível socioeconômico dos alunos, foi criada uma descrição dos Grupos de escolas com base nos níveis do Inse dos alunos, ou seja, explicita a relação entre os Níveis da escala, no âmbito do aluno, e os Grupos no âmbito da escola, o que possibilita vislumbrar como estão distribuídos, nos níveis da escala do Inse, os estudantes das escolas pertencentes a cada grupo. Foi através da análise de cluster (K-Means), que se criaram os sete grupos para descrever o nível socioeconômico das escolas, de forma que o Grupo 1 congrega as escolas com Inse médio mais baixo e o Grupo 7, com mais alto (INEP, s.d.). A partir da análise dos grupos a Escola Estadual São José compõe o Grupo 4 de Nível Socioeconômico.

Já para fins comparativos sobre a Prova Brasil do ano de 2013, foi escolhido a Escola Estadual Rui Barbosa (EERB) também do município de Cassilândia/MS para ser compara com a Escola Estadual São José (EESJ) referida até o momento, tendo como base somente o 5º ano.

A Escola Estadual São José participou da Prova Brasil 2013, sendo que 84 alunos do 5º ano realizaram a prova, tendo 95.45% de taxa de participação da escola. Já a Escola Estadual Rui Barbosa apenas 18 alunos participaram, sendo uma taxa de 64.29% de participação da escola, ambas com base nos dados do Censo Escolar 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (181.1 Kb)   docx (42.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com