TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO FINURA DO CIMENTO

Por:   •  17/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde

Engenharia Civil

 

 

Francisleni Rabelo do Nascimento

Jéssica Lorrany Fernandes de Borges

Jordanna Pimentel Siqueira Velasco

Letícia Silva Martins

Thalia Marques Moraes

Waléria do Carmo Batista

 

 

Massa especifica do cimento por Le Chatelier

 

 

 

 

Rio Verde – GO

2021

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde

Engenharia Civil

Francisleni Rabelo do Nascimento

Jéssica Lorrany Fernandes de Borges

Jordanna Pimentel Siqueira Velasco

Letícia Silva Martins

Thalia Marques Moraes

Waléria do Carmo Batista

 

Massa especifica do cimento por Le Chatelier

Relatório apresentado a disciplina de Materiais de construções 1, como requisito parcial a obtenção de grau em Engenharia Civil, pelo Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde.

Prof. Dr. Bacus de Oliveira Nahime

Rio Verde – GO

2021

RESUMO

Os procedimentos realizados nesse relatório seguiram as recomendações da NBR NM 23, na qual estabelece o método de determinação da massa específica do Cimento Portland e outros materiais em pó, tal processo é efetuado com o auxílio do frasco volumétrico de Le Chatelier. Após seguir todos os passos o experimento foi finalizado e realizada a coleta de dados. Com os números obtidos e a aplicação da fórmula foi calculada a massa específica do Cimento Portland V ARI- CIPLAN. Depois de chegar aos resultados e finalizar as análises do experimento, os alunos compreenderam como realizar os cálculos que determinam a massa específica citada na norma. E além disso conseguiram adquirir conhecimentos sobre o cimento, material de suma importância na Engenharia Civil.

PALAVRAS-CHAVE: roteiro, NBR NM 23, massa específica, Cimento Portland, Le Chatelier, fórmula, calculada, conhecimento, Engenharia Civil.

SUMÁRIO

Sumário

1        INTRODUÇÃO        1

2        OBJETIVOS        3

3        MATERIAIS UTILIZADOS        3

4        PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        4

5        RESULTADOS E DISCUSSÕES        5

6        CONCLUSÃO        7

7        BIBLIOGRAFIA        8

  1. INTRODUÇÃO

O concreto é o segundo material mais consumido no mundo em função de sua importância e vasta aplicação na área de construção civil, perdendo somente para a água.

A preocupação com as propriedades e a qualidade desse material o torna alvo de pesquisas e ensaios normatizados que buscam o seu melhor desempenho e durabilidade para suas distintas aplicações.

Para Bauer (2008) o concreto é constituído a partir da mistura de agregados miúdos e graúdos envolvidos por uma pasta de cimento e espaços cheios de ar. Essa pasta é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento, que será o objeto de estudo deste trabalho.

Segundo Battagin (2009), a origem do cimento remonta há cerca de 4.500 anos e o material ganhou o nome de Cimento Portland graças à semelhança com as rochas da ilha britânica de Portland.

“A grande versatilidade nas aplicações do Cimento Portland, nos distintos tipos de obras civis, explica seu grande consumo em âmbito mundial. Os ligantes usados pelas antigas civilizações experimentaram grande evolução até chegar-se ao cimento Portland como o conhecemos atualmente” (BATTAGIN, 2011).

Sabe-se que a fabricação do cimento exige um controle rigoroso nos distintos processos industriais e isso demanda a realização de uma série de ensaios laboratoriais para o controle de produção, que envolve tanto características químicas quanto físicas das matérias-primas iniciais e da mistura crua.

 “Para assegurar a qualidade necessária ao produto final e o atendimento às normas da ABNT dos distintos tipos de cimento, são efetuados ensaios para determinar as suas características químicas e físico-mecânicas” (BATTAGIN, 2011).

Segundo Bauer (2008), o cimento Portland por definição é o material obtido a partir da pulverização do clínquer e este é constituído de silicatos hidráulicos de cálcio com uma certa proporção de sulfato de cálcio natural, contendo adições de certas substâncias que, eventualmente, modificam suas propriedades.

Em seu estado natural o cimento é um material que possui espaços vazios em sua estrutura. Estes espaços são um dos principais responsáveis pelo volume aparente do cimento.

Com os estudos acerca da massa específica do cimento é possível chegar no resultado real de sua relação entre massa específica real e aparente.

De posse dos resultados deste ensaio é possível entender o significado destas grandezas para calcular corretamente qual a dosagem de cimento para um determinado concreto e sua respectiva atribuição.

Em seu trabalho Bauer (2008) aponta que a importância do conhecimento das proporções dos compostos constituintes do cimento reside na correlação entre estes e as propriedades finais do cimento e também dos concretos.

“A densidade do cimento Portland é usualmente considerada como 3,15, embora, na verdade possa variar para valores ligeiramente inferiores. A utilidade do conhecimento deste valor se encontra nos cálculos de consumo do produto nas misturas geralmente feitas com base nos volumes específicos dos constituintes.” (BAUER, 2008, pg 38).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (213.2 Kb)   docx (719.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com