TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATOS DE VISITA TÉCNICA

Por:   •  22/9/2019  •  Resenha  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA

CENTRO DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

CURSO: ENGENHARIA DE ALIMENTOS

DOCENTE: MARCELO BARBOSA MUNIZ

DISCENTE:NATHALLI NATHACHA GUIMARAES GOMES

MATRÍCULA: 20180020375

RELATO N° 001

O presente relato descreve a visita dirigida a Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba. A visita ocorreu no dia 24 de Julho do corrente ano, às 08:30hs.

A apresentação inicial da estrutura ocorreu através da Bibliotecária Cristhiane Guerra, que nos ensinou a fazer uso do sistema, e realizar o cadastro de maneira online.

Na seção de inclusão para usuários com necessidades especiais, o senhor Josenildo Costa, apresentou o setor que realiza leitura e transcrição em braile, e lá, fomos informados que qualquer pessoa, aluno da instituição ou não, que possua a necessidade de utilizar material em braile, pode se direcionar a esse setor, e obter assistência nesse tipo de serviço.

Em seguida, conhecemos as seções de catalogação e classificação, onde a senhora Larissa de Oliveira nos orientou como utilizar tais recursos em nossos futuros acessos às dependências da biblioteca.

Fomos encaminhados ao setor de manutenção do patrimônio documental, onde a senhora Maria Ildenir nos apresentou um rico acervo de documentos, e nos explicou a importância de sua conservação e proteção.

Tivemos também um acesso no setor de seleções especiais, coordenado pela senhora Gilvanedja, e pudemos compreender ainda mais a importância desse material, fortalecendo o desejo de contribuir com o crescimento dessas obras.

Já no final da visita, conhecemos a área de repouso que foi criada recentemente, e destinada aos alunos que necessitam de uma pausa. Essa área é climatizada e extremamente acolhedora, trazendo ao ambiente uma sensação de completa sensibilidade aos docentes que utilizam esse espaço.

A visita atendeu minhas expectativas, ampliando os meus horizontes, e trazendo acesso às informações de maneira mais rápida e efetiva, contribuindo assim para o avanço dos meus objetivos.


RELATO N° 002

No dia 28 de Agosto do presente ano, por volta das 08:00hs, realizamos uma visita ao LEA – Laboratório de Engenharia de Alimentos, e ao LBA – Laboratório de Análises e Pesquisas de bebidas Alcoólicas, ambos, localizados no Bloco C do CT.

Previamente fomos orientados sobre a necessidade do uso de EPI’s, sendo estes: jaleco, sapato fechado e calça. Sob essa orientação, pudemos iniciar as visitas, e garantir a padronização em todos os demais processos.

Inicialmente fomos conduzidos pela monitora Cibely ao LBA, e sob orientação do professor Marcelo Muniz, fomos apresentados à produtos desenvolvidos naquele setor, entre eles, diversas cachaças, e alguns fermentados.

Obtivemos uma interessante explanação sobre fermentação dos grãos de cevada, leveduras e fungos que se alimentam de açúcar. Apreciamos também algumas informações sobre a destilação.

Podemos observar alambiques produzidos artesanalmente, a filtragem, fermentação e destilação. E fomos apresentados a alguns produtos desenvolvidos por alunos da instituição.

Em seguida, fomos conduzidos ao LEA, aos cuidados da professora Mabel, onde encontramos dezenas de materiais que nos apresentam conceitos de resfriamento, inclusive, estivemos no interior da câmara fria, e pudemos visualizar na prática como funcionam algumas demandas do setor industrial da área de alimentos, onde provavelmente atuaremos no futuro.

Essas visitas atenderam minhas expectativas, pois, elas nos conduzem à ideias cada vez mais específicas, tornando essa trajetória ainda mais rica e prazerosa.


RELATO N° 003

No dia 11 de Setembro do presente ano, realizamos uma visita aos laboratórios de ciências, localizado no Bloco B do CT, às 08:00Hs.

Nesse setor, visitamos o Laboratório de Processos Microbianos e Bioquímica, o Laboratório de Análise Sensorial e o Laboratório de Microbiologia dos Alimentos.

Em todos esses laboratórios, visualizamos estruturas de refrigeração, microscópios e um intenso estudo sobre os micro-organismos.

As atividades desenvolvidas no Laboratório de Processos Microbianos me pareceu muito singular, pois o seu direcionamento é bastante industrial, mas fomos informados que sua importância é bem mais abrangente, podendo seguir por tecnologia ambiental, industrial e até mesmo farmacêutica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com