TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relato De Visita A Uma Festa De Reinado

Por:   •  17/7/2023  •  Ensaio  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA COMUNITÁRIA

PROFESSOA ORIENTADORA: LETÍCIA BARRETO

        DIÁRIO DE CAMPO: RELATO DE VISITA A UMA FESTA DE REINADO

RAFAELA SANTOS PEREIRA

DIVINÓPOLIS/MG

2023

RAFAELA SANTOS PEREIRA

DIÁRIO DE CAMPO: RELATO DE VISITA A UMA FESTA DE REINADO

Trabalho apresentado como requisito de obtenção de notas na disciplina de Psicologia Comunitária, do Curso de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Divinópolis, sob orientação da prof. Dra. Letícia Barreto.

DIVINÓPOLIS/MG

2023

No dia 07 de maio de 2023, às 16:50h, cheguei ao Complexo de Saúde de São João de Deus que se localiza na Rua do Cobre, nº 800, São João de Deus na cidade de Divinópolis, Minas Gerais.  Aguardei o restante do grupo que estava a caminho para irmos até a festa de reinado que aconteceria no Bairro São Luís. Combinamos de aguardar o último integrante do grupo em um ponto de ônibus, quase esquina com o Complexo de Saúde, mas, decidimos por ir até o Reinado, já que havia começado.

No trajeto, passamos uma rua longa de asfalto que além de estreita, havia pouca movimentação e senti medo, não houve um sentimento de segurança, mas de perigo. Após andarmos por um tempo nessa rua, viramos para uma rua de calçamento. Estávamos acompanhadas pelo parceiro de uma das integrantes do grupo que nos ajudou a chegar até o local, e no trajeto, passamos por uma igreja com um formato triangular em seu topo, de um laranja claro e cercada por um portão com grades brancas. Nessa igreja, em outros momentos, acontecia a concentração de integrantes das guardas, pois é uma igreja representativa do Reinado.

Na mesma rua da igreja, logo a frente, notei a movimentação das guardas que haviam começado um ensaio para a festa. Estavam trajados de roupas brancas com detalhes vermelhos, dançavam e cantavam com uma alegria que contagiava. O que mais me chamou atenção foi que no meio deles, haviam crianças que assim como os adultos, se entregavam a dança e ao movimento de passos sincronizados. Um dos homens que estava tocando pandeiro mobilizava mais dois homens e juntos, faziam passos sincronizados com o som dos tambores e canto. Decidi que seria melhor acompanhar a guarda de frente para observar melhor os movimentos e locomovi para o outro lado da rua. Em alguns minutos, eles se organizaram para que de fato iniciasse a festa e a primeira guarda veio e logo atrás, as demais guardas. O último integrante do grupo chegou, acompanhado de sua tia que era integrante da Guarda dos Marinheiros do São Luís. Ao redor, existia uma concentração de pessoas aguardando o início da festa de Reinado.

Nessa movimentação de guardas, vi a Guarda dos Marinheiros do Alto de Santo Antônio, majoritariamente composta por pessoas negras. O capitão estava trajado de um azul marinho, uma boina branca com um detalhe azul e o sapato também branco. Logo atrás dele, estava um homem e uma mulher que trajavam a mesma roupa que o capitão e vinham com os pandeiros. Os demais integrantes da guarda estavam vestidos de um azul claro, trajados como marinheiros. Eu me senti muito alegre quando acompanhei essa guarda, a alegria deles me atingiu com uma paz muito grande, havia sorriso no rosto e muita vivacidade enquanto dançavam. Novamente, havia uma criança com a bandeira da guarda, aproximadamente de 3-4 anos com todos os trejeitos dos marinheiros e com uma vivacidade em estar ali.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com