TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARQUITETURA DE COMPUTADORES MODELOS DE EQUIPAMENTOS ULTRABOOKS E TABLETS

Por:   •  4/7/2015  •  Artigo  •  3.015 Palavras (13 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CÂMPUS ANÁPOLIS  DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – HENRIQUE SANTILLO

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

DANIEL CARLOS SILVEIRA DE OLIVEIRA

ROMÁRIO CUNHA OLIVEIRA

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

MODELOS DE EQUIPAMENTOS ULTRABOOKS E TABLETS

ANÁPOLIS-11 DE MAIO- 2015

PREFÁCIO

Este documento tem como objetivo discorrer sobre os conteúdos da matéria de Arquitetura de computadores, apresentando informações resumidas a cerca dos componentes de um sistema de computação, computadores pessoais, Arquitetura RISC E CISC e descrição de equipamentos de informática disponíveis no mercado.

SUMÁRIO

1  Introdução á arquitetura de computadores..............................................................4

2  Computadores pessoais e equipamentos portáteis................................................. 5

3 Arquiteturas RISC e  CISC......................................................................................6

4 Opções disponíveis no mercado de Ultrabook.........................................................7

5 Opções disponíveis no mercado de Tablets..............................................................15

Introdução á arquitetura de computadores

Em 1890 o norte americano Hermann Hollerith desenvolveu o primeiro computador mecânico, que realizava o processamento de dados através  da leitura de cartões perfurados, a máquina foi utilizada para auxiliar a análise do censo norte americano de 1890 o que reduziu o tempo de processamento de dados de 7 anos e meio, para 2 anos e meio.A partir  de 1930 começam as pesquisas para substituir as partes mecânicas por elétricas e em 1944 a marinha dos estados unidos desenvolveu o Harvard marck I .

Howard H.Aiken e funcionava com relés e era programada por fitas de papel utilizando o sistema decimal. Em 1946 surge o eniac primeiro computador eletrônico e digital automático.

A partir da década de 50 o tamanho e o preço dos computadores começam a diminuir graças  à pesquisa dos circuitos integrados e dos chips.Em 1974 a Intel projetou o microprocessador  que reúne no mesmo chip todas as funções do processador central que permitiu a criação do computador pessoal ou microcomputador, o primeiro computador pessoal lançado é o Apple 1 inventado em 1976 pelos americanos Steve Jobs e Stephan Wozniak , em 1981 a IBM lança seu PC que utilizava o sistema MS-DOS desenvolvido pela empresa de software Microsoft .

O único micro a fazer frente aos PCs é o Macintosh lançado em 1984 que trouxe grande inovação ao promover o uso de ícones e do mouse.No ano seguinte em 1987 a Microsoft lança a interface gráfica Windows adaptando para os PCs o uso de ícones e do mouse.

Na década de 90 surgem os computadores que alem de processamento de dados,reúnem fax,modem, secretária eletrônica,acesso a internet e drive para CD-ROM.

A parir da década de 1990 com desenvolvimento da pesquisa em tecnologia  foi possível o aperfeiçoamento das tecnologias que surgira nas ultimas décadas, o que permitiu a redução do tamanho e o aumento da capacidade de processamento e armazenamento de informações, até se chegar aos microcomputadores atuais.

Um sistema computacional é composto basicamente por dispositivos de entrada, saída, unidade central de processamento e unidade de memória como podemos observar na imagem.[pic 1]

Computadores pessoais e equipamentos portáteis.

Os primeiros computadores pessoais surgiram a partir da década de 80, A plataforma não é a primeira nem será a ultima plataforma de computadores pessoais, porém a plataforma vem sendo substituída nos últimos anos e o uso de equipamentos portáteis já vem sendo preferência de muitos usuários.São exemplos de equipamentos portáteis os Smartphones, Tablets, Notebook e Ultrabooks.

Um Smartphone é um telefone celular, e significa telefone inteligente, a diferença do Smartphone com o celular é que ele possui tecnologias avançadas que possibilita a inclusão de programas, e execução de um sistema operacional equivalente ao dos computadores de mesa.

O Tablet é um dispositivo intermediário entre os computadores e os Smartphones, ou seja, não é tão grande quanto o computador e nem tão pequeno quanto um Smartphone, mas possui vantagens em relação aos Smartphone como bateria de maior duração e um hardware com configurações robustas.

O Notebook é um computador portátil com configuração de hardware e bateria mediana, projetado para ser transportado e utilizado em lugares diferente com facilidade.

Não existe uma definição sobre o que é um Ultrabook, mas há especificações para que um portátil seja considerado um Ultrabook, seria que Os modelos das marcas podem passar de $1000,00 dólares, porém tem que haver alguma versão que seja abaixo dos $1000,00. Para modelos com tela menor que 14′′ sua espessura deverá ser menor que 18mm; acima de 14′′ deverá ter no máximo 21mm. Quando os portáteis entrarem em modo de hibernação, devem retornar em no máximo 7 segundos. Em questão de autonomia da bateria, a Intel impôs no mínimo 5 horas longe da tomada. Se o modelo atende todas essas características, ele é um Ultrabook.

Arquitetura RISC e CISC.

Todo computador requer uma linguagem de baixo nível para interagir com o processador do computador, esta linguagem é conhecida como linguagem de máquina, As arquiteturas RISC e CISC são tipos de arquiteturas de processadores que distinguem as máquinas que executam diferentes linguagens de baixo nível.

CISC – Complex InstructionSet Computer (Computador com um Conjunto Complexo de Instruções) Processadores com arquitetura CISC processam uma quantidade maior  de instruções complexas com uma maior facilidade porém com um desempenho inferior ao da arquitetura RISC, porém a utilização da arquitetura CISC reduz as  dificuldades de escrita de compiladores, o custo de software e melhorar compactação do código,o desempenho também é satisfatório quando trabalhamos com um conjunto de instruções complexas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (467.5 Kb)   docx (328.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com