TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE COMPOSTAGEM DOMICILIAR

Por:   •  14/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC

Charles Társis Lomes Oliveira

Luiz Gonzaga de Alburquerque

Rita de Kássia Souza Perdiz

RELATÓRIO DE COMPOSTAGEM DOMICILIAR

Feira de Santana – Ba

2014

Charles Társis Lomes Oliveira

Luiz Gonzaga de Alburquerque

Rita de Kássia Souza Perdiz

RELATÓRIO DE COMPOSTAGEM DOMICILIAR

Trabalho avaliativo da disciplina Tecnologias Limpas do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC.

Orientador:

Prof.: Aridson Canário França

Feira de Santana – Ba

2014

Sumário

  1. Introdução.................................................................................................4
  2. Procedimento............................................................................................5
  1. Materiais Utilizados...................................................................................5
  2. Métodos utilizados....................................................................................5
  1. Resultados................................................................................................6
  2. Conclusão.................................................................................................7
  3. Anexos......................................................................................................8
  4. Referências Bibliográficas........................................................................9


  1. Introdução

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) prevê algumas metas importantes para minimizar problemas ambientais, sociais e econômicos provocados pelo manejo inadequado do lixo. O fechamento de lixões e a construção ou a modernização de aterros são medidas do Estado que podem melhorar a relação do brasileiro com seu lixo. No entanto, algumas mudanças de hábitos também são contribuições importantes para o meio ambiente.

Quando o lixo é destinado de maneira incorreta e fica a céu aberto, pode ocorrer contaminação de lençóis freáticos com chorume, emissão de gases do efeito estufa (que causam seu desequilíbrio), como o gás metano (CH4 - 20 vezes mais prejudicial na atmosfera do que o CO2) e ainda atrai insetos e animais, que podem transmitir doenças ao homem. Uma grande parcela do volume de resíduos produzido anualmente no país é lixo orgânico, que poderia ter um destino muito mais correto do que um lixão.

A compostagem doméstica é uma das saídas para solucionar esse problema. Esse método faz com que você tenha um local para reutilizar o lixo orgânico dentro de casa, onde você irá tratá-lo para produzir adubo. Deixar o lixo em casa ainda é um tabu para a maioria das pessoas, no entanto, essa é uma forma de minimizar de maneira sustentável os impactos ambientais do seu consumo diário, ao diminuir o volume de resíduos destinados aos lixões e aterros.

Esse resíduo não é aquele tão prejudicial ao meio ambiente e produzido nos lixões. O chorume orgânico ou biológico é um bio-fertilizante líquido, rico em nutrientes e sais minerais. Basta diluí-lo em água, em uma porção de 1/5 até 1/10, e borrifar nas folhas de uma horta caseira ou das plantas. Nos lixões, a origem do chorume é diversa, contendo inclusive metais pesados, por isso é um contaminante do ecossistema.


  1. Procedimento
  1. Materiais Utilizados
  • Vaso plástico
  • Coletor plástico
  • Colher de sopa
  • Borra de café
  • Terra
  • Cascas de verduras e frutas

  1. Métodos Utilizados

Foi colocado, primeiramente, uma camada de terra de aproximadamente 2 centímetros, seguido de uma camada de legumes, verduras e cascas de aproximadamente 5 centímetros, que continha: casca de cebola, casca de alho, xuxu, tomate e casca de cenoura. Superficialmente foi espalhada borra de café. Foi repetida a camada de terra e foi feita uma camada de frutas (da qual continha: cascas e pedaços da maçã, hortaliças, cascas e pedaços de banana, casca e pedaços de tangerina) com também com espessura média de 5 centímetros.

Foi fundamental remexer o conteúdo com frequência para oxigenar a mistura, já que se tratava de uma compostagem aeróbia, favorecendo a evaporação do excesso de umidade e aumentando a quantidade de ar, pois os micro-organismos são sensíveis às essas variações, podendo a compostagem ser afetada. Na primeira semana a mistura foi remexida todos os dias, nas demais semanas, foi remexido a cada 2 dias.

 Foi realizado um método de verificação para constatar se o procedimento estava sendo realizado corretamente, que se resumia em espremer com a mão um pouco do conteúdo para avaliar a umidade, ficando a mão suavemente molhada, constatando assim que estava tudo correto. Se o procedimento apresentasse muita umidade, deveria-se acrescentar mais material seco à mistura, pois excesso de umidade é prejudicial para a proliferação e atuação dos microrganismos, tal como, se estivesse muito molhado poderia ficar rodeado de insetos, como moscas, além de produzir excesso de chorume, causando mau cheiro.

O procedimento foi iniciado no dia 14 de setembro de 2014 até a presente data do relatório (11 de dezembro de 2014).

  1. Resultados

Dois dias após o procedimento feito, o material estava ainda em início de decomposição e a umidade já estava se concentrando no fundo do vaso: no coletor já apresentava uma pequena quantidade de chorume. Quatro dias após, o material apresentava mau cheiro, a parte de cima da terra estava ficando ressecada e casca da banana estava com cor escura. Dez dias após, já era observada a proliferação de fungos: a casca da banana e da tangerina já estava completamente revestida de fungos, com cor esbranquiçada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (826.8 Kb)   docx (678.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com