TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR EM ENGENHARIA ELÉTRICA

Por:   •  5/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  1.544 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR EM ENGENHARIA ELÉTRICA

                                                Diogo Revérson Barbosa de Oliveira        RA: 4200059659

Ribeirão Preto

2016


FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EMPRESA I de A C FERREIRA ELÉTRICA ME

[pic 1]

Ribeirão Preto

2015


RESUMO

A empresa I de A C Ferreira Elétrica ME atua como prestadora de serviços na área de instalações elétricas com ênfase em elétrica industrial, predial e fabricação e montagem de painéis para força e controle, com mais de 10 anos exercendo sua atividades já prestou  serviços para grandes empresas tais como: usinas sucro alcooleiras, instalações elétricas para prédios da Caixa Econômica Federal.

Hoje contamos com um grupo de dez colaboradores, entre eles engenheiros e eletrotécnicos. Estamos em constante desenvolvimento para acompanhar a evolução do mercado estando assim em sintonia com o avanço tecnológico dos últimos anos e promovendo sempre o crescimento profissional dos nossos funcionários.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a oportunidade que a empresa me deu de aprimorar meus conhecimentos em especial meu supervisor e colegas de trabalho que me acolheram como integrante da empresa.

Agradeço a meus familiares e professores, em especial ao coordenador do curso que sempre foi prestativo nos momentos em que precise, é nestes momentos que percebemos o quanto é importante ter profissionais sérios ao nosso lado.

SUMÁRIO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

Durante o período de estágio foi desenvolvido atividades teóricas e praticas num ambiente de trabalho acolhedor e altamente profissional, todas as atividades foram acompanhadas pelo meu supervisor.

A empresa tem um grande prestígio no setor empresarial em nível regional, isto fortalece minhas referências profissionais no mercado de trabalho.

2 AMBIENTE DE ESTÁGIO

2.1 A Empresa

A empresa I de A C Ferreira Elétrica ME, fica localizada na rua Joana Dias Benevides, 260, Jardim Pedra Branca, Ribeirão Preto SP, tem tradição na prestação de serviços em nossa região com grande credibilidade no meio empresarial ribeirão pretano.

Sua sede é composta por escritório, barracão para montagem e armazenamento de matérias e pátio com estacionamento de veículos. Conta hoje com uma frota de seis veículos entre eles caminhão munck (Guindauto), motos e carros.

O departamento de engenharia conta com um engenheiro eletricista e dois projetistas.

O setor de montagem conta com dois eletrotécnicos, um eletricista e um ajudante.

O setor de campo conta com dois eletricistas e um ajudante.

Todas as atividades realizadas na empresa e fora dela são analisadas e discutidas exaustivamente pelos seu colaboradores e avaliada pelo engenheiro responsável e só depois é emitida a ordem de serviço para realização dos trabalhos.

2.2 Atividades Desenvolvidas

2.2.1- Elaboração de projetos.

Esta atividade foi realizada nos primeiros 4 dias num total de 24 horas de trabalho, foram exercidas as atividades de desenvolvimento de projetos e auto CAD, conhecimento de normas e simbologias aplicadas em projetos, participei de forma ativa dos desenhos, levantamento de carga, elaboração o memorial descritivo.

2.2.2 – Levantamento de materiais

Nesta atividade foram utilizadas 18 horas estagiadas. Participei do levantamento de materiais e quantificação dos mesmos, através desta atividade conheci vários tipos de materiais elétricos como cabos, disjuntores, protetores de surto, reles térmicos (bi metálicos), reles de tempo (timer), chaves seccionadoras, fusíveis, contatores e armários de montagem. Esta atividade foi muito importante porque passei a conhecer os materiais e suas características, aplicabilidades e seus fabricantes.

2.2.3 montagem de painéis

Esta atividade  foi uma das mais demoradas e foi realizada com 36 horas de estágio. Participei de todo processo de fabricação, desde o desenho do painel na placa de montagem onde usamos escalas, réguas e lapiseira, depois foi iniciado o processo de perfuração da placa para fixação dos componentes onde foi utilizado de instrumentos como furadeiras, brocas. Terminado o processo de furação, foi iniciado a fixação dos componentes no painel com o uso de canaletas para acomodação dos cabos, contatores, disjuntores que foram fixados em trilhos chamados de DIN e após a fixação dos componentes foi dado inicio a conexão de cabos que recebem terminais nas pontas, anilhas e tag’s de itentificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com