TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR EM ENGENHARIA MUNICÍPIO / ESTADO ABREVIADO

Por:   •  16/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  1.133 Visualizações

Página 1 de 7

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

NOME DO(A) ACADÊMICO(A)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR EM ENGENHARIA

MUNICÍPIO / ESTADO ABREVIADO

201_

NOME DO(A) ACADÊMICO(A)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR EM ENGENHARIA

Relatório de Estágio Supervisionado orientado pelo/a Supervisor(a) acadêmico ____________________ como avaliação final da Disciplina Estágio Curricular em Engenharia.

MUNICÍPIO / ESTADO ABREVIADO

201_

SUMÁRIO

1        Introdução        3

1.1        Contextualização histórica da organização em que estará estagiando        3

1.2        Estrutura Organizacional        3

1.3        Caracterização da População        3

1.4        Processo decisório        4

1.5        Normas institucionais        4

2        Objetivos        5

3        Justificativa        6

4        Revisão de Literatura        7

5        metodologia ou Materiais e métodos        8

6        resultados e discussões        9

7        Conclusão        10

REFERÊNCIAS        11


  1. Introdução

Todo o texto do relatório deverá ser escrito na terceira pessoa, dando caráter impessoal ao Relatório De Estágio.

Para todo o documento, as regras da ABNT são: recuo da primeira linha de 1.25 cm, fonte Arial, tamanho 12. Você deve seguir os estilos de Título 1, Título 2 e Título 3 já configurados neste arquivo.

Na Introdução, você deve apresentar a contextualização histórica da organização em que estará estagiando.

  1. Contextualização histórica da organização em que estará estagiando

Este é o momento em que você deve contextualizar a instituição historicamente, ou seja, traçar a história e detectar as suas determinações. Descreva a instituição de acordo com a sua observação direta ou através de outros documentos, como: arquivos oficiais, pesquisas em materiais impressos, relatos de pessoas que fizeram parte da história da Instituição, entre outros

  1. Estrutura Organizacional

Neste item você, aluno-estagiário, deverá buscar responder em forma de texto aos questionamentos: Quem são os fornecedores da organização? Qual a finalidade da Organização? Qual é a sua missão, visão, valores e a área de atuação (região, município)? Quais os principais clientes?

  1. Caracterização da População

Você deverá descrever quem são os colaboradores que trabalham nesta empresa, em quais setores eles estão distribuídos, qual a rotina de trabalho destes colaboradores e quais os cargos e funções que executam. Neste item, você poderá apresentar inclusive o organograma da instituição, se houver.

  1. Processo decisório

Neste tópico, você descreverá como acontecem as tomadas de decisões na empresa, tendo em mente quais os atores envolvidos e quais as rotinas nas tomadas de decisões. Por exemplo: quais são as estratégias adotadas na tomada de decisão, quais as dificuldades e soluções encontradas nos processos de decisão e quais os procedimentos relacionados ao planejamento para a criação de vantagem competitiva.

  1. Normas institucionais

Aqui você descreverá se a empresa possui código de conduta, normas relacionadas à organização, normas internas, estatutos, regulamentos, política geral, etc.


  1. Objetivos

Neste item você deverá descrever os objetivos geral e específicos do estágio, conforme apresentado no plano de estágio.


  1. Justificativa

Na justificativa do relatório de Estágio, você deverá fazer uma reflexão sobre o campo em que atuará no estágio. Ao elaborar o texto, identifique as razões da escolha do campo de estágio e a importância de suas atividades em relação a outros temas/áreas de atuação.


  1. Revisão de Literatura

Nesta seção, você deverá fazer um levantamento bibliográfico das atividades realizadas e compará-las com o apresentado na normatização nacional (ABNT), discutindo se a empresa segue as normas e sugerindo melhoria para os processos que foram acompanhados.

A revisão de Literatura é o item é o que fornece embasamento teórico ao seu Relatório de Estágio. Nessa etapa, você pesquisará e reunirá trabalhos de outros autores relacionados à área em que você fará o estágio, a fim de obter dados da realidade em estudo. O principal foco deste item é realizar uma lista dos principais conceitos e estudos necessários para o desenvolvimento do estágio. Por exemplo, caso o campo de atuação seja na área de engenharia de software, você poderá utilizar como referência, livros como por exemplo: O de Roger Pressman (2005), ou este livro (TANENBAUM, 2016), entre outros. [Note que nesta ultima frase foram demonstrados os dois tipos de citação: “de Roger Pressman (2005)”, quando o autor é escrito no corpo do texto; ou “este livro (TANENBAUM, 2016)”, quando o autor não é especificado no texto]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (126.8 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com