TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA REALIZADA NO PORTO HIDROVIÁRIO DE MANAUS

Por:   •  16/1/2018  •  Resenha  •  4.818 Palavras (20 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

TINNALE CRISTINE FILIZZOLA DE LIMA

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA REALIZADA NO PORTO HIDROVIÁRIO DE MANAUS

Manaus-AM

2017

TINNALE CRISTINE FILIZZOLA DE LIMA

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA REALIZADA NO PORTO HIDROVIÁRIO DE MANAUS

Este projeto destina-se a obtenção de nota parcial da disciplina de Portos, do curso de Engenharia Civil; do Centro Universitário do Norte- UNINORTE LAUREAT.

Turma: CVN09S3

Manaus-AM

2017

INTRODUÇÃO

        Com o desenvolvimento econômico produzido pela borracha, tornou-se necessária a ampliação das instalações portuárias existentes, que se resumiam no prédio da Recebedoria (atual prédio de Operação), e o trapiche “15 de Novembro”, construído em 1890.
Em 13 de outubro de 1869, D. Pedro II sancionou a Lei de nº. 1.746, que autorizava os presidentes das províncias a controlar a construção, nos diferentes portos do Império de docas e armazéns para carga e descarga de mercadorias. Trinta anos depois, em 5 de setembro de 1899. O Governo Federal publicou edital de concorrência para execução de obras de melhoramento do Porto de Manaus.
O prazo para a entrega das propostas foi prorrogado até abril de 1900. A vencedora da concorrência foi a firma paulista B. Rymkiewcz & Cº, que assinou o contrato em 25 de agosto de 1900. O contrato estabeleceu o prazo de 60 anos, a contar da data de inauguração das obras para a exploração do Porto. A firma tinha como obrigações:
Regularizar a margem do rio, construir um cais, rampa de acesso, obras permanentes e flutuantes para a atracação de qualquer navio em qualquer época do ano, e serviços de carga, descarga e armazenagem com relação a pequena e grande navegação.
Desde o período em que se conheceu o resultado da concorrência até 1902, a firma B. Rymkiewcz & Cº, quase nada cumpriu das cláusulas do contrato firmado com o Governo Federal. Com a denominação de “Empresa de Melhoramentos do Porto”. a mesma firma assinou o contrato com o Governo Estadual para construir e explorar, sem prejuízo da execução do contrato com o Governo Federal, uma parte provisória com vastos armazéns e espaçosas acomodações para carga, além de transferir para seu encargo o trapiche estadual “ 15 de Novembro “e respectiva ponte. Em 1902, a firma B. Rymkiewcz e a Empresa de Melhoramentos do Porto transferem seus contratos para a empresa inglesa “Manaos Harbour Limited”. 

 

3 INFORMAÇÔES GERAIS

 

  Porto hidroviário de Manaus

 Data da visita: 04 de Março de 2017

 Duração da visita : 2 horas

  • Profissional Responsável

 Professor Evailton Arantes

Natureza da Visita Técnica

A visita foi realizada pelos alunos do curso de Engenharia Civil, as turmas CN09S1, S2e S3.

Objetivos Didáticos da Visita Técnica

A visita foi realizada para o pleno conhecimento dos alunos em relação aos componentes de um porto hidroviário.

 

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Às 8h da manhã do dia 04 de março, os alunos do curso de Engenharia Civil se encontraram com o professor Evailton Arantes, e iniciou o percurso pelos pontos principais do Porto Hidroviário de Manaus.

pode-se dizer que Saneamento é o conjunto de ações socioeconômicas que tem por objetivo alcançar a Salubridade Ambiental, dentre elas o sistema de abastecimento e tratamento de água e esgoto, manejo de resíduos de sólidos, e drenagem urbana, dentre outros.

O conceito clássico de Saúde Pública define o termo como a arte e a ciência de prevenir doenças, prolongar a vida, possibilitar a saúde e a eficiência física e mental através do esforço organizado da comunidade. Isto envolve uma série de medidas adequadas para o desenvolvimento de uma estrutura social capaz de proporcionar a todos os indivíduos de uma sociedade a condição de saúde necessária. Esta definição é utilizada também pela Organização Mundial de Saúde, o principal órgão internacional que visa a manutenção do bem-estar físico, psíquico e social.                        

        E Meio Ambiente envolve todas as coisas vivas e não-vivas que ocorrem na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. O meio ambiente pode ter diversos conceitos, que são identificados por seus componentes.

Na ecologia, o meio ambiente é o panorama animado ou inanimado onde se desenvolve a vida de um organismo. No meio ambiente existem vários fatores externos que têm uma influência no organismo. A ecologia tem como objeto de estudo as relações entre os organismos e o ambiente envolvente.                Meio ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, microrganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites. Meio ambiente também compreende recursos e fenômenos físicos como ar, água e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo.        Para as Nações Unidas, meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.        A preservação do meio ambiente depende muito da sensibilização dos indivíduos de uma sociedade.                

2. A história do Saneamento Básico no Brasil

A importância do saneamento e sua associação à saúde humana remonta às mais antigas culturas. O saneamento desenvolveu-se de acordo com a evolução das diversas civilizações, ora retrocedendo com a queda das mesmas, ora renascendo com o aparecimento de outras.

No Brasil a história do Saneamento vem acontecendo desde 1855, no Rio de Janeiro, com a contratação de Ingleses para o tratamento de esgoto para as cidades Rio de janeiro e São Paulo. Logo depois, em 1857, houve a inauguração do sistema de esgoto no Rio de Janeiro, tornando a cidade em uma das primeiras cidades no mundo com rede coletora de esgotos, e em 1876 houve essa inauguração em São Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (245 Kb)   docx (345.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com