TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARCIAL - Metodologia

Por:   •  6/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  2.411 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO PARCIAL

Acadêmicos:

  1. Metodologia

A amostra de solo foi retirada no município de Cacoal estado de Rondonia, na zona rural, mais precisamente na linha 6, lote 12, gleba 12, onde não houve chuva durante 48 horas antes da retirada da amostra.

Os materiais usados para a retirada da amostra foram, uma enxada comum, um enxadão, uma cavadeira articulada conhecida popularmente como “boca de lobo”, saco plásticos armazenamento das amostrar coletadas no local.

Importância dos equipamentos, a enxada teve grande utilidade para a retirada da camada vegetal da superfície do solo, o enxadão auxiliou na escavação do solo até a camada onde seria retirada a amostra, ou seja 30 cm abaixo da superfície, a cavadeira articulada foi utilizada para a coleta do material, e o saco plástico foi usado para o armazenamento do solo.

A coleta do material foi feita aproximadamente no horário das 12:30, com tempo ensolarado. O material foi retirado a uma distancia de 15 metros de um lago, no qual é usado para cultivo de piscicultura do proprietário como também é uma área de “quiçaça” na qual apresentava vegetação, mato baixo, espécie de capoeira.

Foram coletados materiais de 4 pontos diferentes, na qual seguiu uma ordem e distancia entre cada ponto de coleta pré determinada de 1 metro antes da execução dos furos. Ao definir os pontos de coleta, foi retirado a camada vegetal que estava na superfície do solo, após a retirada da camada vegetal, usou-se o enxadão para a retirada da parte superficial do solo, no qual é 30 cm na qual foi precisamente medida com uma trena, após cada furo foi-se usado a cavadeira articulada para retirar do material que foi colocado imediatamente no recipiente de armazenamento para que não se misturasse com outros solos presentes na superfície do terreno.

[pic 1]

(Retirada de camada vegetal com o equipamento enxada comum)

[pic 2]

(após a retirada da camada superficial com enxadão)

[pic 3]

(pode observa-se que a superfície do terreno contem material indesejado e muitas raízes, foi usa-do a trena para determinar a profundidade para a retirada da amostra de solo)

[pic 4]

(Saco plástico usado para transporte a amostra do solo até o local de secagem, na qual permanecerá em ambiente natural em sombra)

        Após a secagem do material recolhido no sábado dia 26 de Agosto de 2017, o material foi encaminhado para o laboratório no dia 29 de Agosto de 2017, na qual passou pro procedimentos para a determinação de sua composição.

        Os equipamentos usados para a determinação de sua composição foram, capsulas para armazenamento do material, peneiras #50 (0,300mm), #100 (0,150mm), #200 (0,075mm), agitador de peneiras, balança.

[pic 5]

(imagem do laboratório usado para o peneiramento e estudo do solo coletado)

        

[pic 6]

(Material sendo preparado antes do peneiramento, peso 1.375,12g com a capsula de 107,92g)

[pic 7]

(Material sendo peneirado por 10 minutos)

[pic 8]

(Amostras após peneiramento)

RESULTADOS

        Após o peneiramento do material seco, obteve-se os seguintes resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com