TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Visita apresentado à Disciplina de Metodologia Científica como requisito parcial para obtenção da nota da AP2

Por:   •  11/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE CISNE DE QUIXADÁ

ENGENHARIA CIVIL - 3º SEMESTRE

COORDENAÇÃO: PROFª. DRª. DANIELLE KELY SARAIVA DE LIMA

RELATÓRIO DA VISITA A OBRA RESIDENCIAL RACHEL DE QUEIROZ

POR: LUIS EDURDO DE QUEIROZ

PROFESSORA: ELENILDA RABELO

QUIXADÁ, ABRIL DE-2017.

LUIS EDUARDO DE QUEIROZ

RELATÓRIO: VISITA AO RESIDENCIAL RACHEL DE QUEIROZ

Relatório de visita apresentado à Disciplina de Metodologia Científica como requisito parcial para obtenção da nota da AP2.

Orientação: Professora Elenilda Rabelo.

QUIXADÁ, ABRIL DE-2017.

INFORMAÇÔES GERAIS

LOCAL DA VISITA

Visitação a Obra Residencial Rachel de Queiroz, uma obra de desenvolvimento social, do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, localizada no Bairro Carrascal na cidade de Quixadá. projeto engloba 1454 casas, duas escolas, uma creche e um CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).  A Visita foi realizada no dia 27/04/2017 e teve a duração de 3 horas.

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL

Dr. Caio Maranhão, responsável técnico pela Obra Residencial Rachel de Queiroz, graduado em Engenharia Civil, esta locado há nove meses. Sua esquipe técnica conta com duas estagiárias Fernanda Gondim de Almeida e Ítala Magila Martins Alves, ambas acadêmicas de engenharia civil último período, as mesmas nos acompanharam durante a visita.

 

NATUREZA DA VISITA

A visita surgiu com a ideia da Professora de Metodologia Cientifica Elenilda Rabelo, com o intuito de consubstanciar o conhecimento teórico ao prático dos alunos de Engenharia Civil 2º e 3º Período, para poder ambientar-se com o canteiro de obras e entender a forma sistêmica de uma obra. A visita contou cm autorização da coordenadora do curso de Engenharia Civil da Faculdade Cisne de Quixadá Professora Doutora Danielle Kely Saraiva de Lima.

OBJETIVOS DIDÁTICOS DA VISITA TÉCNICA

Aprimorar e adquirir conhecimentos para a produção do artigo que será produzido para a conclusão da disciplina de Metodologia Científica, aproveitando para fomentar esse relatório técnico da visita.

DESENVOLVIMENTO

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Primeiramente, a turma foram recepcionados no galpão de convivência, onde conheceram a equipe responsável, e receberam uma orientação geral da obra assim como algumas normas de segurança para fazer a visita de uma forma segura sem riscos de sinistro durante o percurso no canteiro.

Após todas as orientações a turma foi dividida em duas equipes para ser melhor a  apresentação e compreensão, feito isso seguiram para a sala técnica onde foi apresentado um vídeo de toda a obra a ser visitada e no mesmo ilustrava a tecnologia usada nas construções, um sistema inovador chamado Olé, que consiste em uma montagem de painéis de concreto pré-fabricados, mas nessa obra especificamente foi feito in loco, onde foi implantado uma usina de concreto dentro do canteiro.

O terreno apresenta uma grande resistência do solo, sendo composto por rochas aflorando e uma compactação ideal para o uso de fundações rasas, portanto, as residências usaram como fundação tipo radier, que é mais econômico e eficaz, pois é uma laje de concreto armado que dispensa escavações. Na explicação desse tipo de fundação rasa também conhecemos o controle de qualidade do concreto, o teste de sua resistência através do corpo de prova.

Cada radier recebe duas casas. A empresa busca com essa tecnologia grande produção e eficiência, conseguindo fazer até 14 casas em um dia, as paredes são compostas por: uma camada de argamassa; tijolo cerâmico; camada de concreto e uma malha de aço 5.0mm e é necessário 24h para a cura da parede, contendo também aquecedor solar e placa solar, a agua esquenta até 70 graus. O projeto é padra para todo o Brasil.

Por ser uma obra de desenvolvimento urbano e social, necessita de implantação de equipamentos, no residencial conta com duas escolas, contendo seis salas de aula, uma sala de estudo e um laboratório de informática, uma creche, um CRAS e uma estação de tratamento de esgoto e um sistema de drenagem, as quais foram construídas no método convencional, contendo seis salas de aula, uma sala de estudo e um laboratório de informática. As ruas são numeradas de 1 a 17, sendo que são 18 ruas em razão da avenida que liga Norte a Sul. As casas solteiras contêm os mesmo números de vãos, embora menores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (330.7 Kb)   docx (206.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com