TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Preparação de soluções diluídas de ácidos e bases fortes

Por:   •  4/7/2018  •  Resenha  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Química

Fulano da Silva     R.A.: 000999

Beltrano de Souza     R.A.: 999000

Identificação de amostras sólidas por análise qualitativa

Relatório apresentado à disciplina de Química Experimental Geral do curso de Engenharia de Materiais ofertado pela Universidade Federal de São Carlos.

Prof. Dr. Dyovani Coelho

São Carlos

abril de 2016


1. Introdução

        A partir daqui, os itens do relatório devem ser enumerados em sequência.

        A introdução deve ser dissertativa e se basear em teorias de ácido base incluindo as teorias de Ahnenius, Bronted-Lowry e de Lewis. O texto deve ser de no máximo duas páginas.


2. Fluxograma do procedimento experimental


3. Resultados

3.1 Preparo das soluções de NaOH.

3.1 Mostre os cálculos efetuados, detalhadamente, para encontrar a massa de NaOH necessária para o preparo da solução – Expresse com os algarismos significativos corretos.

3.2 Se a massa de NaOH pesada for diferente da massa calculada, calcule a concentração da solução de NaOH preparada.

3.3 Durante o preparo da solução houve alguma transformação perceptível (liberação ou absorção de calor, alteração de cor, formação de gases, etc)? Qual e por quê?

4. Preparo das soluções de HCl

4.1 Mostre os cálculos efetuados, detalhadamente, para encontrar o volume de HCl concentrado (frasco comercial) necessário para o preparo da solução de HCl requerida – Expresse com os algarismos significativos corretos.

4.2 Se a alíquota de HCl concentrado (frasco comercial) retirada for diferente daquela calculada, calcule a concentração da solução de HCl preparada.

4.3 Durante o preparo da solução houve alguma transformação perceptível (liberação ou absorção de calor, alteração de cor, formação de gases, etc)? Qual e por quê?

5. Discussão

5.1 Discutir sobre as possíveis fontes de erro durante a execução do experimento e qual a consequência destes. É necessário um procedimento de padronização das soluções?

5.1 Discutir a aplicação das teorias de ácido-base de Arrhenius, Bronsted-Lowry e de Lewis a todas as espécies químicas presentes durante a execução dessa prática experimental (HCl, NaOH, OH, H3O+ e H2O).

5.2 Identificar as espécies que podem ser classificadas como ácidas e bases de acordo com as três teorias nas reações abaixo, justifique para aquelas espécies que não se aplicar a teoria. Escreva as equações químicas para cada reação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (170.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com