TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO QUALIGRAF LAVRAS – MG

Por:   •  7/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.678 Palavras (7 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 7

RELATÓRIO - QUALIGRAF

LAVRAS – MG

2021

INTRODUÇÃO

A classificação da qualidade da água teve como origem pesquisas feitas nos Estados Unidos da América, onde foram realizadas seleções de indicadores que levam em consideração os usos que a água terá e as fontes de poluição existentes nas áreas de drenagem do recurso hídrico. Em 2004, no Brasil, a CETESB adaptou o modelo americano e desenvolveu a metodologia para a determinação do IQA – Índice de Qualidade das Águas que incorpora nove variáveis consideradas relevantes para a avaliação da qualidade das águas (BRASIL, 2004).

Algumas variáveis indicadoras da qualidade da água foram selecionadas: oxigênio dissolvido, temperatura, turbidez, potencial de hidrogênio, demanda bioquímica de oxigênio, nitrogênio total, fósforo total, resíduos totais e coliformes termotolerantes, com seus respectivos pesos (w), que foram fixados em função da sua importância para a conformação da qualidade da água (BRASIL, 2004).

OBJETIVO

O objetivo deste relatório foi determinar o índice de qualidade da água de uma amostra, por meio de dados obtidos em ensaios laboratoriais aplicados a um software específico (Qualigraf).

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Com os parâmetros obtidos por meio de análises laboratoriais, foi criado um novo arquivo no software Qualigraf, os dados foram inseridos em uma única linha, que indica que só se tem uma amostra, após salvar o arquivo iniciou-se o processo de obtenção de resultados, descritos abaixo.

Diagrama de Stiff

O diagrama de Stiff apresenta, de forma diferenciada, as principais características hidroquímicas de uma amostra de água. Para a sua elaboração são utilizados quatro eixos horizontais paralelos, que representam as concentrações iônicas e se estendem nas duas direções a partir de um eixo central vertical. São plotadas a esquerda e à direita do eixo central vertical as concentrações, em miliequivalentes (meq), de cátions e ânions, respectivamente. Os pontos são unidos gerando um polígono irregular que vai representar a amostra analisada (DAMACENO, 2018).

Os resultados nos diagramas de Stiff são evidenciados através da formação de figuras geométricas. Os diagramas de Stiff, em função das figuras geométricas formadas, são muito úteis para a análise de dados distribuídos espacialmente. Facilmente detectam-se águas de mesma família (homogêneas) (DAMACENO, 2018).

As concentrações de Na + K e CO3+ e HCO3, no eixo horizontal, se apresentam bem mais elevadas que os demais íons, gerando assim as representações geométricas observadas.

Figura 1 - Diagrama de Stiff

Fonte: Carriço, 2021

Figura 2 - Diagrama de Stiff e dados da amostra

Fonte: Carriço, 2021

Diagrama de Piper

O diagrama hidroquímico de Piper é comumente utilizado, quando se possui elevado quantitativo de análises químicas de água, sendo útil na classificação e comparação dos distintos grupos de águas quanto aos íons dominantes em cálcica, cloretada, bicarbonatada, sódica, magnesiana, sulfatada ou mista (SANTOS, 2004). As amostras de água podem ser classificadas em três tipos principais, segundo o diagrama de Piper: bicarbonatadas sódicas, bicarbonatadas cálcicas ou magnesianas, e sulfatadas ou cloretadas sódicas. A ocorrência desses três tipos hidroquímicos pode ser explicada, em função da localização geográfica dos poços de coleta, que representam diferentes graus de confinamento para a unidade.

Os diagramas triangulares, são uma das mais utilizadas representações gráficas para a classificação de um conjunto de dados hidroquímicos (CUSTÓDIO E LLAMAS, 1983). No diagrama de Piper cada vértice dos triângulos inferiores representa 100% da concentração dos cátion ou ânion. As percentagens de cada elemento são plotadas nos triângulos inferiores, gerando um ponto. O prolongamento das retas paralelas das faces dos triângulos inferiores geram uma intersecção no losango superior, fornecendo a classificação hidroquímica da amostra em estudo (GASTMANS et. al., 2005).

A representação gráfica pode evidenciar possíveis relações entre íons de uma mesma amostra, ou ressaltar variações temporais ou espaciais existentes.

Analisando o diagrama de Piper abaixo, conclui-se que a amostra se encontra no campo das águas bicarbonatadas sódicas.

Figura 3 - Diagrama de Piper

Fonte: Carriço, 2021

Figura 4 - Diagrama de Piper e dados da amostra

Fonte: Carriço, 2021

Balanço Iônico

Para a análise do Balanço Iônico é possível verificar o erro analítico admissível na amostra Cajazeiras (2007). O balanço iônico realizado pelo software Qualigraf realiza o cálculo do erro prático (Ep%) por duas metodologias, a primeira considera os valores da Condutividade Elétrica da água (C.E.), segundo estudos realizados por Custódio e Llamas (1983), e segunda leva em consideração os valores dos somatórios dos cátions ou ânions, definido por Logan (1965). Conforme duas metodologias apresentadas, o Balanço Iônico Nº1 foi de 48,96% e o Nº2 foi de 24,48%.

A última coluna da tabela de resultados fornecida pelo software Qualigraf indica se há ou não problemas em relação a amostra, segundo as observações a amostra não atende a segunda metodologia (Nº2).

O atendimento, ou não, dos parâmetros propostos, não necessariamente invalida os resultados da análise. Outros elementos químicos menos podem não ter sido computados na estimativa dos coeficientes e podem interferir no resultado, assim como os procedimentos laboratoriais empregados (análise química) podem mascarar esta relação. (DAMACENO, 2018)

Numa análise hidroquímica completa e correta, a soma dos cátions deve ser aproximadamente igual à soma dos ânions para uma mesma amostra. Segundo Fenzl (1986) os valores acima do erro permitido podem indicar:

Erro analítico ou de cálculo (erros acumulados em cada uma das determinações individuais);

A presença de íons menores (já que só são analisados os íons maiores) ou águas pouco mineralizadas, tais como águas de chuvas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com