TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE A CRIAÇÃO DE UM PIÃO QUE GIRE POR MAIS TEMPO

Por:   •  12/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.905 Palavras (16 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 16

RELATÓRIO SOBRE A CRIAÇÃO DE UM PIÃO QUE GIRE POR MAIS TEMPO

Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
R. Casa do Ator – São Paulo – SP – Brasil

  1.  Projeto do Pião

Este projeto tem como escopo a criação de um pião que tenha um objetivo estratégico, no caso deste relatório, a meta é criar um pião que gire por mais tempo. Aplicar a parte teórica na prática sobre Estudo de Tempos para os processos de          montagem e qualidade do pião.

  1.  Equipe de Trabalho

A equipe de trabalho será composta por quatro pessoas, duas ativas no processo e duas observadoras. Nathalia avaliará a qualidade, Karla efetuará a montagem e Larissa e Karen serão observadoras da equipe ativa do projeto, conforme imagem abaixo.

[pic 1]

Figura 1 – Equipe de Trabalho

Fonte: Autor próprio.

  1.  Diagrama de Teste

Como o objetivo do projeto foi a montagem de um pião que gire durante mais tempo, o teste foi realizado mediante a medições temporais.

Utilizado cronômetro para medição do tempo, lápis e papel para anotação dos tempos obtidos com os testes e gravação de vídeo para registrar os tempos definidos de outra forma, possibilitando assim acompanhar o processo e averiguar tempos novamente.

O teste foi feito 10 vezes em cada cenário do pião montado e tirado uma média do tempo de giro de cada, esta foi levada em consideração como sendo o indicador para realização do teste.

Foram utilizados testes eliminatórios, primeiramente considerando 25 segundos como tempo mínimo de giro para aprovação de qualidade, depois 35 segundos e depois 45 segundos. Abaixo o diagrama de teste:

[pic 2]

Figura 2 – Diagrama de Testes

Fonte: Autor próprio

  1.  Variáveis de Teste

- Base lisa;

- Base pode sofrer ondulações de movimento por conta de movimentos ao redor;

- Condições ergonômicas indevidas para manuseio do pião;

- Materiais devidamente apertados com auxílio de ferramentas como chave para apertar porca;

- Delimitação de espaço de 2x2 metros.

1.4 Cenários de Teste

Para realização do teste foi estabelecido adotar quatro cenários com diferentes estruturas para um pião, com o objetivo de selecionar um modelo que faça o pião girar durante maior tempo.

Como indicador foi adotado a média do tempo de giro de dez amostras de cada modelo de pião. Conforme Diagrama de Teste apresentado no tópico 1.2, será feito testes eliminatórios composto por três etapas. A primeira etapa será considerando vinte e cinco segundos como tempo mínimo para aprovação de qualidade. A segunda etapa trinta e cinco segundos e a última etapa quarenta e cinco segundos. A estrutura do pião que conseguir atingir o tempo mínimo para a última etapa de eliminação, será o escolhido.

1.4.1 Cenário 1

A primeira estrutura será composta por um shape G de mdf, quatro parafusos M5 tamanho 16 mm, um parafuso M5 tamanho 50 mm e seis porcas, conforme representado na figura 4. Na figura 3 estão as etapas de montagem deste cenário.

[pic 3]

Figura 3 – Etapas de montagem do cenário 1

Fonte: Autor próprio

[pic 4]

Figura 4 – Estrutura de teste do Cenário 1

Fonte: Autor próprio

1.4.2 Cenário 2

A segunda estrutura será composta por um shape G de mdf, oito parafusos M5 tamanho 16 mm, um parafuso M5 tamanho 50 mm e dez porcas, conforme representado na figura 6. Na figura 5 estão as etapas de montagem deste cenário.

[pic 5]

Figura 5 – Etapas de montagem do cenário 2

Fonte: Autor próprio

[pic 6]

Figura 6 – Estrutura de teste do Cenário 2

Fonte: Autor próprio

1.4.3. Cenário 3

A terceira estrutura também será composta por um shape G de mdf, oito parafusos M5 tamanho 16 mm, um parafuso M5 tamanho 50 mm e dez porcas, porém colocados de forma diferente, conforme representado na figura 8. Na figura 7 estão as etapas de montagem deste cenário.

[pic 7]

Figura 7 – Etapas de montagem do cenário 3

Fonte: Autor próprio

[pic 8]

Figura 8 – Estrutura de teste do Cenário 3

Fonte: Autor próprio

1.4.4. Cenário 4

A quarta estrutura será composta por um shape P de mdf, um parafusos M5 tamanho 16 mm e duas porcas, conforme representado na figura 10. Na figura 9 estão as etapas de montagem deste cenário.

[pic 9]

Figura 9 – Etapas de montagem do cenário 4

Fonte: Autor próprio

[pic 10]

Figura 10 – Estrutura de teste do Cenário 4

Fonte: Autor próprio

2. Resultados de Teste

Os resultados dos quatro cenários adotados foram de acordo com a Tabela 1. Na primeira etapa eliminatória, somente o Cenário 4 foi eliminado, na segunda etapa nenhum cenário foi eliminado e na última etapa, somente o Cenário 2 conseguiu atingir o tempo mínimo determinado, sendo a estrutura selecionada para o projeto.  

Tabela 1 – Resultado dos quatro cenários de teste

Fonte: Autor próprio[pic 11]

2.1 Projeto Selecionado      

A estrutura selecionada para o projeto foi o Cenário 2, que teve como resultado no teste a duração média de giro de 56 segundos. A estrutura desenvolvida utiliza vinte recursos, que resultou em um modelo de pião de maior duração de giro, abaixo nas figuras 11 e 12 evidencia a visão superior e lateral do pião.

[pic 12]

Figura 11 – Estrutura do pião selecionado para o projeto (visão superior)

Fonte: Autor próprio

[pic 13]

Figura 12 – Estrutura do pião selecionado para o projeto (visão lateral)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (820.1 Kb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com