TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Democrática: A concepção dos professores de uma escola de tempo integral da cidade de Parnaíba-PI

Por:   •  23/4/2017  •  Artigo  •  2.833 Palavras (12 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 12

 RESUMO

A gestão democrática nas instituições de ensino é visto como algo politico e administrativo, uma vez que, os gestores não incluem a participação dos docentes, alunos, comunidade e todo o grupo escolar. “A gestão da escola se traduz cotidianamente como ato político que implica a tomada de decisões dos atores sociais. Sua construção não pode ser individual e sim coletiva, partilhada.” (BRASIL, 2005). A pesquisa em pauta tem o intuito de analisar a participação dos docentes, assim como também das camadas responsáveis pelas decisões democráticas da escola. Além do mais, o trabalho vai mostrar como acontece a gestão em uma escola de tempo integral na cidade de Parnaíba. A pesquisa foi desenvolvida através de questionário aplicado ao grupo docente da escola, quanto à análise de dados foi fundamentada com as concepção-teórica de LUCK (2009), PARO (2003) e LIBÂNEO (2008). A realização deste trabalho possibilitou compreender a relevância da gestão democrática na prática pedagógica das escolas. Contudo, acredita-se que a participação dos professores na gestão escolar é de extrema importância, pois os mesmos são capazes de fazer uma ponte entre alunos-escola-comunidade.

Palavras-chaves: Gestão democrática. Professor. Participação.

INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas a gestão democrática vem se tornando pauta em quase todas as reuniões relacionada á educação no Brasil. A gestão democrática se trata de um processo coletivo e participativo, no qual os professores, assim como também toda a escola e a comunidade em geral, devem está inserida nas tomadas de decisões de uma escola. As incumbências dos docentes nessa perspectiva de gestão democrática não podem ser subordinadas, pois para a garantia de uma boa qualidade de ensino, faz-se o uso de um planejamento, uma tomada de decisão coletiva, ou seja, uma gestão democrática. A relevância do professor na resolução de problemas em ambiente escolar é indubitável, isto porque em uma escola, o professor é o personagem mais próximo da realidade dos alunos. (CASTRO, 2012).

A educação esta inserida num processo constante de renovação, então, cabe aos profissionais da educação está atualizado quanto a essas mudanças, assim o professor além de contribuir como educador, o mesmo colabora no processo de transformação social. Dessa forma, a direção também deve está atenta a tais mudanças no contexto educacional, para que se possam elaborar novas estratégias no intuito de melhorar suas práticas pedagógicas (ARAÙJO, 2009).

Nessa perspectiva, a direção tem o encargo de resolver conflitos em diferentes ações dentro da escola, em busca de um equilíbrio entre as partes envolvidas, promovendo a formação de uma ideia única. Além de liderar a escola, o gestor deve ter como proposito, estabelecer uma gestão democrática com a participação do conselho escolar; conselho de classe; conselho de grêmio estudantil e de outros grupos colegiados. Como também a participação dos docentes, funcionários e comunidade de maneira geral (LUCK, p.69, 2009).

A proposta de gestão democrática nas escolas públicas parece algo novo, porém, na realidade a mesma já foi mencionada na constituição de 1988. Logo, a última ao passar do tempo foi sofrendo alterações, apesar de que sempre foi legitimada a prática de gestão democrática nas escolas públicas. Isto está explicito no inciso VIII, do art.3, do título II da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de n° 9.394/96. No qual diz da seguinte maneira: “gestão democrática de ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino” (BRASIL, 1996). Tendo vista essa concepção, será que a maioria das escolas públicas brasileiras tem esse cunho democrático?

A pesquisa em pauta é objetivada na intenção de distinguir o tipo de gestão que consiste uma escola de tempo integral da cidade de Parnaíba, assim como também, a participação dos docentes nas tomadas de decisões desta escola. A coleta desses dados foi adquirida através de questionário, no qual os docentes puderam relatar como funciona a gestão de seu ambiente de trabalho. O questionário aplicado aos professores era constituído de perguntas abertas e fechadas, logo, os dados foram colhidos e fundamentados com a literatura.

METODOLOGIA

O trabalho foi desenvolvido em uma escola de tempo integral do munícipio de Parnaíba, no estado do Piauí. Nesse universo foi possível a coleta de dados qualitativos sobre a temática de gestão democrática. A pesquisa é de caráter bibliográfico, uma vez que, o artigo foi elaborado com suporte de materiais já preparados e fundamentados a partir de livros e artigos científicos de autores conhecidos por ter uma gama de pesquisas direcionadas a essa problemática (GIL, 1946).

Além de revisão bibliográfica, o trabalho aborda estudo de campo, o último possuir uma semelhança com levantamento estatístico. Apesar de que, o estudo de campo tem por base não apenas dados estatísticos, como também análise mais profunda de uma pequena amostra, que no caso, este trabalho foca a comunidade docente de uma escola pública de Parnaíba. Nessa perspectiva, podem-se adquirir informações á partir de questionários aplicados aos professores da escola, para que assim, se possa explicar e interpretar a problemática abordada no trabalho.

De acordo com o objetivo do artigo foi elaborado questionário, de maneira que possibilitou a aplicação deste mesmo aos professores. Esse questionário foi composto de perguntas abertas, no qual os docentes puderam descrever suas concepções sobre gestão democrática. Tendo vista que este tipo de pergunta é atribuído na maioria das pesquisas, no intuito de coletar dados qualitativos. Além das perguntas abertas, o questionário fez-se o uso de perguntas fechadas, no que se trata de perguntas mais centradas e objetivas.

As perguntas fechadas direcionadas aos professores, indagava como se estabelece a direção que predomina a tal escola, se os alunos, pais e comunidade em geral participam das decisões da prática pedagógica da instituição. Enquanto as perguntas abertas questionava a concepção dos professores a respeito do que vem a ser uma escola de cunho democrático; se naquela escola a gestão democrática era adotada como proposta pedagógica; como os docentes estariam contribuindo nesta proposta. O questionário ainda buscou coletar resposta, através dos professores, sobre as vantagens da gestão democrática no ambiente escolar e, se essa mesma, consegue satisfazer todas as expectativas dos grupos colegiados, docentes e comunidade em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (209.3 Kb)   docx (51.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com