TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE NÚMERO DE REYNOLD'S

Por:   •  13/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

FACULDADE DE TECNOLOGIA

ENGENHARIA DE MATERIAIS

FENÔMENO DOS TRANSPORTES I

RELATÓRIO SOBRE O NÚMERO DE REYNOLDS

MANAUS-AM

2018

ANE MICHEELE RODRIGUES COELHO – 21855094

BRENO CHACON PAIXÃO DE SOUZA – 21454695

DANIEL MARTINS ABREU – 21455431

GREGORY MATHEUS OLIVEIRA DE SOUSA - 21457077

RELATÓRIO SOBRE O NÚMERO DE REYNOLDS

[pic 2]

MANAUS-AM

2018

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO        5

2.1 OSBORNE REYNOLDS        5

2.2 EXPERIÊNCIA DE REYNOLDS        6

2.3 ESCOAMENTO        6

3.        MATERIAIS UTILIZADOS        7

4.        ENSAIO        7

5.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        7

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9


  1. INTRODUÇÃO

Na no dia 27/11/2018 tivemos uma aula teórica e prática sobre o número de Reynolds. Primeiramente, o monitor nos apresentou uma aula dialogada sobre o assunto em questão, onde nos foi explicado que o coeficiente, número ou módulo de Reynolds é um número adimensional usado em mecânica dos fluidos para o cálculo do regime de escoamento de determinado fluido sobre uma superfície. Seguindo, nos foi explicado como seria o experimento e as fórmulas e conversões que precisaríamos para tal estudo.

A literatura demonstra muitos estudos relacionados ao coeficiente de Reynolds. Nesse sentido a pesquisa intitulada “Reynolds depende do número de ressuspensão de partículas em fluxos de dutos turbulentos” publicada na revista ScienceDirect estudou a ressuspensão de partículas em um fluxo de duto quadrado turbulento, usando simulação unidirecional acoplada de grande porte acoplada com uma técnica de rastreamento de partículas Lagrangianas para uma série de números Reynolds e quatro tamanhos de partícula. Como resultado de sua pesquisa pode-se concluir que os efeitos da altura do duto no comportamento das partículas diminuem significativamente com o número de Reynolds (ZHAO, 2018).

O objetivo principal do relatório é determinar escoamento do padrão de água através de visualização de um tubo de vidro, com o auxílio de um fluido colorido (azul), para eventuais comparações dos tipos de escoamentos, com base nas referências levantadas no laboratório, a parit do número de Reynolds. Portanto é de extrema importância o estudo aqui feito, tendo em vista poderá contribuir de forma ascendente na graduação e somar com soluções de problemas eventuais que possam surgir neste contexto. O trabalho se se encontra dividido com uma sucinta revisão bibliográfica os materiais que foram utilizados; o próprio ensaio; resultados e discussões e por fim, as considerações finais.

Por fim, o relatório justifica-se por contribuir de forma efetiva no aprendizado dos alunos de fenômeno dos transportes, pois a partir das práticas laboratoriais é possível realizar em prática e melhor entender o conteúdo previamente posto como dialogado e exemplificado em sala. Sendo assim, o aluno relaciona melhor o conteúdo tendo em vista da aplicação real do assunto exposto.

  1. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

2.1 OSBORNE REYNOLDS

Osborne nasceu em Belfast, começou seus estudos em Dedham, porém foi seu pai que deu início a sua educação pedagógica, sendo que seu pai era um excelente matemático. Com essa grande influência de seu pai, Osborne foi enviado para trabalhar como aprendiz na firma de engenharia de Edward Hayes, em Stony, onde, durante um ano, adquiriu experiência na fabricação de navios a vapor. Posteriormente Reynolds se formou em matemática em Cambridge em 1867. Este também se formou em engenheiro civil e empregou-se na firma de engenharia John Lawson em Londresl. Em 1866, tornou-se o primeiro especialista em engenharia em Manchester, e o segundo da Inglaterra. Seus primeiros trabalhos foram em eletricidade e magnetismo. Depois mudou seu interesse para hidráulica e hidrodinâmica. Após 1873, se concentrou totalmente na hidrodinâmica, tendo estudado as mudanças que um escoamento experimenta quando passa do regime laminar para o regime turbulento. Em 1883, introduziu o mais importante número adimensional da mecânica dos fluidos, hoje conhecido como Número de Reynolds (MARSAL, 2018).

Em 15 de março de 1883, Osborne Reynolds apresentou os resultados de "Uma investigação experimental das circunstâncias que determinam se o movimento da água deve ser direto ou sinuoso, e da lei da resistência em canais paralelos" à Royal Society of London. Foi publicado pela primeira vez no Proceedings of the Royal Society ( Reynolds 1883a), seguido por uma conta mais longa nas transações filosóficas da Royal Society ( Reynolds 1883b). O artigo mais longo incorpora uma documentação abrangente de seus experimentos, bem como o famoso esboço de sua sonda experimental, que até hoje é preservada na Universidade de Manchester. [...] Osborne Reynolds' mostra pela primeira vez que a distinção entre movimento regular e depende de uma relação entre as dimensões de espaço e velocidade'. Esse relacionamento adimensional tornou-se mais tarde conhecido como o número de Reynolds (vervon Kármán (1954) e Rott (1990) para os desenvolvimentos históricos). Para o fluxo em um tubo, o número de Reynolds é geralmente baseado na velocidade média do fluxo U, o diâmetro do d tubo e a viscosidade cinemática do fluido ν (ECKHARDT, 2008, p. 449, grifos do autor)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com