TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: FALTA DE ÁGUA E INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO NA CIDADE DO MÉXICO

Por:   •  23/8/2019  •  Resenha  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  1.037 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ[pic 1]

UNIDADE PÓS EAD- ESTÁCIO SÃO LUÍS

SAYOMARA VIEIRA AGUIAR

RESENHA CRÍTICA:  FALTA DE ÁGUA E INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO NA CIDADE DO MÉXICO

SÃO LUÍS-MA

2019

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

UNIDADE PÓS EAD- ESTÁCIO SÃO LUÍS

SAYOMARA VIEIRA AGUIAR

RESENHA CRÍTICA:  FALTA DE ÁGUA E INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO NA CIDADE DO MÉXICO        

Resenha crítica apresentada para a disciplina de Contaminação e tratamento de água (NPG1571) do curso de Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Saneamento básico, na Universidade Estácio de Sá.

Orientador: Prof.ª M.a. Luciana Barreiros de Lima

SÃO LUÍS-MA

2019

Esse artigo tem os direitos autorais de Stanford, Graduate school of business, publicado em 23 de janeiro de 2014, esse documento é autorizado apenas para revisão do educador por Oscar Javier Celis Ariza, Universidade Estácio de Sá até março de 2016.

O artigo sobre “Falta de água e investimento imobiliário na cidade do México”, escrito por Johnd, Macomber, Regina Garcia- Cuellar e Griffin H. James, publicado dia 23 de janeiro de 2014.  Os autores relatam a problemática que o Distrito Federal do México vinha enfrentando com o transtorno no abastecimento de água. No texto conta a estória de Frida Orozco que era uma diretora imobiliária do Carranza Property Fund, onde ela deve que decidir entre aumentar, diminuir ou manter constantes os investimento do fundo imobiliário na capital do México, diante da problemática do abastecimento de água, onde afetaria diretamente  no valores imobiliário a longo prazo, comparado com outras cidades. Para tomar certa decisão Orozco foi em busca de resposta para tal impasse. Para poder entender essa problemática os autores buscaram descrever de forma simples e objetiva a história de como a cidade foi fundada (no ano 1325 pelos Astecas e conquista pelos Espanhóis em 1521), da situação PIB, população, sua altitude que é de 2240 metros acima do nível do mar, topografia. Além de descreve uma visão geral sobre a água no âmbito mundial, os projetos de parceria públicos- privados de distribuição de água em outros países. A água no México, onde é localizado na bacia do vale do México, rodeada de diversas massas de águas superficiais, que juntas ao aquífero subterrâneo do vale do México, onde pode deduzir que o país possui uma abundância de água, e mesmo assim sofre com a falta da mesma. O fornecimento de água se dá pelo aquífero subterrâneo onde fornecia aproximadamente 70% da água da cidade, e os sistemas de reservatórios Cutzamala e Lerma contribuíam para os outros 30% restantes. O transporte de água dos sistemas Cutzamala e Lerma exigiam 102 estações de bombeamento, 17 túneis, e 7,5 quilômetros (km) de canais, e uma ascensão vertical de aproximadamente 1.000 metros. Trazer água deste sistema à Cidade do México exigia muita energia e era muito caro de se operar.

Comparado a distribuição de água dos outros países, onde os usuários pagam, pelo uso desse benefício, mesmo a água sendo um bem comum, pois esse pagamento, ressarci as empresas que fornece esse benefício. Todavia no México, o valor comprado é bem abaixo, e caso o usuário não forneça o pagamento, não é realizado a corte desse privilegio. No ano de 2009 vem a crise financeira, recessão e seca, com isso foram agravados os problemas, e principalmente reservatório de abastecimento quase vazio. Essa crise não afetou o México mas também outro países devido a combinação volátil das demandas da população, questões de engenharia, fontes financeiras, confrontos políticos, e condições climáticas incomuns parecia ser uma mistura cada vez mais comum em muitas grandes cidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com