TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE O ARTIGO: ACIDENTES DE TRABALHO- UM VELHO DESAFIO.

Por:   •  24/9/2015  •  Artigo  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ

RESENHA SOBRE O ARTIGO: ACIDENTES DE TRABALHO- UM VELHO DESAFIO.

                                                                                

                                                                                                                                                                                                                                 

                                                                         Julia Secchi Gois

                                                                                                         

Chapecó, 24 de agosto de 2015.

Para que se ocorra a compreensão diante da referida resenha, é primordial analisar desde o surgimento da divisão do trabalho, na qual juntamente com essa divisão, veio seus significativos problemas, tal como o acidente no meio de trabalho, causados por diferentes motivos, na qual será o assunto de abordagem da resenha critica.

Para Marx Weber, a sociedade está vinculada ao desenvolvimento de suas forças produtivas, e é através dela que se encontram as relações de propriedade, a distribuição da renda e a formação das classes sociais. As relações sociais de produção dividem os homens entre proprietários e não proprietários, sendo uma característica da sociedade capitalista, que expressa as desigualdades nas quais se baseiam as classes sociais. A ideia de segmentação da sociedade, reflete uma relação de exploração dos possuidores, a burguesia, em relação aos não-possuidores, o proletariado. Desta forma, o trabalhador se vê obrigado a vender sua força de trabalho ao empresário capitalista, que por sua vez, se apropria do produto do trabalho do proletário. Neste contexto a força de trabalho se torna uma mercadoria, vendida ao empresário capitalista por um salário.

As organizações são constituídas de pessoas, no que lhe diz respeito aos empregados e patrões, que buscam atingir certo objetivo, e periodicamente nessa busca ocorre-se problemas direto ou indireto, lesões, doenças, perturbações, perda total ou parcial, permanente ou temporária, prejudicando assim sua capacidade no trabalho.

Esses acidentes são causados pela falta de planejamento, descumprimento da legislação, desconhecimento dos riscos, inexistência de orientações e avisos ou sinalização sonora ou visual sobre os riscos, prática do improviso (jeitinho brasileiro), utilização de máquinas e equipamentos ultrapassados ou defeituosos, existência de radiação prejudicial à saúde etc. Evidentemente, para que esses problemas não ocorram devem se existir condições cabíveis de higiene de trabalho, bem como a temperatura, a iluminação e os ruídos no local de trabalho.

Consideram-se também, como acidente do trabalho a doença profissional, isto é, produzida pela alta repetição, o acidente típico, que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, e por último o acidente de trajeto, que ocorre no percurso do local de residência para o de trabalho

Segundo a OIT cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, 2,8 trilhões de dólares, são perdidos por ano em custos diretos e indiretos devido a acidentes de trabalho e doenças relacionados ao trabalho. Só no Brasil, de acordo com dados da Previdência, entre 2008 e 2013 foram gastos 50.094 bilhões de reais. Ao analisar os dados é notório a falta de precauções sobre o assunto, na qual podem ser causados pela má condição, bem como, pela falta de prevenções, assim como, jornadas de trabalho prolongadas, descuido, negligência e principalmente pela falta de conscientização entre as partes. Além de prejudicar o indivíduo, causam diversos prejuízos às empresas e contribuem para o desequilíbrio socioeconômico do país.

Além de o trabalhador sofrer por danos que acarretam em sofrimento físico e mental; cirurgias e remédios; próteses e assistência médica; fisioterapia e assistência psicológica; dependência de terceiros para acompanhamento e locomoção; diminuição do poder aquisitivo; desamparo à família; desemprego; marginalização; depressão e traumas.

Entretanto, as empresas são obrigadas por lei a avaliar periodicamente os seus trabalhadores por meio de exames clínicos. O acidente e a doença do trabalho podem gerar responsabilidade penal, civil, administrativa, acidentária do trabalho e trabalhista, sendo independentes as responsabilidades civil e criminal das outras. Na visão jurídica, os acidentes e doenças decorrentes do trabalho, em sua maioria, ocorrem devido à culpa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (155.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com