TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESTAURAÇÃO DE PAVIMENTOS FLEXIVEIS

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.440 Palavras (30 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 30

Escola de Engenharia

Engenharia Civil

RESTAURAÇÃO DE PAVIMENTOS FLEXIVEIS

Goiânia, novembro de 2017.

Escola de Engenharia

Engenharia Civil

RESTAURAÇÃO DE PAVIMENTOS FLEXIVEIS

Projeto de pesquisa apresentado à banca examinadora como parte dos requisitos para avaliação na disciplina ENG1091 – Trabalho Final de Curso I.

Goiânia, novembro de 2017.

SUMÁRIO

RESUMO 5

1 INTRODUÇÃO 6

1.1 Objetivos 7

1.2 Justificativa 7

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 8

2.1 Pavimentos – Considerações Gerais 8

2.1.1 Classificação dos Pavimentos 9

2.1.2 Composição dos Pavimentos 13

2.2 Sistemas Viários e Pavimentos Urbanos 15

2.3 Revestimentos Asfálticos 17

2.4 Processos de Produção de Pavimentos 17

2.5. Avaliações das Condições do Pavimento 18

2.6. Tipos de Patologias 21

2.6.1 Tipos de Deterioração do Pavimento 21

2.6.2 Tipos de Deteriorações do Pavimento, Terminologia 22

2.6.3 Patologias Quanto à Severidade 24

2.7 Processos de Tratamentos às Patologias do Pavimento 28

2.7.1 Restaurações do Pavimento com Inadequações Funcionais 29

2.7.1.2 Execução dos Remendos 30

2.7.1.3 Execução dos Selantes 31

2.7.2 Restaurações do Pavimento com Inadequações Estruturais 31

2.7.2.1 Trincamento por Reflexão 32

2.7.2.2 Tratamento por Geossintéticos 32

3 METODOLOGIA

4 CRONOGRAMA

5 RECURSOS

6 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

7 ANEXOS

8 APENDICES

RESUMO

De acordo com a ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres (2013) as rodovias brasileiras tem contribuído para o desenvolvimento econômico do país sendo responsáveis por 95% do transporte de passageiros e 61% do transporte de cargas. As malhas viárias no Brasil têm grande influência social e econômica e estão diretamente ligadas à segurança dos cidadãos. Patologias decorrentes do desgaste dos pavimentos são assuntos discutidos com frequência, a fim de definir melhores metodologias de construção e restauração dos mesmos. O presente trabalho apresenta conceitos e definições de pavimento, além dos tipos de patologias, com o intuito de proporcionar possíveis soluções e correção de patologia asfáltica identificada nos arredores da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, em Goiânia. Visando, desta forma, prolongar a vida útil do pavimento e melhorar as condições de segurança e conforto para os usuários.

Palavras-chave: Patologias, Pavimentação, Restauração, Reconstrução, Manutenção.

1 INTRODUÇÃO

Dentro do contexto globalização vivenciado por uma fase de transformações, transições entre épocas e avanços tecnológicos de modo geral, em tudo que nos abrange. Sendo assim este mundo globalizado, através de tecnologias, se associam em prol da humanidade visando melhores condições a vida pessoal e profissional, acarretando em um desenvolvimento socioeconômico para as localidades e totalidades das quais se relacionam.

Diante desse grande avanço das últimas décadas, o pavimento não poderia estar repulso a esse desenvolvimento, uma vez que contribui e impulsiona a economia, dentre elas, a brasileira, por meio dessa transição de veículos, sendo a passeio a serviço ou escoamento da produção agroindustrial e tecnologias, além de um ganho de velocidade, qualidade e conforto.

A responsabilidade sobre o pavimento seja pública ou privada, deve zelar desse bem considerando o valor precioso para a nação. O cuidado que as polis tem com a infraestrutura viária atenta-se por obras e serviços de conservação, evitando assim a deterioração do pavimento e prolongando sua vida útil.

Nem sempre o pavimento obtém o cuidado merecido, sendo considerado até mesmo de pouca importância e deixado de lado, ocasionando vias cheias de remendos, buracos, trincas, desníveis, entre outros, destacando ainda as obras em que interveem na estrutura do pavimento como; a construção e reparo das redes de esgoto e água potável, o trafego e cargas além das projetadas devido ao crescimento exacerbado das cidades. A falta de ações preventivas de natureza da ordem gestora contribui para uma degradação precoce da via.

Pensando nisso, o presente trabalho foi desenvolvido visando destacar as patologias causadas por intempéries, trafego intenso, execução e manutenção falhas, impossibilitando a qualidade e conforto que o pavimento venha a oferecer aos usuários.

Nessa perspectiva produziremos um estudo direcionado às patologias existentes nas vias que contornam a área 2 pertencente a Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Apresentando o problema e suas possíveis melhorias e/ou restauração.

1.1 Objetivos

Neste artigo pretende-se diagnosticar e propor soluções para supostas patologias em pavimento asfáltico flexível, presentes na malha viária de Goiânia.

O objetivo deste é a apresentação dos tipos de pavimentos, considerações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.1 Kb)   pdf (318.9 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com