TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pavimentos flexíveis

Por:   •  8/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

PAVIMENTOS FLEXÍVEIS

Segundo o DNIT, a definição de pavimento flexível é: “Pavimento que consiste em uma camada de rolamento asfáltica e de base, constituída de uma ou mais camadas, que se apoia sobre o leito da estrada sendo que a camada de rolamento pode-se adaptar-se à deformação da base quando solicitada.”

No pavimento flexível, faz-se necessário um número de camadas maior do que no pavimento rígido, isto porque, no pavimento flexível, as tensões verticais são mais concentradas.

  • CAMADAS DE UM PAVIMENTO FLEXÍVEL

[pic 1]

  1. SUBLEITO:

É o solo de fundação do pavimento;

  1. REGULARIZAÇÃO DO SUBLEITO:

É uma camada geralmente fina, onde faz-se a regularização do terreno natural;

  1. REFORÇO DO SUBLEITO:

É uma camada de geralmente 20cm de largura, que apresenta material granular grosseiro, compactada, que é aplicada quando o subleito tem baixa capacidade de suporte a cargas. Geralmente é um solo argiloso e de qualidade superior ao subleito;

  1. SUB-BASE:

É uma camada que é complementar a base, desempenhando a mesma função. Ela é aplicada quando, por razões econômicas, é necessário diminuir a espessura da base. Deve-se usar material com bom suporte de cargas e previne o bombeamento do solo do subleito para a base;

  1. BASE:

Camada destinada a resistir aos esforços verticais vindos dos veículos, distribuindo ao subleito, e sobre ela que é construída a camada de revestimento. Essa camada pode ser de brita fina, cascalho, concreto asfáltico, etc.;

  1. CAMADA DE ROLAMENTO:

É a camada superior do rolamento.

  • TIPOS DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS

Os pavimentos flexíveis dividem-se em dois grupos: betuminoso e calçamento.

  1. Betuminoso: pode ser obtido de duas formas, por penetração ou por mistura. Na penetração tem a indireta (simples(capa selante), dupla ou tripla), e a direta (macadame betuminoso). Já por mistura, o agregado ele é pré-envolvido por material betuminoso antes de ser prensado. Dentre eles, temos: areia-asfalto a frio, pré-misturado a frio, pré-misturado a quente, areia-asfalto a quente, CBUQ, SMA, BBTM, CPA, etc.;
  2. Calçamento: pode ser obtido em alvenaria poliédrica e paralelepípedos. Alguns materiais usados são: madeira, pedra, cerâmica, borracha, etc..

SOLO CIMENTO

É um material obtido através da mistura homogênea do solo com cimento e agua, em proporções adequadas que após a compactação e a cura úmida, resulta em um material com propriedades mecânicas e de durabilidade bem definida.

MACADAME ASFÁLTICO

Camada de pavimento duas aplicações alternadas de ligante betuminoso sobre agregados de tamanho e quantidades especificadas, espalhadas, niveladas e comprimidas.

MACADAME HIDRÁULICO

Camada de pavimento constituída de uma ou mais camadas de agregados graúdos com tamanho variável que quando compactadas, seus vazios são preenchidos por material de enchimento com ajuda do lubrificante água.

SOLO CAL

        Camada de solo melhorada com a adição de cal, para melhorar sua resistência. Geralmente é usada em camadas de base de pavimentos flexíveis quando o terreno não suporta grades cargas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (191.4 Kb)   docx (94.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com