TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO ARTIGO PROJETO AERODINÂMICO

Por:   •  11/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DO ARTIGO PROJETO AERODINÂMICO, ESTABILIDADE E CONTROLE DE UM VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO (VANT) DE ASA FIXA INTRODUÇÃO.

INTRODUÇÃO

Os veículos áereos não tripulados são plataformas de voo capazes de operar de forma autônoma ou remotamente sobre a terra.

A seguir vão ser apresentados os procedimentos para o dimensionamento aerodinâmico e de estabilidade e controle para contribuir com o desenvolvimento das aeronaves.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 ESTRUTURA DO PROJETO AERONÁUTICO

Raymer (escritor), afirma que “[...] a aeronave deve ser projetada para voar a missão designada no ponto ou próximo do coeficiente de sustentação que maximize a eficiência aerodinâmica.” Da Rosa (escritora), afirma que o sucesso do projeto aeronáutico consiste em obedecer a uma sequência de onde seja possível obter um fluxo constante de informações através de etapas.

2.2 PROJETO AERODINÂMICO, ESTABILIDADE E CONTROLE

Segundo Da Rosa, pode-se subdividir o projeto aerodinâmico em duas etapas: A análise bidimensional, onde se estuda o perfil da asa e a análise tridimensional, em que se analisa a geometria da asa e o comportamento da mesma na aeronave.

3 METODOLOGIA

Da Rosa sugere uma estrutura para o projeto dividida em cinco etapas: Aerodinâmica, Estabilidade e Controle, Desempenho, Cargas e Estruturas e Projeto Detalhado.

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

O projeto aerodinâmico e de estabilidade e controle são as etapas mais importantes no projeto de uma aeronave. A utilização de ferramentas computacionais adequadas, para melhores resultados na sustentação e controle.

4.1 DESENVOLVIMENTO AERODINÂMICO

A análise bidimensional de um perfil compreende a utilização do ângulo de ataque, em que a maximização dos valores de sustentação e minimização dos valores coeficiente de momento e coeficiente de arrasto são muito importantes. É necessário que a aeronave alce voo mesmo em condições de baixas velocidades.  

Da Rosa sugere que o desenvolvimento de um perfil aeronáutico está relacionado com as condições de voo da aeronave e como sua sustentação é proporcional à velocidade de escoamento.  

A pressão das asas da aeronave varia de acordo com a sua envergadura. A asa ideal para construções de aviões é a elíptica, porém é inviável sua fabricação devido ao alto custo. Um fator muito importante também é identificar corretamente o Centro Aerodinâmico (CA). O mesmo deve estar coincidente com o Centro Gravitacional (CG) da aeronave.

4.2 ESTABILIDADE E CONTROLE

Consiste no dimensionamento e posicionamento das superfícies de controle da aeronave (profundor, leme e ailerons). Envolve a estabilidade longitudinal e estabilidade latero-direcional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com