TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA DO ARTIGO: ANALISE DA QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA A VOZ NA POPULAÇÃO INFANTIL

Por:   •  1/11/2022  •  Resenha  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CAMPUS PROF. ANTÔNIO GARCIA FILHO

JOYCE SOBRAL DOS SANTOS

RESENHA CRITICA DO ARTIGO: ANALISE DA QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA A VOZ NA POPULAÇÃO INFANTIL

LAGARTO/SE

2022

SOUZA et al. Análise da qualidade de vida relacionada à voz na população infantil. CoDAS [online]. 2017, v. 29, n. 2 [Acessado 12 Outubro 2022], e20160009. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2317-1782/20172016009>.

As autoras discutem no artigo a qualidade de vida de crianças disfônicas e sem alteração vocal no recorte espacial de Belo Horizonte – Minas Gerais a partir de uma amostragem de 420 crianças entre 6 (seis) e 10 (anos) de idade frequentadoras de escola pública e privada da cidade mencionada entre os anos de 2013 a 2015. A escolha dos indivíduos da pesquisa foi feita de forma aleatória, nos quais foram divididos em dois grupos de amostragem: crianças disfônicas e sem alteração vocal. A pesquisa envolveu o trabalho avaliativo de fonoaudiólogos especialistas e com experiência na área em questão, além de diferentes órgãos e protocolos de pesquisa. Souza et al. (2017) ao longo do texto fazem uma discussão teórica e metodológica a respeito da disfonia infantil e os impactos na qualidade de vida.

Conceituando, incialmente, a disfonia infantil como toda e qualquer atribulação que dificulte a produção natural da voz da criança, provocando, desta forma, impactos significativos no progresso social, afetivo e emocional das mesmas. As autoras alertam para o problema do diagnóstico tardio e a funcionalidade do tratamento precoce com o intuito de não causar problemas importantes na vida adulta.

Isto posto, é apresentado dados científicos e instrumentos avaliativos na incidência de disfonia infantil nas escolas e os impactos na capacidade de comunicação a longo prazo. Souza et al. (2017) apontam que é preciso olhar para o contexto a fim de chegar à parte importante do problema envolvendo, desta maneira, especialistas capacitados na área. Alguns métodos científicos utilizam-se fórmulas padrão e de interpretação simplificada, baseada em números que medem a qualidade de vida do indivíduo numa avaliação clínica. Existem poucos estudos que deem visibilidade a análise da qualidade de vida relacionado à voz da população pediátrica e o artigo supracitado visa trazer uma amostragem referencial.

As autoras delineiam e justificam as etapas da pesquisa, o método científico utilizado na escolha do grupo de amostragem, o local escolhido, o recorte temporal e espacial da pesquisa com auxílio de tecnologias informatizadas a fim de fornecer dados completos e com substancialidade, tudo isso com aprovação do comitê de ética em pesquisa.

Em consoante com as autoras os pais tem fundamental importância não apenas no fornecimento de dados a pesquisa, mas também em serem capazes de identificar precocemente alterações vocais em seus filhos. E para isso, é preciso criar formas metodológicas com o intuito de incluí-los ao processo diagnóstico, porém os dados apresentados são apenas estatísticos e não apresenta uma visão individualizada do indivíduo dentro da sua realidade socioeconômica. Como mencionado pelas autoras não houve resultados negativos quanto a disparidade de qualidade de vida relacionado à voz, pois a forma de pesquisa privilegia as informações fornecidas pelos pais que muitas vezes não tem a competência necessária para dimensionar os impactos. Souza et al. (2017) não conceituam o que seria qualidade de vida relacionada à voz em um espectro cultural de amostragem, todavia a discussão deste tema provoca impactos significativos na formulação de novos métodos, além de produzir uma averiguação detalhada e individual dos fonoaudiólogos em cada criança considerando as especificidades da voz infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (148.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com