TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE ARTIGO: ANÁLISE DO PCN

Por:   •  24/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.996 Palavras (16 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

  1. ESTUDO DE ARTIGO....................................................................................03
  2. ANÁLISE DO PCN.........................................................................................05
  3. ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA...................................................07
  4. ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE .........................................08
  5. OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE MATEMÁTICA.........................................09
  1. Diário de observação 1...........................................................................09
  2. Diário de observação 2...........................................................................10
  3. Diário de observação 3...........................................................................11
  1. ELABORAÇÃO DO PROJETO DE UNIDADE...............................................13
  2. APRESENTAÇÃO DO PLANO DE UNIDADE...............................................14
  3. REGÊNCIA (INTERVENÇÃO PRÁTICA) ......................................................15
  4. ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO.....................................................................17
  5.  ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO.....................................................................................................18
  6.  APRESENTAÇÃO DO PROJETO.................................................................19
  7. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................20


  1.  ESTUDO DE ARTIGO

Por meio de outros artigos anteriormente estudados compreendi o quanto é importante conhecer a historia da educação matemática, e a mesma, como se viu através do artigo atual, tem nos livros didáticos um elemento essencial para sua construção. Um mundo de informações está disponível nos livros didáticos para consulta: as próprias obras didáticas em suas várias edições, dentre outras edições.

 Ou seja, a história da matemática está totalmente difundida a história do livro didático. Apesar das edições didáticas serem largamente semelhantes ao ponto do plagio ser considerado comum, as suas particularidades (que o Valente chamou de vulgatas) são capazes de identificar a qual período histórico a mesma pertence. Mais claramente reconhece-se como biografia do livro didático, que se trata desde os primeiros métodos mais intuitivos, com exemplos práticos, (apesar de não ter sido adotado pela escola que já seguia com curso da que temos hoje) passando pelo livro didático de Euclides Roxo inicialmente rejeitado pelos outros professores, passando também pela matemática moderna de Osvaldo Sangiorgi de pleno sucesso editorial, até os de hoje com exemplos mais demonstrativos e abstratos.

Através desse artigo compreende-se como analisar o livro didático através dessas particularidades, isto é, maneiras diferentes de como organizar o ensino, como afirma Valente:

O livro didático de matemática de outros tempos revela-se como importante meio para a pesquisa da história da educação matemática. Rompendo com a análise estritamente interna dos conteúdos matemáticos desses livros, o historiador da educação matemática buscará enredá-lo numa teia de significados, de modo a que ele possa ser visto e analisado em toda a complexidade que apresenta qualquer objeto cultural.(VALENTE 2008)

Mas nosso artigo vai além da visão imediata e entusiasta ou apaixonada que todos temos espontaneamente dos livros didáticos. Faz uma analise critica e minuciosa das edições de outrora para redescobrir as definições que ainda estão presentes no livro que utilizamos hoje.

O texto nos revela dados minuciosos da historia do livro didático no brasil, culminando por fim com o projeto Livres (Livros escolares) copia do trabalho feito por Alain Choppin, que fornece dados para os pesquisadores matemáticos. Pois o livro didático de matemática se trata de um produto cultural complexo que carece de atenção.


  1. ANÁLISE DO TEXTO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.

        Para os conteúdos, temos que divididos da seguinte forma:

Números e operações: Continuidade do estudo dos números naturais; números inteiros; números racionais; aperfeiçoamento do cálculo aritmético e resolução de situações-problema.

Espaço e forma: Reorganizar e ampliar conhecimentos; atividades centradas em procedimentos de observação, representação e construção de figuras; e atividades relacionadas com outros conteúdos.

Grandezas e medidas: Ampliar a compreensão sobre o processo de medição; exploração de medidas relativas a comprimentos, massa, capacidade, superfície, tempo, temperatura; e análise de situações práticas.

Tratamento da informação: Formular questões pertinentes para um conjunto de informações; estabelecer ligações com conteúdos de outras matérias e com temas transversais e desenvolver argumentação.

        Dos objetivos temos: pensamento numérico; pensamento algébrico; pensamento geométrico; competência métrica; raciocínio que envolva proporcionalidade; e raciocínio combinatório, estatístico e probabilístico.

        Creio que a metodologia esteja disposta no subitem atitude que traz: Desenvolvimento da capacidade de investigação e da perseverança na busca de resultados, valorizando o uso de estratégias de verificação e controle de resultados; Predisposição para alterar a estratégia prevista para resolver uma situação-problema quando o resultado não for satisfatório; Reconhecimento que pode haver diversas formas de resolução para uma mesma situação-problema e conhecê-las; Valorização e uso da linguagem matemática para expressar-se com clareza, precisão e concisão; Valorização do trabalho coletivo, colaborando na interpretação de situações-problema, na elaboração de estratégias de resolução e na sua validação; Interesse pelo uso dos recursos tecnológicos, como instrumentos que podem auxiliar na realização de alguns trabalhos, sem anular o esforço da atividade compreensiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (234.3 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com