TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVITALIZAÇÃO DO CÓRREGO CAMBAÚVA

Por:   •  23/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

REVITALIZAÇÃO DO CÓRREGO CAMBAÚVA

Introdução

Segundo Carvalho (2009, p.2) o urbanismo é um campo do conhecimento, ora considerado como ciência ora como técnica, que tem a cidade como principal objeto de estudo e intervenção. Surge como campo do conhecimento, no final do século XIX, na Europa, período pós-revolução industrial, em busca de transformações necessárias à realidade caótica das cidades. No entanto uma maior maturidade teórica só foi alcançada no século XX.

Metodologia

A urbanização sem planejamento ao longo do córrego Cambaúva, em Mineiros, GO, causou grandes impactos ambientais. A substituição de áreas vegetadas por áreas urbanizadas agrava esses impactos. A deterioração do córrego acontece por causas humanas, como o descarte incorreto de produtos e o lançamento de esgoto e produtos químicos na água. Com essa poluição pode ocorrer doenças como diarreia e cólera, provocadas pela ingestão de água contaminada por esgotos domésticos.

Para a recuperação, vamos revitalizar esse local, para isso vai ser feito a coleta do lixo, remover as fontes de contaminação, e fazer a filtragem da água através das plantas. Além disso vamos fazer uma praça arborizada, uma ciclovia e do lado uma pista de caminhada.  

Resultados

De acordo com Carneiro, Cardoso e Azevedo (2006, p.1) permanecem indefinições quanto ao papel fundamental do município como formulador e implementador de políticas urbanas de impacto nos recursos hídricos, quer através de determinações contidas em planos diretores, leis de uso e ocupação do solo, zoneamentos, códigos de obras, parcelamentos do solo, políticas de regularização fundiária urbana, dentre outras, quer pela ausência formal, ou de fato, desses instrumentos.

A consequência da urbanização é porque a bacia hidrográfica é justamente o palco de ações e degradações refletindo todos os efeitos (Bevilacqua, 2011, p.39). Isso faz com que as interferências urbanas danifiquem os córregos, deixando inapropriado para o uso.

Para a recuperação de um rio precisa basicamente de três coisas: coletar o lixo, afastar o lixo e tratar os esgotos antes de lançá-los no rio. A principal causa da poluição é o esgoto doméstico, é necessário investir em estações de tratamento e campanhas de conscientização.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (47.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com