TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROCHA SEDIMENTAR É CONSTITUÍDA DE SEDIMENTOS

Por:   •  3/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução:

Rocha sedimentar é constituída de sedimentos, que são as inúmeras partículas de rocha, lama, matéria orgânica, podendo até mesmo possuir em sua composição restos corpóreos de vegetais e animais. Quando toda esta matéria é transportada e acumulada em um determinado local, sofrendo ação da temperatura (frio ou calor), estes fatores reduzem as rochas pré-existentes a fragmentos de diversos tamanhos. Com isso ocorre o fenômeno da diagênese ou litificação, ou seja, a transformação de sedimento em rocha. Os locais mais comuns para a ocorrência do processo são os lagos, baías, lagunas, estuários, deltas e fundo de oceanos. Tais rochas formam camada da crosta terrestre, representando cerca de 75% das rochas expostas à superfície.

Tipos de rochas sedimentares:

Argilito: são rochas luteranas maciças e compactas, sendo compostas por argilas litificadas, ou seja, argilas compactadas e possuem granulação finíssima, de coloração cinza até preta, amarela, verde ou avermelhada. Os principais constituintes destas rochas são os minerais argilosos, que são silicatos hidratados de alumínio.

Arenito: é uma rocha sedimentar que resulta da compactação e litificação de um material granular da dimensão das areias. O arenito é composto normalmente por quartzo, mas pode ter quantidades apreciáveis de feldspatos, micas e/ou impurezas. É a presença e tipo de impurezas que determina a coloração dos arenitos, por exemplo, grandes quantidades de óxidos de ferro, fazem esta rocha vermelha. Os arenitos são constituídos por areias aglutinadas por um cimento natural, que geralmente caracteriza a rocha.

Calcário: na maioria das vezes, são formados pelo acúmulo de conchas, calcário também se forma a partir de depósitos de sais de cálcio na água.

Conglomerado: é formada por clastos e fragmentos arredondados de rochas pré-existentes, de tamanho superior a 2 mm, agrupados por um cimento, formando um depósito consolidado.

Siltito: é formado pelo acúmulo de sedimentos de granulometria silte, variando de 0,002 a 0,06 mm, sendo composto principalmente por quartzo, feldspatos, micas e argilas. Geralmente estão ligadas à ambiente de deposição de baixa energia, podendo ser desde fluvial até marinho profundo.

Varvito: originada durante a glaciação de rios e lagos e sua estrutura é constituída por uma série de varves. As varves são conjuntos de camadas finas sedimentares clásticas alternadas. A camada mais fina é composta por silte e/ou argila e a mais espessa de silte, areia e argila

Coquina: é uma rocha sedimentar que é composta na totalidade ou quase totalidade dos fragmentos transportados e desgastados de conchas de moluscos, tanto trilobites, braquiópodes, ou de outros invertebrados . Para um sedimento para ser considerado para ser um coquina, as partículas que compõem ele deve média de 2 mm ou maior em tamanho. Coquina pode variar na dureza de mal a moderadamente cimentado. Coquina é composta principalmente do mineral calcita, muitas vezes incluindo alguns fosfato, sob a forma de conchas e coral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com