TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO DE VISITA ÀS ESCOLAS

Por:   •  4/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 2

Caro cursista,

Seguem alguns aspectos que podem ser considerados na construção do seu  roteiro de visita a escola. Os referidos aspectos devem ser selecionados a partir do que você considera importante conhecer sobre a escola, para posteriormente construir o seu Projeto de Intervenção. Destaca-se que  questões precisam ser pensadas levando em consideração os vários segmentos que compõem a comunidade escolar (discentes, docentes, funcionários, famílias) e elaboradas nessa perspectiva. Ao trabalho!

1 – Documentação Escolar (Projeto Político Pedagógico, Plano de Ensino de Sociologia, Regimento Escolar, Grade de Aulas, Diário de Classe, proposta curricular, Calendário Escolar [...]  Outros aspectos – quem participou da elaboração do PPP – quando foi revisado pela última vez, quais os objetivos declarados para escola no PPP, entre  outras)

2 – Estrutura física da escola (como é o prédio se é antigo ou novo, quantas salas de aulas, pátio, auditório, biblioteca, laboratório de informática,  espaço de convivência, espaço para pratica esportiva, cantina, refeitório...). Como são esses espaços? Grandes? Pequenos? Como? Que equipamentos possuem?

3 – Perfil da turma (faixa etária, cor/raça, sexo,  religião,  nº de estudante por turma, se exerce atividade remunerada, se tem estudante com necessidades especiais, se são atentos(as) ao que se fala, consegue envolve-los e envolve-las? Relacionamento entre estudantes, relacionamento com os outros segmentos da escola, e outras)

4 – Perfil dos docentes (faixa etária, cor/raça, sexo,  religião,  formação, tempo de docência, relação entre eles e elas, com os e as estudantes, com gestão, com  comunidade escolar e do entorno, e outras)

5 – Recursos Didáticos, Estratégias e Metodologias de Ensino (utiliza estratégias geradoras para introduzir novos temas/ assuntos, parte da realidade do e da estudante, utiliza recursos audiovisuais, quais?, Os pares da comunidade são valorizados e considerados, quais os teóricos e teorias dão sustentação as escolhas metodológicas, e outras)

6 – Avaliações (como são avaliados, quais instrumentos, quem é avaliado, qual a concepção e/ou concepções de avaliação da sustentação, como são trabalhados os resultados das avaliações, interlocução entre avaliação e metodologia, e estratégias pedagógicas, e outras).

7 – Cultura Escolar (trabalha valores, respeito aos mais velhos, solidariedade, o que a escola costuma celebrar e valorizar, se ouve musica na escola, quais os estilos, desenvolve ações que estimulam a convivência coletiva, como são mediados os conflitos, e outras)

8 – Características da Comunidade Externa (a comunidade tem interesse em acompanhar as ações da escola, comunidade e escola objetivamente desenvolve ações em parceria, a comunidade se sente integrada  escola, e escola e percebida como patrimônio da comunidade, a escola utiliza equipamentos públicos da comunidade e outras)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com